Imprimir

Cursos

Versão para impressão

Cursos Técnicos Concomitantes e/ou Subsequentes 

O que é "concomitante"?

É a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG ao aluno que está cursando o 2° ano ou o 3° ano do Ensino Médio em outro estabelecimento de ensino.

E "subsequente"?

É a modalidade da educação profissional voltada para o aluno que já concluiu o Ensino Médio.

 

Campus Barbacena

 

Campus Juiz de Fora

 

Campus Manhuaçu 

 

Campus Muriaé

 

Campus Rio Pomba

 

Campus Santos Dumont

 

Campus São João del-Rei

 

Campus Av. de Bom Sucesso

 

Campus Barbacena

 

Técnico em Enfermagem, subsequente  presencial

O Curso Técnico em Enfermagem, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Enfermagem.

Os profissionais técnicos em Enfermagem, com exercício regulamentado por lei, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.

Os profissionais deverão apresentar: bom relacionamento interpessoal, senso crítico-reflexivo e autocrítica, iniciativa, flexibilidade, senso de observação acurado, capacidade de autogestão, dinamismo, criatividade, equilíbrio emocional, abstração, raciocínio lógico e realizar assistência humanizada.
Suas atividades profissionais são desempenhadas em instituições de saúde, bem como em domicílios, lar de idosos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sindicatos, empresas, associações, escolas, dentre outros. O estágio supervisionado e o registro no Conselho Regional de Enfermagem são indispensáveis.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Informática, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.
O técnico em Informática é um profissional com sólida base de conhecimentos tecnológicos, com capacidade gerencial e de adaptação a novas situações. Além disso, deve apresentar postura ética pessoal e profissional. Ele poderá atuar em várias atividades relacionadas à área.
O formando poderá receber um certificado de Qualificação Técnica se completar, parcialmente, a matriz curricular do Curso Técnico em Informática. As Qualificações Técnicas permitidas são: Montagem e Manutenção de Computadores, Instalação e Configuração de Redes de Computadores, Desenvolvimento de Web ou Informática para Escritório.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Nutrição e Dietética, subsequente presencial

O Curso Técnico em Nutrição e Dietética, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. A carga horária total do curso é de 1560 horas, incluindo 360 horas de estágio supervisionado. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Nutrição e  Dietética.
O técnico em Nutrição e Dietética divide com o nutricionista a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde humana por meio de atividades relacionadas à alimentação e à nutrição. Assim, cuida da saúde humana, planeja, administra e coordena os processos de produção de alimentos, bem como programas de alimentação e nutrição. Além disso, atua na área de produção de alimentos, em Unidades de Alimentação e Nutrição.

De acordo com a Resolução CFN nº 312/2003, o exercício da profissão de Técnico em Nutrição e Dietética, profissional da área de saúde, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a esses órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

Os técnicos em Nutrição e Dietética, respeitados os limites compreendidos pelas disciplinas da respectiva formação escolar, poderão exercer as atividades compreendidas na Resolução CFN n° 312/2003, nas unidades de alimentação e nutrição (UAN), de nutrição e dietética e de saúde coletiva.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Meio Ambiente, subsequente presencial

O Curso Técnico em Meio Ambiente, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Meio Ambiente.

O técnico em Meio Ambiente atua como profissional autônomo ou por meio de sua própria empresa na prestação de serviços, ou em empresas e órgãos públicos; na educação ambiental em empresas, órgãos públicos, unidades de conservação, dentre outros; na gestão ambiental do ecoturismo (parques e reservas), das unidades de conservação (parques e reservas) e na gestão de resíduos sólidos – coleta seletiva; no diagnóstico ambiental (meios físico, biótico e atrópico); no tratamento de águas de abastecimento; na recuperação de áreas degradadas, fazendo o diagnóstico, o controle da poluição e a produção e plantio de mudas; no controle de poluição do ar, da água e do solo.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Segurança do Trabalho

O Curso Técnico de Segurança do Trabalho, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos, em período noturno. A carga horária é de 1.200 horas + 360 horas em estágio supervisionado. Ao final do curso o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.

O profissional deverá ter uma sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura pessoal e profissional. Ele poderá prestar assessoria no que concerne a assuntos ligados à segurança do trabalho; emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre medidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho; analisar métodos e processos de trabalho e identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle; executar e fazer cumprir procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados; desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho, doença profissional e do trabalho, entre outras atividades.

A área de atuação é bastante ampla. O técnico pode atuar em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode estar na área rural em empresas agroindustriais.

Voltar

 

 

Campus Juiz de Fora

 

Técnico em Design de Móveis, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Design de Móveis, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período da tarde. O candidato deverá realizar, além da Prova Objetiva, uma prova de Habilidade Específica. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Design de Móveis.

O Curso Técnico em Design de Móveis capacita técnicos para o desenvolvimento de projetos de mobiliário. Esses profissionais atuarão junto à direção de empresas, desde a pesquisa e concepção de produtos até a própria fabricação e comercialização destes. Seu trabalho envolve a criação e o desenvolvimento dos produtos, planejamento, uso de materiais, processos e instrumentos de fabricação, comercialização e condições de reciclagem e execução.

O técnico em Design é capacitado para transmitir rapidamente as ideias e a visualização das formas, por meio da habilidade em desenho, apresentando novas soluções técnicas e visuais para os produtos. Tem como áreas de atuação: artigos de mobiliário, equipamentos e acessórios afins na indústria. Pode atuar como prestador de serviços em escritórios, como auxiliar em todo o ciclo produtivo: pesquisa, análise, criação, reavaliação e redesenho de produtos.

Voltar

 

Técnico em Edificações, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Edificações, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Edificações.

O Curso Técnico em Edificações forma profissionais para atuar como desenhistas de projetos arquitetônicos, topográficos, estruturas e instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas, esgotos, entre outros. O técnico em Edificações auxilia o engenheiro ou arquiteto, desenvolvendo levantamentos relativos a solos, equipamentos, materiais e instalações em geral; detalha projetos, supervisiona e orienta os trabalhos de maneira racional, desde a fundação até o acabamento; em operação, pode intervir tecnicamente nos trabalhos de provisão e aplicação dos materiais na obra.

Acesse: 

Voltar

 

 

Técnico em Eletrônica, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Eletrônica tem por objetivo oferecer oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzir o aluno ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas à Eletrônica e áreas correlatas para o setor industrial. O curso oferece disciplinas teóricas e práticas como Eletrônica Analógica, Introdução a Telecomunicações, Amplificadores, Eletrônica Digital, Microssistemas Eletrônicos, Eletrônica de Potência, entre outras.

Voltar

 

Técnico em Eletromecânica, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Eletromecânica, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletromecânica.

O Curso Técnico em Eletromecânica, oferecido nas modalidades integrado e concomitante ao 2º ano do ensino médio, forma profissionais que desenvolvem trabalhos relacionados ao planejamento, projeto, execução e manutenção de instalações elétricas, equipamentos mecânicos e máquinas automatizadas. Esse profissional executa levantamentos e pesquisa, coleta de dados e registro de observações e leituras relativas a máquinas e equipamentos. Ele também avalia tabelas e curvas, faz cálculos, prepara detalhes, elabora orçamentos de materiais e mão de obra, de acordo com as normas técnicas.

Voltar

 

Técnico em Eletrotécnica, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Eletrotécnica integrado, concomitante ou subsequente é ofertado pelo Campus Juiz de Fora. Na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos; o curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno.

Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletrotécnica.
O Curso Técnico em Eletrotécnica confere aos profissionais competências para atuar em iniciativas em que a base técnico-científica seja a eletroeletrônica ou áreas afins. O técnico é um elo fundamental na execução, supervisão e implantação de projetos, já que é conferida a esse profissional toda a formação com ênfase na operacionalidade.

Voltar

 

Técnico em Informática concomitante ou subsequente presencial

O curso Técnico em Informática forma profissionais para trabalhar tanto em atividades de instalação, manutenção, montagem e configuração de computadores isolados ou em rede, quanto em atividades de análise, projeto e programação de computadores. O curso possibilita que o técnico em Informática identifique a origem das falhas de funcionamento de computadores, periféricos e programas; execute programação em linguagem de máquina (microprocessadores); crie pequenos circuitos digitais para serem ligados a microcomputadores; desenvolva algoritmos e estruturas de dados para criação de aplicativos; aplique linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de softwares; utilize e recomende o uso de aplicativos como editores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados; execute ações de treinamento e de suporte técnico.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Mecânica concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Mecânica do Campus Juiz de Fora tem currículo estruturado para possibilitar ao profissional atuar em todo mercado fabril nas três fortes áreas do setor: produção (como controlador e manipulador de máquinas, de produtos e da qualidade), manutenção (atuando no reparo e confecção de elementos e dispositivos para equipamentos com os recursos dos processos de fabricação) e projetos (atuando na área de produtos, pesquisas, orçamentos de serviços, de materiais e da mão de obra especializada). As disciplinas são voltadas para a prática laboratorial, articuladas com projetos, empregando o que há de mais moderno nos processos de automação. O técnico em Mecânica, ao final do curso, deverá ter adquirido habilidades e competências, as quais atendem, de forma ética e criativa, às exigências da modernização industrial e tecnológica global.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Metalurgia, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Metalurgia, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Metalurgia.

O Curso Técnico em Metalurgia forma profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da indústria como: laboratórios de análises metalográficas, químicas e de ensaios físico-mecânicos; produção de metais e controle de processos, tratamento térmico, soldagem, fundição e conformação mecânica, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, proteção dos metais e ligas, projetos e seleção de materiais. As atividades do técnico em Metalurgia formam um elo entre o engenheiro metalúrgico e os operários com funções nos setores de vendas e compras técnicas, no controle de qualidade e meio ambiente, em projetos e serviços, produção de ligas ferrosas e não ferrosas, abrangendo a extração e o beneficiamento dos minérios, refino, conformação, proteção superficial, tratamentos térmicos, pesquisas e aplicação final.

Voltar

 

Técnico em Transações Imobiliárias, subsequente presencial

O Curso Técnico em Transações Imobiliárias subsequente é ofertado pelo Campus Juiz de Fora somente a candidatos com idade mínima de 18 (dezoito) anos e tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transações Imobiliárias.

O Curso Técnico em Transações Imobiliárias é o requisito indispensável para o exercício da profissão de corretor de imóveis em todo o território nacional. Compete ao corretor de imóveis: exercer a intermediação na compra e venda, permuta e locação de imóveis; opinar quanto à comercialização imobiliária; administrar imóveis e condomínios; elaborar laudos de avaliação judicial e extrajudicial, bem como trabalhar com processos de incorporação e regularização de imóveis. Esse profissional tem como local de trabalho: corretoras de imóveis, administradoras de imóveis, cartório de imóveis, administradoras de condomínios, construtoras. Ele pode, ainda, exercer sua profissão como profissional autônomo.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Transporte Rodoviário, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Transporte Rodoviário, concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte Rodoviário.

O técnico em Transporte Rodoviário pode atuar na organização e controle das operações de tráfego rodoviário, executar a logística do transporte e do tráfego, identificar características da malha viária e os diversos tipos de veículos transportadores, aplicar a legislação referente ao trânsito de veículos e ao transporte de passageiros, atuar na operação, comercialização e manutenção de equipamentos e preparar a documentação necessária para operações de transportes.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Eventos, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Eventos, concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período da tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eventos.

