Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Quem somos?

Quem somos?

publicado 28/04/2020 09h56, última modificação 30/04/2020 12h43
Conheça um pouco mais sobre o IF Sudeste MG e a Comunicação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG) foi criado pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente a instituição é composta por campi localizados nas cidades de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do instituto.

O IF Sudeste instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Nós nascemos em 2008, mas já atendemos 17 mil alunos e contamos com mais de 1.600 colaboradores entre docentes, técnicos administrativos e terceirizados. O IF Sudeste MG oferta mais de 3.000 vagas por ano entre cursos técnicos (modalidades Integrado,  concomitante e subsequente), especialização técnica, graduação (técnólogos e licenciaturas) e pós-graduação ( lato sensu  e stricto sensu).  Com duas entradas anuais para cursos diferentes, abrangemos em nossos processos seletivos mais de 18 mil candidatos por ano.

O IF Sudeste – MG abrange duas mesorregiões do Estado de Minas Gerais: Zona da Mata e Campo das Vertentes, ambas de histórica importância para o estado.  E tudo isso, como parte de uma família ainda maior: a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Com trajetória centenária, atualmente 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São 643 campi, mais de um milhão de matrículas  e cerca de 80 mil servidores (professores e técnico-administrativos).

Moderna, conectada e interativa, a Rede investe na internacionalização da educação profissional. Parcerias firmadas com instituições de ensino de mais de 30 países abriram oportunidades de mobilidade e intercâmbio científico e acadêmico, proporcionando novas experiências a estudantes e servidores, além de participar ativamente de projetos de cooperação técnica que promovem o fortalecimento institucional e o compartilhamento de boas práticas.

Sobre o Comitê de Comunicação e Marketing

Integrados, mas com independência. Criado em 2015, o Comitê de Comunicação e Marketing do IF Sudeste MG surgiu como uma proposta inovadora de atuação na Rede Federal. Se nos demais institutos federais do país configura-se um trabalho centralizado de todos os profissionais de comunicação lotados na Reitoria, ou cada campus com um profissional trabalhando de forma isolada. Nós, do IF Sudeste MG trabalhamos juntos por meio do Comitê de Comunicação e Marketing, que conta com representantes de todos os campi e Reitoria.

No Comitê, ações conjuntas como os processos seletivos, eventos, ações institucionais, são desenvolvidos respeitando as particularidades de cada unidade, mas ao mesmo tempo falando uma só linguagem em termos de design gráfico e imagem institucional. As demandas são igualmente divididas pelos membros que conciliam as atividades demandadas pelo comitê com as atividades específicas de seu campus.

Atualmente, a presidente do Comitê de Comunicação e Marketing é presidido por Lidiane Aparecida Silva de Souza- representante do Campus Rio Pomba.

registrado em: Comunicação Social