Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS AVANÇADO UBÁ

O Campus Avançado de Ubá do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais teve sua autorização de funcionamento pela Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 11 publicada no dia 10 de maio de 2016. A criação desta unidade fundamenta-se no plano de expansão e interiorização da rede profissional e tecnológica do governo federal como política de estado, que por sua vez está alicerçada nas demandas regionais de profissionalização da mão de obra.

Ubá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, especificamente da microrregião da Zona da Mata. O município encontra-se inserida na bacia do rio Paraíba do Sul e uma pequena porção na bacia do Rio Doce. Na Zona da Mata Mineira destaca-se como a segunda principal Cidade, sendo o maior polo moveleiro do estado de Minas Gerias e o terceiro do país. Possui como destaque o Arranjo Produtivo Local do segmento moveleiro, nos setores de confecções, turismo e de fruticultura. Apresenta população de 112.186 habitantes (IBGE/2016), tendo uma densidade populacional grande com 249,16 hab/km2 e IDH-M de 0,773 (PNUD/2000). 

campus avançado ubáPortanto, a implantação da unidade avançada nesta localidade tem como perspectiva alavancar os arranjos produtivos locais atendendo ao que prescreve o Art. 6º da Lei 11.892 de 29/12/2008. A unidade começou suas atividades acadêmicas em 2016, ofertando cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Desde então, a instituição tem ofertado semestralmente novos cursos nesta modalidade de ensino: FIC Inglês Básico (2016 a 2017), FIC Programador Web (2017 e 2018), FIC Programador de Sistemas (2018), FIC Operador de Computador (2018). O Campus tem priorizado os Projetos de Extensões envolvendo algumas comunidades de Ubá: “InForUbá: Casa Semear” (2016 e 2017), “InForUbá: Informática Básica para Eja” (2016 e 2017), “Orientação Empreendedora: Uma Ação de Suporte para Microempresários de Ubá-MG” (2017) e “Vai Planeta: Conscientizando para a Reciclagem e Reutilização”. Em 2019 foi iniciada as turma dos Cursos Técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. 

Localização

Sobre o Diretor

EDUARDO PEREIRA DA ROCHA 

O Diretor Geral do IF Sudeste MG, professor Eduardo Pereira da Rocha, é graduado em Química, mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor da área de Química Teórica e Computacional, Química Geral e Química Analítica. Ingressou no IF Sudeste MG em janeiro de 2010, no Campus Muriaé, onde exerceu o cargo de Coordenador Geral de Cursos Técnicos. Sendo removido para o Campus Rio Pomba em 2011, onde trabalhou com os cursos de Graduação e Técnico Integrado, lecionando Química Geral, Química Analítica e Química para o 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados. Foi Presidente da Subcomissão Permanente de Pessoal Docente do Campus Rio Pomba por 2 anos. Convidado em 2017 para assumir a Direção do Campus Avançado Ubá, pelo então Reitor Charles Okama de Souza.

Eduardo Novo