O Curso Técnico em Eventos tem por objetivo formar profissionais aptos a coordenar e implementar o conjunto diversificado de operações que caracterizam o evento, tais como: planejamento, organização, realização e avaliação. Para tal, o técnico em Eventos deverá, ao término do curso, apresentar um perfil ágil e dinâmico e dominar todas as etapas de um evento. Esse profissional tem como área de atuação as empresas especializadas na organização de eventos e de animação turística, hotéis, clubes, empresas promotoras de eventos recreativos, buffets, restaurantes, spas, resorts, escolas, creches, dentre outras. O curso procura, ainda, dar ao aluno uma formação empreendedora que permita e estimule o desenvolvimento de seu próprio negócio na área de Eventos.

Acesse: 

Voltar

 

Campus Manhuaçu

 

Técnico em Cafeicultura, concomitante ou subsequente presencial 

O Curso Técnico em Cafeicultura, ofertado pelo Campus Manhuaçu, tem duração de 18 (dezoito) meses, distribuídos em 3 (três) períodos. O curso é ministrado em período vespertino. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico (a) em Cafeicultura.

O técnico em Cafeicultura é o profissional que atua no planejamento, execução e monitoramento dos processos de implantação e condução das lavouras cafeeiras, bem como do armazenamento, do beneficiamento e da comercialização do café. O profissional técnico em cafeicultura participa do planejamento e executa e monitora os processos de implantação e condução das lavouras cafeeiras. Atua na colheita e no processamento pós-colheita. Colabora nos processos de comercialização e gerenciamento do mercado do café. Auxilia na implantação e acompanhamento de sistemas de controle de qualidade. Atua em atividades de extensão e associativismo.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial

 
O Curso Técnico em Informática tem como objetivo fundamental a formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação, fornecendo instrumentos
conceituais e práticos. 
 
O profissional será habilitado a planejar e construir programas de computador para a Internet e dispositivos móveis, realizar manutenção em computadores e
periféricos, planejar e implementar redes de dados, auxiliar a implantação de projetos de tecnologia nas empresas e fornecer suporte a usuários.

Acesse:

Voltar

 

 

Campus Muriaé

 

Técnico em Eletromecânica, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Eletromecânica concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletromecânica.

O técnico em Eletromecânica é o profissional que atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Os profissionais dessa área ainda poderão trabalhar em empresas de manutenção e automação industrial, indústrias, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, bem como em concessionárias de energia.

Acesse:

Voltar

Curso Técnico em Meio Ambiente

O curso Técnico em Meio Ambiente tem duração de 1 (um) ano e meio, durante o período noturno, e integra o eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança, abarcando "tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde". Abrange práticas de promoção da proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de riscos, programas de educação ambiental e outras.

O técnico tem como atividades, entre outras:

Atuar em instituições e empresas públicas e privadas que atuem ou se envolvam em questões relativas à temática ambiental; Propor e participar da execução de projetos em meio ambiente em qualquer esfera de poder público, de entidades privadas ou do terceiro setor; Propor a criação de organismos de atuação na questão ambiental, não vinculados diretamente a quaisquer entes do poder público, e nela atuar; Propor ações de normalização de ocupação do solo urbano com vistas à conservação de solo e água evitando ocupações em áreas de riscos por populações, resguardando pessoas e o ambiente de ação do intemperismo; Colaborar em análises de riscos e perícias ambientais; Atuar preventivamente em áreas vulneráveis a efeitos da erosão ou  poluentes evitando a necessidade, mais onerosa e complexa, de reverter efeitos já identificados; Participar de ações de avaliação de impactos ambientais e elaboração de respectivos Estudos de Impactos Ambientais e de Relatórios de Impactos Ambientais.

Voltar

 

Técnico em Secretariado, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Secretariado concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Secretariado.

O Curso Técnico em Secretariado visa formar profissionais para a área de gestão, com capacidade para analisar, propor e sistematizar rotinas de expediente de trabalho, compreender as atividades administrativas das organizações, assessorando todo o processo de gestão, com capacidade de pensamento autônomo, criativo e inovador.

O profissional técnico em Secretariado será preparado para defender o Código de Ética Profissional, desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal, desenvolver a iniciativa e a liderança no setor de trabalho, atender, com eficácia, aos clientes internos e externos, acompanhar as novas tendências mercadológicas e valorizar sua posição no mercado de trabalho.

Acesse:

Voltar

 

Campus Rio Pomba

 

Técnico em Administração, concomitante e/ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Administração concomitante ao 3º ano e/ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1(um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Administração.

O Curso Técnico em Administração tem por finalidade proporcionar aos estudantes uma formação humanística e uma visão global do meio social, capacitando-os a intervir e a tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências da Administração como fundamento para a atuação pessoal e profissional. A formação do técnico em Administração aponta para a necessidade de proporcionar ao cursista o desenvolvimento de habilidades e competências que capacite o profissional a assumir não apenas uma única ocupação, e, sim, uma formação ampla, capaz de garantir mobilidade no exercício da profissão, prontidão para aceitar e provocar mudanças, disposição para o autodesenvolvimento, capacidade de ousar, de criticar e de manter a sua autonomia intelectual de forma ética e responsável.

Ao concluir o curso, o técnico em Administração deverá atender às exigências do mundo do trabalho, exercendo suas atividades profissionais de forma qualificada; planejando, organizando e executando as atividades administrativas, produzindo resultados positivos para as empresas. Os técnicos em Administração possuem uma ampla gama de opções de atuação, tanto na área privada quanto na pública. Entre as inúmeras oportunidades, podem-se destacar: cooperativas, supermercados, comércio, associações, indústrias, hotéis, hospitais, empresas agrícolas, empresas de consultoria, instituições financeiras, empresas de Comércio Exterior, prefeituras e demais órgãos públicos, Organizações não governamentais e outras instituições. Além dessas oportunidades, o aluno formado pelo IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba, terá amplos conhecimentos para abrir e gerenciar seu próprio negócio.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Gerência de Saúde, subsequente presencial

O Curso Técnico em Gerência de Saúde, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 ano e meio. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico de Gerência em Saúde.

O Curso Técnico em Gerência de Saúde tem por objetivos: fornecer instrumento teórico, técnico e metodológico em Gerência de Saúde; qualificar profissionais que já atuam no mercado para contribuir no atendimento com qualidade nas organizações de saúde; formar técnicos capacitados ao exercício de funções técnico-operacionais às diversas unidades operacionais de saúde; capacitar pessoas com habilidades em novas modalidades de gestão que implicam aplicar estratégias em sistemas de informações, controles, planejamentos estratégicos, organização de recursos humanos; impulsionar novos mecanismos e instrumentos de tecnologia em gestão hospitalar; apresentar novas metodologias e diferentes modelos de melhoria da qualidade de atenção em saúde, colocando em ação programas de melhoria da qualidade e gestão de usuários do sistema de saúde; desenvolver competências técnicas e gerenciais, preservando o equilíbrio entre aspectos teóricos e práticos e favorecendo a participação dos alunos em atividades produtivas e significativas do ponto de vista educacional; inserir o aluno em situações reais de trabalho, favorecendo a integração da escola, comunidade e setores da saúde; incentivar o desenvolvimento pessoal, sociocultural e da cidadania.

O técnico de Gerência em Saúde participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.

Voltar

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 (um) ano, distribuído em 2 (dois) períodos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico (a) em Manutenção e Suporte em Informática.

O campo de atuação do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática é a prestação de serviço e manutenção de informática (Execução de montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática, de sistemas operacionais, desktop e aplicativos. Realização de atendimento help-desk.

Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Serviços Jurídicos, concomitante e/ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Serviços Jurídicos concomitante ao 3º ano e/ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 01 (um) ano no período noturno.

O Técnico em Serviços Jurídicos é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público. Profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e segurança na sociedade. O mercado de trabalho do Técnico em Assuntos Jurídicos é bastante vasto, indo desde empresas privadas, onde pode trabalhar em departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, departamento financeiro e contábil, assim como em escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC); até o setor público, onde pode atuar nos departamentos administrativos que necessitem de assistentes com conhecimento jurídico, assim como em cartórios extrajudiciais e judiciais e tribunais arbitrais.

Voltar

 

Técnico em Segurança do Trabalho, concomitantes e/ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho concomitante ao 3º ano e/ou subsequente presencial, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo capacitar profissionais técnicos de nível médio, nos termos da legislação vigente, para, no âmbito dos setores produtivos e de serviços, desempenharem atividades de prevenção de acidentes do trabalho, incluindo as doenças ocupacionais, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, da sociedade.

O técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais como integrante dos serviços especializados, regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

Voltar

 

Técnico em Vendas, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Vendas concomitante ao 3o ano do ensino médio ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1(um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Vendas.

O Curso Técnico em Vendas tem por finalidade proporcionar aos estudantes uma formação humanística e uma visão global do meio social, capacitando-os a intervir e a tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências Gerenciais como fundamento para a atuação pessoal e profissional. A formação do técnico em Vendas aponta para a necessidade de proporcionar ao cursista o desenvolvimento de habilidades e competências que capacite o profissional a estudar os produtos e serviços da empresa onde estiver inserido, caracterizar o tipo de clientes, recolher informações sobre a concorrência e o mercado em geral, preparar ações para a promoção da venda de produtos e serviços junto aos clientes, além de organizar o ambiente de venda. Cabe ainda ao profissional promover o serviço de apoio ao cliente, a fidelização, o atendimento pós-venda, bem como organizar e gerenciar os arquivos dos clientes.

Ao concluir o curso, o estudante deverá atender às exigências do mundo do trabalho, exercendo suas atividades profissionais de forma qualificada. O Técnico em Vendas poderá trabalhar na indústria, comércio ou de forma autônoma.

Voltar

 

Campus Santos Dumont

 

Técnico em Transporte de Cargas, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Transporte de Cargas concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte de Cargas.

O Curso Técnico em Transporte de Cargas tem por objetivo oferecer ao futuro profissional oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzi-lo ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas ao transporte de carga e às áreas correlatas para a vida produtiva. Formará profissionais habilitados a atuar nos serviços de transporte de pessoas e bens, prestados por empresas particulares, públicas ou concessionárias de serviços públicos e por autônomos; esses serviços podem ser realizados por quaisquer tipos de veículos e meios transportadores, por terra, água, ar e dutos.

Os profissionais formados pelo curso Técnico em Transporte de Cargas poderão controlar os processos de movimentação de cargas; participar da determinação do sistema de transportes e da frota, considerando os modais, a roteirização e a composição de custos de frete e de negociação; organizar os serviços de informação, documentação e arquivos relativos ao transporte de cargas; auxiliar na seleção de fornecedores de veículos, componentes e serviços, bem como controlar o cumprimento desses contratos; colaborar na definição e negociação de tarifas e custos de transportes e no controle desses custos; orientar, fiscalizar, inspecionar, acompanhar, executar e gerenciar, de forma individual ou coletiva, os processos de transporte de cargas; planejar operações ou projetos em seus variados níveis.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Manutenção em Sistemas Metroferroviários, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Manutenção em Sistemas Metroferroviários concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período da tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte Ferroviário.

O Curso Técnico em Transporte Ferroviário tem por objetivo oferecer ao futuro profissional oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzi-lo ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas ao transporte ferroviário e às áreas correlatas para a vida produtiva. Buscará o comprometimento com as questões sociais e de desenvolvimento tecnológico do país, por meio da capacitação de profissionais competentes e com versatilidade entre as áreas que compõem o setor industrial no ramo metroferroviário. Hoje em dia, é crescente a necessidade de profissionais com formação voltada, especialmente, para a solução de problemas inerentes ao processo produtivo, para a busca de inovações tecnológicas, e que possuam orientação moral compatível com sua função no contexto social, portanto, além de oferecer ao aluno oportunidade de conhecimento, o curso tem como objetivo formar um profissional com as características mencionadas, contribuindo para o melhor desempenho da área produtiva de Santos Dumont, Minas Gerais e do Brasil.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Guia de Turismo, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Guia de Turismo concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 1(um) ano e meio. O curso é ministrado no período da manhã. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Guia de Turismo.
O Curso Técnico em Guia de Turismo tem por objetivo capacitar profissionais cidadãos e de sólida formação, que sejam capazes de atuar como guias de turismo em escala regional e/ou nacional, tendo como enfoque particular de sua formação o comprometimento com a ética e a responsabilidade social.

Com perfil dinâmico e inovador para saber e saber fazer, o profissional técnico em Guia de Turismo Regional é habilitado a acompanhar os turistas em seus momentos de entretenimento e lazer, seja em roteiros de atrativos naturais ou culturais, executando procedimentos técnicos antes e durante as viagens ou visitas a locais de atratividade turística e com atuação especial em trens turísticos. Consideram-se, assim, as demandas individuais e sociais do mercado de trabalho, levando-se em conta as peculiaridades locais e regionais, bem como o projeto educacional e a capacidade institucional da escola. Esse profissional está habilitado a prestar serviços em agências de turismo, órgãos públicos de fomento ao turismo, transportadoras, museus e centros culturais, podendo ainda atuar como empreendedor autônomo.

O profissional desse segmento deve conhecer a história local e regional, bem como as manifestações de cunho cultural e social da nossa região. Deve possuir meios de se locomover com desenvoltura junto aos agentes do trade turístico regional, possuir noções básicas de idiomas estrangeiros, conhecer as normas de segurança e primeiros socorros, bem como os comprometimentos éticos da profissão, que incluem a defesa intransigente do meio ambiente e do patrimônio cultural de nosso Estado.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Mecânica, concomitante ou subsequente presencial

O curso Técnico em Mecânica tem por objetivos: preparar profissionais qualificados que demonstrem habilidades e conhecimentos necessários para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho; possibilitar ao educando formação pessoal e profissional capaz de orientá-lo em seu processo de crescimento, no relacionamento com seu semelhante e com o mundo; dar ao aluno uma sólida formação; desenvolver nele a capacidade de procurar dentro de si as respostas para os seus problemas, tornando-o responsável e, consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem; propiciar ao aluno complementação do ensino e da aprendizagem, permitindo, dessa forma, o acesso a conhecimentos relacionados com aplicação junto a profissionais experientes, com equipamentos atualizados, numa situação real de trabalho; contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da autonomia, favorecendo o autoconhecimento, aprimorando os diversos saberes: saber ser, saber criar, saber realizar-se, saber liderar e explorar suas aptidões e suas vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.

Além disso, o curso forma pessoas capazes de responder às exigências requeridas não só pelo mundo do trabalho, como também pela sociedade em geral; promove a educação profissional técnica de nível médio, articulando atividades intelectuais e produtivas, teoria e prática, tecnologia e aplicação, buscando não apenas a capacidade de realizar, como também a construção de conhecimento associado aos processos; estimula e propicia a participação no processo educativo, de forma a desenvolver em todos os profissionais (formais e não formais) competências que valorizem a sua experiência e os conhecimentos prévios, permitindo seu crescimento pessoal e profissional; propicia local e condições apropriadas para o intercâmbio e experiências em todos os campos do conhecimento humano e da atividade produtiva.

O técnico em Mecânica terá atuação marcante em todas as áreas desse setor, podendo exercer a profissão nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção dos sistemas mecânicos.

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o técnico em Mecânica atuará na operação do sistema mecânico, planejando atividades do trabalho, elaborando estudos e projetos, participando no desenvolvimento de processos, executando projetos, operando sistemas mecânicos e realizando manutenção. Além disso, poderá atuar na área comercial, gerenciando e treinando pessoas, assegurando a qualidade de produtos e serviços e aplicando normas e procedimentos de segurança no trabalho.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Eletrotécnica, concomitante ou subsequente presencial

O curso Técnico em Eletrotécnica tem como objetivos: preparar profissionais qualificados que demonstrem habilidades e conhecimentos necessários para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho; possibilitar ao educando formação pessoal e profissional capaz de orientá-lo no seu processo de crescimento, no relacionamento com seu semelhante e com o mundo; dar ao aluno uma sólida formação; desenvolver nele a capacidade de procurar dentro de si as respostas para os seus problemas, tornando-o responsável e, consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem. O curso propiciará ao aluno complementação do ensino e da aprendizagem, permitindo-lhe, dessa forma, o acesso a conhecimentos relacionados com aplicação junto a profissionais experientes, com equipamentos atualizados, numa situação real de trabalho; contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia, proporcionando aos alunos a possibilidade de saber ser, saber criar, saber realizar-se, saber liderar e explorar suas aptidões e suas vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.

O curso tem ainda como objetivo qualificar pessoas para que sejam capazes de responder às exigências requeridas não só pelo mundo do trabalho, como também da sociedade em geral; promover a educação profissional técnica de nível médio, articulando atividades intelectuais e produtivas, teoria e prática, tecnologia e aplicação, buscando tanto a capacidade de realizar quanto a construção de conhecimento associado aos processos; estimular e propiciar a participação no processo educativo de modo a desenvolver em todos os profissionais (formais e não formais) competências que valorizem a sua experiência e conhecimentos prévios, permitindo o crescimento pessoal e profissional; propiciar local e condições apropriadas para intercâmbio e experiências em todos os campos do conhecimento humano e da atividade produtiva.

O técnico em Eletrotécnica terá atuação marcante em todas as áreas desse setor, podendo exercer a profissão nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção dos sistemas elétricos.

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, sua atuação será na operação do sistema elétrico, planejando atividades do trabalho, realizando estudos, participando no desenvolvimento de processos, realizando projetos, operando sistemas elétricos e executando manutenção. Além disso, poderá atuar na área comercial, gerenciando e treinando pessoas, assegurando a qualidade de produtos e serviços e aplicando normas e procedimentos de segurança no trabalho.

Acesse:

Voltar

 

Campus São João del-Rei

 

Técnico em Administração, subsequente presencial

O curso Técnico em Administração, na modalidade subsequente, ofertado pelo Campus São João del-Rei, tem duração de 1 ano e 6 meses, totalizando 3 semestres/períodos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso o estudante receberá o título de Técnico(a) em Administração.

O curso Técnico em Administração visa desenvolver nos discentes competências que permitam aplicar as mais modernas técnicas de administração. O Técnico em Administração é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar os processos de gestão de recursos materiais, financeiros e humanos e é capacitado também para administrar pequenas empresas, chefiar departamentos, promover e vender produtos e operacionalizar serviços. 

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Controle Ambiental, subsequente presencial

O Curso Técnico em Controle Ambiental subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Controle Ambiental.

O Curso Técnico em Controle Ambiental tem por objetivo formar profissionais para atuarem com eficiência no controle do meio ambiente, planejando, executando e controlando, avaliando e gerenciando as questões ambientais e suas problemáticas.

O técnico em Controle Ambiental estará habilitado a desempenhar atividades nos mais diferentes locais de trabalho, sendo capaz de: compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática; utilizar métodos de análises para identificação dos processos de degradação natural; identificar as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis; identificar os parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar; analisar os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais, a partir da sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm.
Poderá, ainda, avaliar os impactos ambientais, causados pela exploração dos recursos naturais e pelas atividades industriais, suas consequências na saúde, no ambiente e na economia; identificar os fatores ambientais que intervêm na qualidade de vida; aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos, articulando os conhecimentos das várias ciências para solucionar problemas relacionados com a poluição ambiental oriunda de atividades produtivas; aplicar processos necessários ao monitoramento das instalações destinadas ao tratamento e controle de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, provenientes de atividades urbanas e industriais; desenvolver atividades inerentes à gestão e operação dos serviços urbanos de águas, esgotos e de limpeza urbana; manusear, com técnica e correção, instrumentos e equipamentos específicos de laboratórios de análises de águas e efluentes; planejar ações preventivas e corretivas em vigilância ambiental; atuar em projetos de saúde ambiental; desenvolver campanhas educativas para conservação e preservação e manejo do meio ambiente e qualidade de vida do homem; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar para avaliação, estudos e relatórios de impactos ambientais; orientar e cumprir normas de segurança do trabalho e da legislação ambiental; utilizar adequadamente a linguagem como instrumento de comunicação e interação social necessária ao exercício da cidadania, ao desempenho da profissão, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; agir com criatividade, responsabilidade e liderança e ter atitude ética no trabalho e no convívio social.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Enfermagem, subsequente presencial

O Curso Técnico em Enfermagem subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Enfermagem.

Os profissionais técnicos em Enfermagem, com exercício regulamentado pela Lei 7.498/86, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.

Para atender às exigências educacionais requeridas pelo mundo do trabalho, os técnicos em Enfermagem deverão receber uma formação ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da área. Dessa forma, além das aulas teóricas, os alunos realizam estágio curricular em instituições de saúde de São João del Rei. Esse estágio poderá ser diurno ou noturno, dependendo da disponibilidade dessas instituições.
As atividades profissionais do Técnico em Enfermagem são desempenhadas em instituições de saúde, bem como em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, lar de idosos, entre outros.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Informática, subsequente presencial

O Curso Técnico em Informática subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.

O Curso Técnico em Informática tem como objetivo atender a futuras solicitações de qualificação e formação profissional em Informática, alavancando a implementação de tecnologias, gerando novas frentes de trabalho, melhorando a qualidade dos serviços prestados em Informática com melhor infraestrutura e gerando possibilidades para o emprego e a empregabilidade.

O técnico em Informática atuará nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria, prefeituras municipais, dentre outros. Ele será capaz de desempenhar atividades de aperfeiçoamento, implementação e controle dos processos de prevenção, conservação e recuperação de software e hardware, com habilidades e conhecimentos técnicos.

Acesse:

Voltar

 

 

Técnico em Segurança do Trabalho, subsequente presencial

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo capacitar profissionais técnicos de nível médio, nos termos da legislação vigente, para, no âmbito dos setores produtivos e de serviços, desempenharem atividades de prevenção de acidentes do trabalho, incluindo a prevenção de doenças ocupacionais, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, da sociedade.

A atuação do técnico em Segurança do Trabalho tem, hoje, grande impulso e variadas opções em seus nichos de mercado, devido a uma maior preocupação com as condições de trabalho oferecidas aos funcionários e com o cumprimento da lei que regulamenta as relações trabalhistas. O campo de atuação do técnico vai desde as pequenas empresas regionalizadas até as grandes multinacionais que procuram instalar filial no Brasil. As empresas públicas de médio e grande porte também podem ser locais de atuação para esse profissional.

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias para maior segurança. É ele quem estuda o ambiente de trabalho de uma empresa para verificar se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em relação a questões de higiene quanto a fatores de risco que expõem a saúde e a vida do empregado. Dentro desse contexto, o técnico contribui para evitar acidentes de trabalho, propiciando maior produtividade à empresa onde exerce sua função.

Acesse:

Voltar

 

Campus Av. de Bom Sucesso

 

Técnico em Meio Ambiente, concomitante ou subsequente presencial

O Curso Técnico em Meio Ambiente concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Bom Sucesso, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno.

O técnico em Meio Ambiente é um profissional que possui uma formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas e tecnologias, de modo a permitir sua atuação nas áreas de meio ambiente e inserção no mundo do trabalho. Ele poderá atuar em ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para os serviços correlatos ao meio ambiente, unidades produtivas e territoriais. Poderá, ainda, colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos de impactos ambientais provenientes de resíduos poluentes. Também poderá auxiliar na elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas e licenciamento ambiental. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Meio Ambiente.

Voltar

 

 

Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial

O curso Técnico em Informática forma profissionais para trabalhar tanto em atividades de instalação, manutenção, montagem e configuração de computadores isolados ou em rede, quanto em atividades de análise, projeto e programação de computadores. O curso possibilita que o técnico em Informática identifique a origem das falhas de funcionamento de computadores, periféricos e programas; execute programação em linguagem de máquina (microprocessadores); crie pequenos circuitos digitais para serem ligados a microcomputadores; desenvolva algoritmos e estruturas de dados para criação de aplicativos; aplique linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de softwares; utilize e recomende o uso de aplicativos como editores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados; execute ações de treinamento e de suporte técnico.

Acesse:

Voltar

 

Versão para impressão

Cursos Técnicos Integrados

O que é "integrado"? 

Integrado é a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG integrada ao ensino médio, ou seja, o aluno cursa o ensino médio e o curso profissionalizante na mesma Instituição.

Quem pode cursar?

Somente quem já tenha concluído o ensino fundamental.

Clique no nome do curso para obter mais informações.

Campus Barbacena

Campus Juiz de Fora

Campus Muriaé

Campus Rio Pomba

 

Campus Santos Dumont

 

Campus Barbacena

 

Técnico em Agroindústria integrado presencial

O técnico em Agroindústria é um profissional com competência para planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, preparo e conservação da matéria-prima, bem como o processamento dos produtos de origem animal (leite e carnes) e de origem vegetal (frutos, hortaliças) e de panificação, de acordo com a legislação vigente, controlando seu impacto ambiental.

Esse profissional pode também atuar na identificação de oportunidades de negócios, na aquisição de equipamentos, matérias-primas e insumos para as atividades agroindustriais, no processamento e controle de qualidade do processamento agroindustrial, auxiliando na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos. Poderá atuar, também, como profissional liberal ou empreendedor em atividades de gestão ou administração de micro e pequenas empresas ou como consultor técnico em atividades e prática agroindustriais.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Agropecuária integrado presencial

O Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Agropecuária.

O curso na área agrícola é tradicionalmente oferecido desde 1913, quando se iniciaram as atividades pedagógicas no Colégio Agrícola de Barbacena, hoje IF Sudeste MG – Campus Barbacena. O curso teve diferentes denominações para atender às demandas de cada época e ao processo de desenvolvimento agropecuário brasileiro.

Atualmente, o Curso Técnico em Agropecuária tem como objetivo formar um profissional com visão crítica dos processos de produção animal, vegetal e agroindustrial, assim como formar um cidadão ciente de sua função política, social e econômica, para um desenvolvimento agrícola mais sustentável. Nesse sentido, o curso prepara o estudante para avaliar, planejar, executar e gerenciar todas as atividades agropecuárias, objetivando desenvolver uma visão crítica para adaptar as técnicas agropecuárias aos diferentes sistemas produtivos, às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva. O curso também proporciona a aplicação de conhecimentos, embasados nas legislações vigentes, visando à produção de alimentos com qualidade e responsabilidade social.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Hospedagem integrado presencial

O Curso Técnico em Hospedagem integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Hospedagem.

O Curso Técnico em Hospedagem visa preparar profissionais para dar o suporte necessário ao desenvolvimento e à qualificação do ramo de hospedagem, nos mais variados segmentos e setores, colaborando para o desenvolvimento social, respeitando, preservando e valorizando as características culturais, históricas e ambientais locais e regionais.

O técnico em Hospedagem deve ser um profissional apto para atuar na operação e comercialização de meios de hospedagem, com ética e responsabilidade socioambiental. Deve ser capaz de operacionalizar o processo de produção dos serviços de recepção, governança, eventos, recreação e lazer, comercialização e marketing, nos mais variados meios de hospedagem, tais como hotéis, pousadas, resorts, spas, albergues, colônias de férias, flats, condomínios residenciais e de lazer, hospitais, clínicas e casas de repouso, hospedarias, estalagens, acampamentos, navios-cruzeiro, entre outros. Suas ações devem ser orientadas pelos critérios de qualidade na prestação de serviços e pela plena satisfação dos clientes, apoiando-se na responsabilidade social e ambiental e nos interesses e expectativas do mercado e da sociedade.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Química integrado presencial

O Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus  Barbacena, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno deverá contabilizar 300 horas de estágio profissional e receberá o título de Técnico em Química.

O Curso Técnico em Química tem por objetivo habilitar profissionais para atuarem em laboratórios químicos e indústrias, controlando a qualidade de produtos e de processos, desenvolvendo e aperfeiçoando produtos químicos, e no setor de prestação de serviços.

O técnico em Química é o profissional capaz de detectar e resolver problemas relacionados ao controle e operação de processos industriais de base química e ao controle químico de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos, respeitando-se as normas técnicas de qualidade e segurança. Além disso, é o elo de comunicação entre o engenheiro químico ou químico e os operadores de produção das indústrias químicas.

Acesse:

Voltar

 

Campus Juiz de Fora

 

Técnico em Informática integrado presencial

O Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.

A partir disso, o perfil pretendido do egresso do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio será: estar capacitado para a aprendizagem permanente, em eventual prosseguimento dos estudos ou diretamente no mundo do trabalho; conhecer e operar os serviços e funções do Sistema Operacional; instalar e utilizar softwares básicos e aplicativos em geral; identificar os componentes de um computador e verificar o correto funcionamento dos equipamentos e softwares do sistema de informação, interpretando orientações dos manuais, bem como analisando o funcionamento entre eles; identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares básicos, avaliando seus efeitos; instalar computadores e seus acessórios essenciais; distinguir e avaliar linguagens e ambientes de programação, aplicando-os no desenvolvimento de software; criar e desenvolver páginas para internet, sites e projetos gráficos; identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede; compreender as arquiteturas de redes e identificar os sistemas operacionais de redes; instalar os dispositivos de rede, os meios físicos e software de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento e relações entre eles; elaborar plano de negócio, para desenvolvimento de um futuro empreendimento; desenvolver softwares para aplicações nas áreas comerciais, industriais, empresariais e científica; atuar em projetos, analises e implantações de sistemas.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Edificações integrado presencial

O Curso Técnico em Edificações, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Edificações.

O Curso Técnico em Edificações forma profissionais para atuar como desenhistas de projetos arquitetônicos, topográficos, estruturas e instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas, esgotos, entre outros. O técnico em Edificações auxilia o engenheiro ou arquiteto, desenvolvendo levantamentos relativos a solos, equipamentos, materiais e instalações em geral; detalha projetos, supervisiona e orienta os trabalhos de maneira racional, desde a fundação até o acabamento; em operação, pode intervir tecnicamente nos trabalhos de provisão e aplicação dos materiais na obra.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Eletromecânica integrado presencial

O Curso Técnico em Eletromecânica, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletromecânica.

O Curso Técnico em Eletromecânica, oferecido nas modalidades integrado e concomitante ao 2º ano do ensino médio, forma profissionais que desenvolvem trabalhos relacionados ao planejamento, projeto, execução e manutenção de instalações elétricas, equipamentos mecânicos e máquinas automatizadas. Esse profissional executa levantamentos e pesquisa, coleta de dados e registro de observações e leituras relativas a máquinas e equipamentos. Ele também avalia tabelas e curvas, faz cálculos, prepara detalhes, elabora orçamentos de materiais e mão de obra, de acordo com as normas técnicas.

Voltar

 

Técnico em Eletrotécnica integrado presencial

O Curso Técnico em Eletrotécnica integrado, concomitante ou subsequente é ofertado pelo Campus Juiz de Fora. Na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos; o curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno.

Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletrotécnica.
O Curso Técnico em Eletrotécnica confere aos profissionais competências para atuar em iniciativas em que a base técnico-científica seja a eletroeletrônica ou áreas afins. O técnico é um elo fundamental na execução, supervisão e implantação de projetos, já que é conferida a esse profissional toda a formação com ênfase na operacionalidade.

Voltar

 

Técnico em Mecânica integrado presencial

O Curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Mecânica.

O Curso Técnico em Mecânica do Campus Juiz de Fora tem currículo estruturado para possibilitar ao profissional atuar em todo mercado fabril nas três fortes áreas do setor: produção (como controlador e manipulador de máquinas, de produtos e da qualidade), manutenção (atuando no reparo e confecção de elementos e dispositivos para equipamentos com os recursos dos processos de fabricação) e projetos (atuando na área de produtos, pesquisas, orçamentos de serviços, de materiais e da mão de obra especializada). As disciplinas são voltadas para a prática laboratorial, articuladas com projetos, empregando o que há de mais moderno nos processos de automação. O técnico em Mecânica, ao final do curso, deverá ter adquirido habilidades e competências, as quais atendem, de forma ética e criativa, às exigências da modernização industrial e tecnológica global.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Metalurgia integrado presencial

O Curso Técnico em Metalurgia, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Metalurgia.

O Curso Técnico em Metalurgia forma profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da indústria como: laboratórios de análises metalográficas, químicas e de ensaios físico-mecânicos; produção de metais e controle de processos, tratamento térmico, soldagem, fundição e conformação mecânica, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, proteção dos metais e ligas, projetos e seleção de materiais. As atividades do técnico em Metalurgia formam um elo entre o engenheiro metalúrgico e os operários com funções nos setores de vendas e compras técnicas, no controle de qualidade e meio ambiente, em projetos e serviços, produção de ligas ferrosas e não ferrosas, abrangendo a extração e o beneficiamento dos minérios, refino, conformação, proteção superficial, tratamentos térmicos, pesquisas e aplicação final.

Voltar

 

Campus Muriaé

 

Técnico em Agroecologia integrado presencial

O Curso Técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Agroecologia.

A Agroecologia é uma ciência que fornece os princípios básicos para o estudo, o planejamento e o manejo de agroecossistemas (sistemas de produção de alimentos), considerando não somente os aspectos ambientais/ecológicos, mas também econômicos, sociais e culturais da agricultura. Esses princípios visam à construção de um novo pensamento dentro da agricultura, transformando os agroecossistemas convencionais em sistemas sustentáveis, os quais gerem renda e equidade social para os agricultores, sem comprometer a qualidade do ambiente.

Essa ciência traz, em seus princípios, uma proposta de produção sustentável, respeitando os limites do ambiente local e procurando otimizar as propriedades rurais em todos os sentidos: ambiental, social, econômico, ético, cultural e político.

O técnico em Agroecologia poderá atuar em instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor, em instituições de certificação agroecológica, de pesquisa e extensão, parques e reservas naturais. Além disso, esse profissional poderá desenvolver habilidades empreendedoras na agricultura familiar.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Informática integrado presencial

O Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.

A partir disso, o perfil pretendido do egresso do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio será: estar capacitado para a aprendizagem permanente, em eventual prosseguimento dos estudos ou diretamente no mundo do trabalho; conhecer e operar os serviços e funções do Sistema Operacional; instalar e utilizar softwares básicos e aplicativos em geral; identificar os componentes de um computador e verificar o correto funcionamento dos equipamentos e softwares do sistema de informação, interpretando orientações dos manuais, bem como analisando o funcionamento entre eles; identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares básicos, avaliando seus efeitos; instalar computadores e seus acessórios essenciais; distinguir e avaliar linguagens e ambientes de programação, aplicando-os no desenvolvimento de software; criar e desenvolver páginas para internet, sites e projetos gráficos; identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede; compreender as arquiteturas de redes e identificar os sistemas operacionais de redes; instalar os dispositivos de rede, os meios físicos e software de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento e relações entre eles; elaborar plano de negócio, para desenvolvimento de um futuro empreendimento; desenvolver softwares para aplicações nas áreas comerciais, industriais, empresariais e científica; atuar em projetos, analises e implantações de sistemas.

Acesse:

Voltar

 

Técnico em Eletrotécnica integrado presencial

O Curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletrotécnica.

O técnico em Eletrotécnica é um profissional que instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais, industriais e iluminação pública; aplica medidas para o uso eficiente de energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

Realiza, também, atividades de supervisão, controle e execução de serviços de manutenção elétrica em máquinas, instrumentos, equipamentos eletroeletrônicos e sinalização de segurança.

Esse profissional poderá atuar em empresas petrolíferas; empresas produtoras e distribuidoras de energia elétrica; empresas de manutenção de equipamentos elétricos; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos, de projetos e instalações elétricas; empresas de construção civil, de montagem de instalações elétricas prediais e industriais. Pode, ainda, estabelecer-se como profissional autônomo no setor.

Acesse:

Voltar

 

Campus Rio Pomba

 

Técnico em Agropecuária integrado presencial

O Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Agropecuária.

O Curso Técnico em Agropecuária é baseado em uma educação profissional que leva em consideração a diversidade socioeconômica e cultural do país, considerando diferentes tipos de solo, clima, fauna, flora, diversidade de produção e processamento de produtos agropecuários, bem como um direcionamento para instrumentos voltados à modernização. O técnico em Agropecuária deve ser um profissional cooperativo, comunicativo e confiante; um profissional que atue de forma responsável, participativa e empreendedora no desenvolvimento de atividades agropecuárias.

Voltar

 

Técnico em Alimentos integrado presencial

O Curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Alimentos.

O Curso Técnico em Alimentos visa capacitar o profissional na perspectiva de uma visão estratégica globalizada do setor produtivo de pequenas e microempresas do setor alimentício, com domínio dos processos industriais nas áreas de beneficiamento, transformação, conservação e controle de qualidade dos alimentos. O objetivo desse curso é oferecer ao mercado de trabalho um profissional dotado de conhecimentos técnico-científicos, para atuar na obtenção, transformação e beneficiamento dos alimentos, com capacidade empreendedora e espírito crítico. O curso deverá preparar o futuro profissional para trabalhar em equipe, de forma a desenvolver nele capacidade de liderança e de criatividade, contribuindo, assim, para sua formação humana, ética, política e cultural.

Voltar

 

Técnico em Florestas integrado presencial

O Curso Técnico em Florestas integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Florestas.

O Curso Técnico em Florestas está diretamente ligado à natureza, já que os futuros técnicos em Florestas devem estudar e planejar a exploração dos recursos florestais, de forma a encontrar o modo mais adequado e racional de aproveitá-los, com o menor risco ambiental possível. Eles trabalharão não só prevenindo, como também consertando o desgaste causado pelo homem, buscando encontrar uma forma de reparar ou mesmo permitir, de maneira controlada, atividades predatórias nas florestas.

O técnico em Florestas poderá atuar em empresas de reflorestamento, em indústrias, em órgãos governamentais de pesquisa e/ou fiscalização ambiental (EMBRAPA, IEF, IBAMA, universidades, Institutos Federais), centros de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, parques e outras unidades de conservação.

Voltar

 

Técnico em Informática integrado presencial

O Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.

O técnico em Informática atuará nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, tais como indústrias, órgãos públicos, empresas de consultorias. Será capaz de implementar os sistemas e as tecnologias de processamento de dados e informações; desenvolver e executar projetos de processamento e transmissão de dados e informações; orientar, organizar e executar programas específicos; orientar, organizar, implantar e avaliar todas as fases dos projetos de processamento e transmissão de dados e informações; desenvolver novos produtos na área de Informática; implementar, organizar e executar programas de suporte, manutenção e aquisição de máquinas e equipamentos; conhecer todos os aspectos ligados à arquitetura de redes e conhecer, avaliar e especificar as necessidades de treinamento e suporte técnico.

Voltar

 

Técnico em Meio Ambiente integrado presencial

O Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Meio Ambiente.

O Curso Técnico em Meio Ambiente está diretamente ligado à sustentabilidade, já que os futuros técnicos em meio ambiente devem ser profissionais com capacidade proativa para gerir, planejar, executar e manter atividades sistêmicas de gestão por intermédio do uso de tecnologias e instrumentos que visem à minimização de impactos negativos, à melhoria da qualidade de vida e, por conseguinte, à sustentabilidade ambiental.

O profissional formado pelo Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente estará apto a atuar no mundo do trabalho nos segmentos: agropecuários (agricultura, suinocultura, avicultura e bovinocultura, dentre outras), moveleiro, minerário, silvicultura, ecoturístico, em empresas privadas ou em órgãos públicos governamentais e não - governamentais, com a finalidade de desenvolver procedimentos do meio ambiente nesses setores, planejando, executando, avaliando e acompanhando projetos, programas e políticas ambientais, a fim de consolidar o desenvolvimento local sustentado.

ATENÇÃO – Assim como o Técnico em Vendas, os Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos em Administração, Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos transformaram-se de subsequentes para concomitantes ao 3º ano do Ensino Médio ou subsequente. É favor modificar o texto destes cursos no site.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Zootecnia integrado presencial

O Curso Técnico em Zootecnia integrado ao ensino médio, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Zootecnia.

O Curso Técnico em Zootecnia tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de criação, manejo, nutrição, alimentação, reprodução e melhoramento de animais domésticos e silvestres. Os técnicos formados deverão ser capazes de responder pelas demandas do setor agropecuário na área da Zootecnia, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, respeitando o meio ambiente. No decorrer do curso, são desenvolvidos conteúdos abrangentes para a formação do profissional, nas áreas de manejo e nutrição animal; forragicultura e manejo de pastagens; administração, extensão rural, organização e atuação em exposições de animais e feiras agropecuárias; elaboração, execução e supervisão de projetos agropecuários; instalações zootécnicas, entre outros.

O técnico em Zootecnia deverá ser capaz de melhorar a qualidade da produção zootécnica e de atuar no planejamento, na administração e na execução das atividades, com base em conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, sendo, ainda, um profissional moderno, dinâmico e atualizado.

Voltar

 

Campus Santos Dumont

 

Técnico em Mecânica integrado presencial

O curso Técnico em Mecânica, na modalidade integrada, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 3 anos. O curso é ministrado em tempo integral, com aulas no período matutino e vespertino. Ao final do curso o estudante receberá o título de Técnico(a) em Mecânica.

O curso Técnico em Mecânica visa possibilitar ao estudante formação pessoal e profissional capaz de orientá-lo no seu processo de crescimento, no seu relacionamento com o seu semelhante e com o mundo; fornecer ao aluno uma sólida formação, fornecendo a sua compreensão e ajuda construtiva; desenvolvendo a capacidade de procurar dentro de si as respostas para os seus problemas, tornando-o responsável e, consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem; responder às exigências requeridas não só pelo mundo do trabalho como da sociedade em geral. Além disso, objetiva-se promover a Educação Profissional Técnica de nível médio, articulando atividades intelectuais e produtivas, teoria e prática, tecnologia e aplicação, buscando não apenas a capacidade de realizar mas também a construção de conhecimento associado aos processos.

O Técnico em Mecânica poderá atuar nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto no setor de prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção de sistemas mecânicos.

Acesse: 

Voltar

 

Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado presencial

O curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, na modalidade integrada, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 3. O curso é ministrado em tempo integral, com aulas no período matutino e vespertino. Ao final do curso o estudante receberá o título de Técnico(a) em Manutenção Metroferroviária.

O curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários visa formar profissionais capazes de realizar manutenção metroferroviária, atuando na supervisão de montagens e manutenção de vagões, locomotivas, máquinas, instrumentos de sinalização e linhas férreas; inspeção e manutenção em veículos metroferroviários; medições e testes em peças, componentes e em veículos metroferroviários; reformas de veículos e manobra de equipamentos; programação de atividades de manutenção em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, de saúde e de preservação ambiental; controles laboratoriais.

O Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários poderá atuar nas áreas de manutenção eletromecânica de vagões e locomotivas, na indústria eletromecânica e também no setor de prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção dos sistemas industrial e metroferroviário.

Acesse: 

Voltar

Versão para impressão

Para conhecer os Cursos Técnicos a Distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais acesse o site do EAD:  http://ead.ifsudestemg.edu.br/ead-cursos

 

Versão para impressão

Cursos de Graduação

Graduação é a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG ao candidato que já tenha concluído o ensino médio.

Clique no nome do curso para obter mais informações:

 

Campus Barbacena

 

Campus Juiz de Fora

 

Campus Muriaé

 

Campus Rio Pomba

 

Campus São João del-Rei

 

Campus Barbacena

 

Administração

O curso superior em Administração, ofertado pelo Campus Barbacena, é ministrado em período noturno. O curso tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Administração.

O curso superior em Administração tem como perfil formar profissionais capacitados e aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão.

O formando deverá desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Acesse:

Voltar

 

Agronomia

O curso superior em Agronomia, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 5 (cinco) anos, totalizando 10 (dez) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Engenheiro Agrônomo.

O curso foi concebido com o objetivo de propiciar a formação de profissionais para atuarem em atividades com foco no desenvolvimento rural sustentável, tendo sólida base de conhecimentos científicos, consciência ética e política e visão crítica da conjuntura econômica, social e cultural. Dessa forma, busca adequar-se às atuais tecnologias da agropecuária contemporânea e também para atender às peculiaridades socioeconômicas e ambientais da região.

O profissional Engenheiro Agrônomo deverá ser capaz de se adaptar, de modo flexível, crítico e criativo, às novas demandas agronômicas da atualidade, por meio da utilização racional de recursos disponíveis, da produção de alimentos sadios, da condição de vida digna para as famílias rurais e da preservação ambiental.

Acesse: 

Voltar

 

Licenciatura em Ciências Biológicas

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Ciências Biológicas.

O curso tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar como professores no ensino fundamental e ensino médio. O profissional deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida; adequada fundamentação teórico-prática, que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; e consciência da realidade em que irá atuar para assumir a sua responsabilidade na conservação e manejo da biodiversidade como patrimônio da humanidade, nas políticas de saúde, na biotecnologia e na biossegurança, visando à melhoria da qualidade de vida.

O curso também contempla uma visão geral da educação, dos processos formativos dos educandos e enfatiza a instrumentação para o ensino de Ciências, no nível fundamental, e para o ensino da Biologia, no nível médio. O Licenciado em Ciências Biológicas desenvolverá competências e habilidades para exercer atividades de magistério, pesquisa e extensão, o que envolve planejar, implementar e avaliar os programas do componente curricular em Ciências Biológicas, bem como os conteúdos didático-metodológicos e pedagógicos imprescindíveis ao trabalho docente.

Acesse: 

Voltar

 

Licenciatura em Educação Física

O curso de Licenciatura em Educação Física, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Educação Física.

O curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo geral promover a formação qualificada de profissionais para a atuação no processo ensino-aprendizagem da Educação Física em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação sobre a temática da área.

O licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à área. Sua atribuição central é a docência na Educação Física, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos – livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Esse profissional também atua em campos não escolares, tais como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques, em empresas que demandem sua formação específica, em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais, em empresa própria ou prestando consultoria de forma autônoma. Ele pesquisa, coordena e supervisiona equipes de trabalho em Educação Física. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, o desenvolvimento da sua consciência corporal e a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Acesse:

Voltar

 

 

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Química.

O curso de Licenciatura em Química destina-se à formação de professores de Química para atuarem no ensino fundamental e médio.

Além disso, o curso forma profissionais que poderão atuar também no ensino superior, como pesquisadores, na Gestão Escolar de forma colegiada, e poderão encaminhar seus estudos para os Programas de Pós-Graduação. O licenciado deverá atuar em atividades profissionais do setor produtivo, como supervisão de laboratórios, responsabilidade técnica em análises de controle de qualidade de matérias-primas ou produtos acabados.

Acesse: 

Voltar

 

Nutrição

O curso superior em Nutrição, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 4,5 anos (4 anos e meio), totalizando 9 (nove) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Nutrição.

O curso tem o objetivo de formar profissionais com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O nutricionista atua em prefeituras (secretaria municipal de saúde, merenda escolar, postos de saúde, dentre outros locais), participando dos programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária; integra equipes multiprofissionais de saúde; prescreve dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos; administra Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN); desenvolve atividades de auditoria, assessoria, consultoria; exerce controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência; desenvolve e avalia novas fórmulas ou produtos alimentares que poderão ser utilizados na alimentação humana.

Acesse:

Voltar

 

Tecnologia em Alimentos

O curso superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Alimentos.

O curso superior de Tecnologia de Alimentos tem o objetivo de formar profissionais para atuar no setor alimentício e do agronegócio com conhecimento crítico da realidade social, cultural, econômica e política do país. O curso objetiva formar um profissional que, além de deter o conhecimento do alimento sob os aspectos tecnológicos, bioquímicos, higiênico-sanitários, ambientais, sensoriais e nutricionais, tenha a capacidade de identificar problemas e formular soluções para atuar na cadeia produtiva, sugerindo ações que visem à melhoria da qualidade de alimentos ofertados à população. Esse profissional tem o embasamento teórico para conhecer e identificar as demandas do consumidor e atuar no sistema agroalimentar nas etapas inerentes à transformação dos alimentos, distribuição e consumo.

Objetiva-se, ainda, desenvolver no aluno o perfil de um profissional que tenha uma visão integrada do meio ambiente, com formação que permita conhecer e/ou buscar novas tecnologias, oferecendo soluções e atualização em todos os empreendimentos relacionados à Tecnologia de Alimentos. Esse profissional deve, também, ser imbuído do espírito de gestor e de empreendedor, visando ao desenvolvimento sustentável.

O Tecnólogo de Alimentos terá competências e habilidades para envolver-se com as seguintes áreas de atuação: planejamento, elaboração, supervisão e gerenciamento em todas as fases do processamento de alimentos, desde o beneficiamento das matérias-primas até a distribuição do produto final; gestão de qualidade, permitindo a adequação e o estabelecimento de padrões de qualidade para os processos; gerenciamento ou participação em equipes técnicas de empresas agroindustriais e alimentícias; assessoria e consultoria nas áreas de alimentos; planejamento de projeto industrial, como definição do lay-out de equipamentos e instalações industriais, ainda no estudo da viabilidade econômico-financeira do projeto; gerenciamento de serviços e programas de educação para o consumo alimentar em instituições públicas, empresas e organizações não governamentais; gerenciamento de unidades industriais e comerciais e de serviços de apoio ao setor alimentício, tais como: suprimento, marketing e vendas de equipamentos e de insumos, controle de qualidade e capacitação de recursos humanos; solução de problemas administrativos e/ou técnicos, manutenção das atividades da indústria dentro de um orçamento pré-estabelecido; gerenciamento de laboratórios de análises químicas, físicas, microbiológicas e sensoriais de alimentos; monitoramento de processos que visem à segurança alimentar, à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios, aos processos e tecnologias, com objetivo de atingir novos mercados, redução de custos, reutilização de subprodutos; consultoria e assistência técnica em processos tecnológicos, padrões de qualidade, normas e legislação sanitárias e padrões para exportação de produtos.

Acesse:

Voltar

 

Tecnologia em Gestão Ambiental

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar profissionais com competência para compreender e analisar criticamente as atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que possam causar impactos ao meio ambiente e propor alternativas, preventivas, mitigatórias e/ou corretivas, de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental. Pretende, ainda, desenvolver no aluno o perfil de um profissional que tenha uma visão integrada do ambiente, permitindo-o conhecer e/ou buscar conhecer novas tecnologias, oferecendo soluções modernas de gestão em todos os empreendimentos em que estiver envolvido, para atuar nos mais variados segmentos da economia, reconhecidamente carentes de profissionais da área.

O tecnólogo formado deverá estar imbuído também do espírito empreendedor, na busca do desenvolvimento sustentável, com consciência da importância do rigor técnico e científico em trabalhos diversos, como, por exemplo, de análise e avaliação ambiental.

Acesse: 

Voltar

 

Tecnologia em Gestão de Turismo

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Gestão de Turismo.

O curso tem por objetivo geral preparar profissionais para atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado, bem como dar o suporte necessário ao desenvolvimento do turismo local e regional, preservando e valorizando as características culturais, históricas e ambientais.

O tecnólogo em Gestão do Turismo é um profissional com formação eclética, amalgamada por sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de gestão, planejamento, agenciamento de viagens, transporte e marketing, alicerçada em base humanística e numa visão global, que possibilita compreender o meio social em seus aspectos político, econômico, cultural e ambiental.

Acesse:

Voltar

 

Tecnologia em Sistemas para Internet

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Sistema para Internet.

O tecnólogo em Sistema para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e de aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de sítios e portais para internet e intranet. Esse profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nos sítios da internet. Também atua com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet também são suas atribuições.

Voltar

 

Campus Juiz de Fora

 

Licenciatura em Física

O curso de Licenciatura em Física, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 4 (quatro) anos e meio, totalizando 9 (nove) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Física.

O curso de Licenciatura em Física está estruturado de forma a permitir a formação técnica aprofundada, com forte base científica, bem como conhecimento pedagógico para sua formação em Ciências Humanas. O licenciado em Física possui um perfil geral, que é comum a todos os futuros professores, e um perfil específico, que visa atender a uma necessidade individual. Assim, poderá procurar uma pós-graduação tanto em Física e Ensino como em Engenharias, Biofísica, Economia e outros.

Acesse: 

Voltar

 

Engenharia Mecatrônica

O curso superior em Engenharia Mecatrônica, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 5 (cinco) anos, totalizando 10 (dez) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Engenheiro Mecatrônico.

O curso de graduação em Engenharia Mecatrônica está estruturado de tal forma que os conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos foram organizados e distribuídos de forma adequada e progressiva para estabelecer a formação de um profissional com habilidades e competências indicadas para: conhecer e interpretar projetos e montagens de sistemas integrados eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletro-hidráulicos e mecânicos, empregados em sistemas mecatrônicos; conhecer e avaliar técnicas de diagnóstico de falhas para localização de defeitos em sistemas mecatrônicos; conhecer e saber utilizar recursos computacionais aplicados a sistemas de manufatura, projeto e análise de engenharia; conhecer e saber utilizar recursos computacionais auxiliares para cálculos e simulações relacionados aos sistemas mecatrônicos; conhecer e saber utilizar redes computacionais e industriais; conhecer e avaliar os materiais, componentes, equipamentos aplicados em sistemas mecatrônicos; ter conhecimento na área de Administração e ser capaz de desempenhar, com eficiência e eficácia, a gestão dos sistemas de produção; conhecer e avaliar técnicas, instrumentos e aparelhos específicos para controle da qualidade de produtos e processos; saber interpretar legislação e Normas Técnicas referentes à saúde e à segurança do trabalho; ter consciência do meio ambiente e saber atuar na sua preservação e conservação; atuar com espírito empreendedor, conhecendo, interagindo e influenciando nos processos decisórios dos contextos social, ambiental e econômico; compreender e incentivar a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Acesse: 

Voltar

 

Engenharia Metalúrgica

O curso de Engenharia Metalúrgica, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 5 anos e 6 meses, totalizando 11 semestres/períodos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso o estudante receberá o título de Bacharel (a) em Engenharia Metalúrgica/ Engenheiro(a) metalúrgico(a) ou Engenheiro(a) Metalurgista.

O curso de Engenharia Metalúrgica visa à formação de engenheiros metalúrgicos com sólida formação técnica e científica que habilite o profissional a produzir, utilizar tecnologias existentes e desenvolver novas tecnologias além de proporcionar uma atuação baseada no senso crítico e no exercício constante da criatividade, na identificação e resolução de problemas. Tais recursos devem ser usados para lidar com questões técnicas, políticas, socioeconômicas, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística em prol da sociedade.

O Curso de Engenharia Metalúrgica destina-se à formação de profissionais polivalentes, empreendedores e inovadores, com sólida base científica e tecnológica, preparados para se adaptarem ao mercado e suas oscilações e que os tornem capazes de prever, projetar e implementar as necessárias e constantes inovações tecnológicas em diferentes áreas de atividades. 

Acesse: 

Voltar

 

Sistemas de Informação

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Sistemas de Informação.

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa à formação de profissionais capacitados para o projeto, avaliação, desenvolvimento e gerência de sistemas de informação, tomada a informática como atividade meio. Foca a interface entre Informática e Administração, contribuindo para o uso eficiente e racional dos recursos computacionais e de comunicação das organizações.

Acesse: 

Voltar

 

Campus Muriaé

 

Administração

O curso de Administração, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 4 anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Administração.

O curso de Administração procura possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • coordenar, analisar e elaborar plano para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, políticos, históricos e ambientais;
  • reconhecer, definir problemas e equacionar soluções;
  • pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo;
  • atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se, assim, de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, vontade administrativa e vontade de aprender;
  • buscar abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.

O profissional de Administração formado pelo IF Sudeste MG – Campus Muriaé - deverá ser capaz de administrar os diversos tipos de organização em seus distintos graus de complexidade.

Acesse:

Voltar

 

Tecnologia em Design de Moda

O curso de Tecnologia em Design de Moda, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres.

O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Design de Moda.

O tecnólogo em Design de Moda elabora e gerencia projetos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos.

A proposta do curso é fornecer ao aluno conhecimentos sobre os processos de produção do vestuário e do design de moda, por meio da pesquisa de tendências, cores, formas, texturas e acabamentos e sobre o estilismo em moda.

Algumas das atividades do tecnólogo em Design de Moda são:

  • o desenvolvimento de produtos de moda, aplicando visão histórica, sociológica e prospectiva;
  • a elaboração de portfólios e dossiês;
  • a representação gráfica de suas criações;
  • a elaboração de protótipos e modelos, além da análise de viabilidade técnica do projeto.

Acesse: 

Voltar

 

Campus Rio Pomba

 

Administração

O curso superior de Administração, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Administração.

O profissional de Administração formado pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba - deverá ser capaz de administrar os diversos tipos de organização em seus distintos graus de complexidade.

O curso superior de Administração procura possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • coordenar, analisar e elaborar planos para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, políticos, históricos e ambientais;
  • reconhecer, definir problemas e equacionar soluções;
  • pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo;
  • atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se, de modo crítico e criativo, diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, vontade administrativa e vontade de aprender;
  • buscar abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Acesse:

oltar

 

Agroecologia

O curso superior em Agroecologia, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Além disso, reserva 2 (duas) vagas para os assentados da Reforma Agrária. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Agroecologia.

O curso superior em Agroecologia tem como objetivo formar profissionais com atitudes de sensibilidade, compromisso social, sólida formação tecnológica e científica, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas individuais, grupos sociais e comunidades. Serão capacitados a absorver e desenvolver tecnologias, promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção, visando racionalizar a produção vegetal e animal, em harmonia com os ecossistemas, atendendo às demandas da sociedade. Serão formados profissionais comprometidos com as propostas da agricultura familiar, do desenvolvimento local, capazes de potencializar o desenvolvimento da agroecologia.

O Bacharel em Agroecologia deverá ser um profissional capaz de interagir com diferentes saberes e competências por meio da utilização de instrumentos teórico-metodológicos e práticos em atividades relacionadas à sustentabilidade dos agroecossistemas, que é vista como resultante da ação conjunta dos fatores ambientais e socioeconômicos, os quais são a base para um desenvolvimento sustentável. Essas condições são essenciais para a formação interdisciplinar dentro do objetivo de contribuir para o desenvolvimento e consolidação de atividade de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, ele será um profissional com embasamento técnico, humano, político e metodológico capacitado para atuar na área da agroecologia em unidades familiares, comunidades, grupos e esferas públicas.

Acesse: 

Voltar

 

Ciência da Computação

O curso superior em Ciência da Computação, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Ciência da Computação.

O curso de Ciência da Computação tem como propósito oferecer ao educando formação profissional com base científica e tecnológica, em diretrizes alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho e da pesquisa acadêmica, permitindo-lhe atuar como agente de transformação do mundo pela intervenção e desenvolvimento de tecnologias, para promoção das instituições sociais e do homem.

O profissional possuirá sólida base de conhecimentos para enfrentar as frequentes modificações tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo da área da Ciência da Computação. Em termos gerais, poderá atuar profissionalmente em quaisquer atividades afins e correlatas à Ciência da Computação.

Acesse: 

Voltar

 

Ciência e Tecnologia de Alimentos

O curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, além das disciplinas científico-tecnológicas na área de alimentos, oferece formação gerencial e humana, capacitando o profissional tanto para o domínio global de processos industriais na área de transformação e conservação de alimentos, como para uma visão estratégica globalizada do setor industrial alimentício.

O profissional pode atuar nos setores da indústria de alimentos de origem animal e vegetal, em instituições de pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

Acesse: 

Voltar

 

Ciência e Tecnologia em Laticínios

O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Laticínios, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel (a) em Ciência e Tecnologia de Laticínios.

O profissional formado em bacharelado em Ciência e Tecnologia de Laticínios será capaz de planejar, organizar e fabricar produtos lácteos de acordo com as normas técnicas a fim de garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor. Também poderá atuar em instituições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvimento e inovação, participando de projetos de implantação e gestão de laticínios, melhorando as tecnologias de processamento do setor, reduzindo custos de produção, desenvolvendo produtos, e garantindo a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos. 

Acesse:

Voltar

 

Licenciatura em Educação Física

O curso de Licenciatura em Educação Física, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 anos, totalizando 8 semestres/períodos. O curso é ministrado em tempo integral, com aulas no período matutino e vespertino. Ao final do curso, o estudante receberá o título de Licenciado(a) em Educação Física.

O curso de Licenciatura em Educação Física visa à formação qualificada de profissionais para a atuação na área da Educação Física em todos os níveis e modalidades de ensino, para proposição e participação em atividades de extensão, bem como para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação sobre a temática da área. Capacita-os para inserção no mercado de trabalho, a fim de suprir as necessidades e demandas local e regional de profissionais qualificados, contribuindo para a melhoria da educação.

O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do estudante, incluindo a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Com relação às atividades de extensão, o profissional elabora e organiza eventos esportivos internos como jogos interclasses e gincanas esportivas e participa de competições esportivas externas como os Jogos Escolares, visando sempre a formação ética, moral e social, contribuindo para a formação global do estudante. 

Acesse: 

Voltar

 

Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 4 (quatro) anos, totalizando 8 (oito) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Matemática.

O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar professores comprometidos com a aprendizagem dos alunos e estimulados a pesquisar e investir na própria formação. A função do professor vai ser repensada tendo em vista as atuais concepções da educação, o desenvolvimento de novas tecnologias da informação, novas formas de ensinar e aprender e o rápido desenvolvimento do conhecimento. Assim, o profissional deve adquirir uma formação pedagógica, assumindo as atuais exigências da sociedade em relação à educação.

O perfil do profissional formado no curso será voltado para avanços científicos e tecnológicos e para os interesses da sociedade como parâmetros para a construção da cidadania. Para isso, a formação acadêmica será pautada no desenvolvimento de habilidades que possibilitem transformações qualitativas no ensino fundamental e médio.

Acesse: 

Voltar

 

Tecnologia em Laticínios (temporariamente desativado)

O curso superior de Tecnologia em Laticínios, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 3 (três) anos, totalizando 6 (seis) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Laticínios.

O curso superior de Tecnologia em Laticínios tem como objetivo oferecer ao mercado de trabalho um profissional dotado de conhecimentos técnico-científicos na área de laticínios, para atuar na obtenção, transformação e beneficiamento do leite. O tecnólogo em Laticínios poderá fazer parte de projetos de implantação de novos laticínios e atuar nos laticínios já existentes, melhorando as tecnologias de processamento do setor, desenvolvendo novos produtos e garantindo a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos. O profissional será capaz de planejar, organizar e fabricar produtos lácteos como queijos, fermentados, cremes, manteigas, sorvetes, concentrados e desidratados lácteos dentro das normas técnicas, a fim de garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Acesse: 

Voltar

 

Zootecnia

O curso superior de Zootecnia, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 5 (cinco) anos, totalizando 10 (dez) semestres. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Bacharel em Zootecnia.

O curso de Zootecnia tem como objetivo formar técnicos com capacitação superior para atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, através da aplicação dos fatores de produção, visando ao aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade em que estiver inserido.

O Bacharel em Zootecnia é um profissional das Ciências Agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou pela domesticação de animais silvestres. Seu trabalho começa antes de o animal nascer, com aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações. Ele acompanha a vida do animal, controlando a nutrição e o manejo do rebanho e fiscaliza os alimentos produzidos após o abate. Compete ainda a esse profissional o registro e o controle dos animais por meio das associações de raças e da supervisão de exposições oficiais a que concorrem esses animais. Ele pode trabalhar em fazendas, granjas, fábricas de ração, empresas rurais, laboratórios, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e escolas.

O profissional formado pelo Campus Rio Pomba terá o diferencial de saber aplicar a agroecologia na criação de animais, o que consolida os rumos tomados pela instituição e capacita o profissional a desempenhar suas funções economicamente viáveis e agroecologicamente corretas.

Acesse: 

Voltar

 

Campus São João del-Rei

 

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

O curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 2 (dois) anos e meio, totalizando 5 (cinco) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.

O curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo preparar profissionais que, acima de tudo, conheçam e saibam aplicar os princípios e tecnologias da Informática e os conceitos e técnicas de gestão e administração empresarial, possibilitando agilidade no fluxo de informações, confiabilidade e rapidez, facilitando a gestão empresarial. Pretende, assim, contribuir para o suprimento de uma lacuna importante no contexto da evolução econômica da região, pois abre perspectivas para essas pessoas e empresas enfrentar a nova economia, no que diz respeito à globalização de mercados, de forma incisiva, possibilitando o controle cada vez maior da informação para os seus produtos e,dessa maneira, estabilizar o seu crescimento de forma sustentável.

O profissional egresso do curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação deverá ser capaz de: processar informações abstraídas de uma massa incontável e crescente de dados que interessem à sociedade como um todo; atuar na elaboração e desenvolvimento de websites, no desenvolvimento e na instalação e manutenção de computadores e na elaboração e execução de projetos e sistemas de redes locais de computadores; instalar e gerenciar serviços web; aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos construídos, reconstruídos e acumulados historicamente; ter senso crítico; impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando a formação técnica ao pleno exercício da cidadania.

Acesse: 

Voltar

 

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ofertado pelo Campus São João del-Rei, tem duração de 2 (dois) anos, totalizando 4 (quatro) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo (a) em Gestão de Recursos Humanos.

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Acesse:

Voltar

Tecnologia em Logística

O curso superior de Tecnologia em Logística, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 2 (dois) anos, totalizando 4 (quatro) semestres. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Tecnólogo em Logística.

O curso tem por objetivos formar profissionais com sólidos conhecimentos dos processos de integração logística, com foco em Distribuição e Suprimentos, envolvendo os aspectos mercadológicos, fiscais e financeiros, habilitar os alunos a fazerem o acompanhamento dos processos por meio de indicadores de desempenho logístico, adequados e consistentes, de modo que os profissionais de logística possam desenvolver e / ou gerenciar projetos logísticos que levem à melhoria contínua. O curso objetiva proporcionar uma visão da gestão de negócios nas organizações, o domínio de instrumentos necessários ao meio corporativo e ao desenvolvimento das competências comportamentais imprescindíveis ao desempenho profissional.

O tecnólogo em Logística gerenciará redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagens de materiais, podendo, ainda, se ocupar do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, distribuição, programação e monitoramento do fluxo de pedidos e poderá atuar em qualquer empresa que utilize e/ou gere serviços dentro da cadeia logística de suprimentos, de uma maneira geral, contempla a abrangência gerencial da cadeia de abastecimento e estará apto a desempenhar diversas funções. Poderá atuar, nas empresas, nos cargos de analista, assessor e gerente de redes de distribuição e unidades logísticas, bem como na função de consultoria logística. Poderá trabalhar, também, nos departamentos de compras, fornecimentos e negócios, estabelecendo padrões de recebimento, armazenagem, movimentação e embalagem de produtos.

Dessa forma, ocupa-se não apenas das funções empresariais de estocagem, mas também das tarefas de movimentação e distribuição dos produtos. Enfim, considerando o envolvimento direto e necessário ao planejamento e execução do transporte de bens e serviços, o profissional de logística poderá atuar em transportadoras e nas empresas cujos serviços são geridos em centros de distribuição.

Acesse: 

Voltar

 

Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola

O Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola), ofertado pelo Campus São João del Rei, tem a duração de 04 (quatro) anos.

O Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) visa formar profissionais com domínio do uso das línguas que são objeto de seus estudos, em termos linguísticos, literários e de manifestações culturais.

A atuação social e profissional do licenciado em Letras é o magistério, em seus diversos níveis e vertentes. Os licenciados em Letras podem também atuar com críticos literários, tradutores, intérpretes, editores, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, ou ainda desenvolver pesquisas em instituições de diversas naturezas (escolas, bibliotecas, centros e instituições de pesquisa, ONGs, universidades).

Acesse: 

Voltar

 

Versão para impressão
Pós-graduação Lato Sensu

 

Pós-graduação Lato Sensu em Agroecologia - EAD

Público Alvo: Formados em cursos de ciências agrárias ou ciências biológicas.

Descrição: O Curso Lato Sensu em Agroecologia foi proposto como um aporte à formação de um profissional interdisciplinar, com visão sistêmica do processo agrícola brasileiro, para atuar como agente do desenvolvimento local, com eficiência técnica e sensibilidade para unir o conhecimento acumulado durante gerações pelos agricultores com os conhecimentos científicos atuais.

Carga horária:469 horas, sendo 64 horas presenciais 
Duração: 18 meses.
Vagas: 20
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG – www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Dias e horários Ocorrerão encontros presenciais, previamente marcado pelo professor
Coordenador: Carlos Miranda Carvalho

E-mail: carlos.miranda@ifsudestemg.edu.br

 

Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica - EAD

Público Alvo: O curso é destinado a professores da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, portadores de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) e a profissionais que pretendam ingressar na carreira do magistério no ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Descrição: O curso ora proposto permite o emprego de metodologias participativas, a vivência das situações de ensino, pesquisa, extensão e de gestão, para nelas promover a atuação prática à luz da reflexão teórica. Concebido dentro da proposta de uma pedagogia sociointeracionista e fundamentado nos seguintes pressupostos:
- A integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia, a qual contribui para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam na EPT, sustentando-se nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade como exigência da prática educativa;
- A necessidade da formação de um profissional que possa atuar em diversos níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica como professor, pesquisador, formador de formadores, gestor educacional de programas e projetos, e formulador e executor de políticas públicas;
- A contribuição da pós-graduação para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam ou venham a atuar na esfera educativa da EPT, sustentando sua prática pedagógica nos princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da flexibilidade ante as exigências crescentemente adaptativas.
 
Modalidade: a distância
Carga horária: 400 horas
Duração: período mínimo para conclusão dois (02) semestres letivos e período máximo quatro (04) semestres letivos.
Vagas: 50 vagas destinadas preferencialmente aos servidores do IF SUDESTE MG
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MGwww.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Dias e horários do curso: Ocorrerão encontros presenciais, previamente marcado pelo professor
Coordenador: Bruno Gaudereto Soares
E-mail: bruno.soares@ifsudestemg.edu.br

 

 

Pós-graduação Lato Sensu em MBA em Gestão Empreendedora

Público Alvo: Este curso destina-se a graduados em qualquer área do Conhecimento que desejem desenvolver ou aprimorar suas competências, habilidades e atitudes empreendedoras e de inovação para gerirem negócios ou empreendimentos. O MBA em Gestão Empreendedora procura possibilitar a formação profissional de profissionais que possam ter o desenvolvimento de suas competências dentro no mundo do empreendedorismo de oportunidades e de inovação, enfocando, principalmente a dimensão atitude empreendedora.

Descrição: O MBA em Gestão Empreendedora fundamenta-se na necessidade de formação continuada para profissionais que atuam que queiram aprofundar e ampliar sua formação inicial através do desenvolvimento de uma visão crítica de forma a possibilitar o desenvolvimento de suas competências dentro no mundo do empreendedorismo de oportunidades e de inovação, enfocando, principalmente a dimensão atitude empreendedora.

Modalidade: Presencial.
Carga horária: 360 horas.
Duração: 18 meses.
Vagas: 30
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG – www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Dias e horários do curso: As aulas ocorrerão durante dois ou mais finais de semana de cada mês: 
Sexta-feira: 18:30 às 22:30 horas /Sábado: 8 às 12:00h e 14 às 18:00h (Totalizando 12h por encontro) 
Cada encontro envolverá até três disciplinas diferentes. 
Coordenador: Wildson Justiniano Pinto
E-mail: wildson.pinto@ifsudestemg.edu.br
 
Acesse:
 
 
 

Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar

Público Alvo: Professores licenciados em Educação Física que atuam ou pretendem atuar na educação básica e profissionais formados em Pedagogia atuantes na educação básica, seja em serviços de gestão ou no papel de professores generalistas.

Descrição: O curso de pós-graduação lato sensu em Metodologia da Educação Física Escolar tem como finalidade resgatar a importância de se debater e construir uma educação física de qualidade, crítica e socialmente referenciada a partir da realidade e dos desafios que a prática social impõe a todos os professores.
As disciplinas abordam questões de historicidade e desenvolvimento da educação física no contexto social, político e econômico, tendo como base os conteúdos da cultura corporal, como a dança, as lutas, o esporte, a ginástica e os jogos, e temas relevantes à prática nos campos não escolares, tais como a promoção da saúde e qualidade de vida. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia ou um artigo relacionado à área de estudo.

Modalidade: Presencial
Carga Horária: 360h (incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso)
Duração: 18 meses
Vagas: 20 (duas são destinadas a servidores do IF Sudeste MG)
Local do Curso: Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG - www.jf.ifsudestemg.edu.br
Seleção: Análise da documentação, Prova escrita (Carta de Intenção) e Análise presencial do Currículo.
Dias e horários do curso: Segundas-feiras e quartas-feiras de 18h às 22h
Coordenador: Graziany Penna Dias (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711233E3)
E-mail: graziany.dias@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 4009-3012 – (32) 4009-3002

Acesse:

 

Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas
 

Público Alvo: Professores, ambientalistas, gestores de Áreas Naturais Protegidas, funcionários públicos relacionados à Conservação da Natureza, membros de Organizações Não Governamentais e Governamentais, além de outros profissionais de nível superior interessados em se especializarem na área.

Descrição: O curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas tem como finalidade preparar recursos humanos para o exercício de atividades de planejamento, implementação, organização e gerência de processos de gestão ambiental, com ênfase em áreas protegidas, realizadas em âmbito municipal, estadual e federal por instituições privadas e/ou pelo poder público.

Modalidade: Presencial podendo alocar 20% de carga horária à distância.
Carga Horária: 408h (incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso)
Duração: 12 meses
Vagas: 30 (cinco são destinadas a servidores do IF Sudeste MG)
Local do Curso: Campus Barbacena do IF Sudeste MG (www.barbacena.ifsudestemg.edu.br)
Seleção: Análise da documentação, prova escrita e análise de currículo.
Dias e horários do curso: Sextas-feiras das 19h às 22h30min e aos sábados de 8h30min às 12h e das 14h às 19h.
Coordenador: Prof. Geraldo Majela Moraes Salvio (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706978E8)
E-mail: geraldo.majela@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3693-8612

Acesse:

 

 

Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática e Física

Público Alvo: Professores licenciados em Matemática ou Física e bacharéis em áreas afins que atuam ou pretendam atuar na educação básica.

Descrição: O curso busca aprimorar os conhecimentos dos professores do Ensino Fundamental, Médio ou Superior contribuindo para a formação de um profissional comprometido com uma prática escolar inovadora, capacitando-o a analisar, refletir, criticar, criar e adaptar os conteúdos curriculares básicos de Matemática e Física com a realidade escolar do aluno.

Modalidade: Presencial.
Carga horária: 390 horas.
Duração: 18 meses.
Vagas: 20 (quatro são destinadas a servidores do IF Sudeste MG).
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG – www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Dias e horários do curso: As aulas ocorrerão durante dois ou mais finais de semana de cada mês: 
Sexta-feira: 19 às 22 horas 
Sábado: 8 às 11:30h e 13 às 16:30h (Totalizando 10h por encontro) 
Cada encontro envolverá três disciplinas diferentes. 
Coordenador: Profª. Paula Reis de Miranda (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4230441J4)
E-mail: paula.reis@ifsudestemg.edu.br

Acesse:

 

Pós-graduação Lato Sensu em Didática e Trabalho Docente:

Público Alvo: Graduados, seja, em licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Descrição: O curso busca promover a discussão sobre pressupostos políticos, didáticos e pedagógicos que orientam o complexo trabalho docente, possibilitando aos profissionais da educação um conhecimento aprofundado, teórico e prático, das questões que envolvem o trabalho que realizam. O curso visa contribuir para o desenvolvimento da educação em geral e da especialização dos docentes que atuam na Educação Básica e Superior, de modo específico, nos campos da didática e trabalho docente, atendendo aos princípios democráticos da sociedade brasileira.

Modalidade: Presencial.
Carga horária: 380 horas.
Duração: 12 meses.
Vagas: 30.
Local do Curso: Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG – www.sjdr.ifsudestemg.edu.br
Período de Realização Previsto: as aulas ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, no período noturno.
Coordenador: Professora Juliana Brito de Souza
E-mail: juliana.brito@ifsudestemg.edu.br

Acesse:

 

Pós-graduação Stricto Sensu

 

Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Público Alvo: profissionais que estejam alocados no mercado de trabalho, direta ou indiretamente ligados à área de alimentos e/ou que queiram nela ingressar. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de curso superior reconhecido por órgão competente e, preferencialmente, serem profissionais com experiência no mercado de trabalho.

Descrição: O Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos é oferecido pelo Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Área de Concentração: Ciência e Tecnologia de Alimentos engloba o conhecimento de Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal; Ciências dos Alimentos no que se refere aos aspectos químicos, bioquímicos, físico químicos, nutricionais, toxicológicos e microbiológicos. Assim, esta área traz toda a base de aplicação da investigação científica em prol do desenvolvimento de novos produtos e processos. Com o viés da ciência tem-se uma abordagem mais ampla do conhecimento e sua aplicação e, com base na tecnologia, o desenvolvimento de pesquisas que busquem abrir caminhos científicos e técnicos mais específicos, o que inclui também a gestão do sistema produtivo e de todas as ações no que tange segurança alimentar, saúde, meio ambiente e sustentabilidade.

Modalidade: Presencial
Carga Horária: 720h (incluindo a Dissertação de Mestrado)
Duração: média de 24 meses
Vagas: 10
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG - www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Seleção: Avaliação escrita, Apresentação da Proposta de Trabalho e Análise do Currículo e das Cartas de recomendação.
Dias e horários do curso: Quintas-feiras e sextas-feiras de 08h às 11h e 13h às 17h.
Coordenador: Vanessa Riani Olmi Silva (http://lattes.cnpq.br/6707960339138097)
E-mail: vanessa.riani@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3571-5767

Estrutura curricular: A estrutura curricular do curso inclui um mínimo de 720 (setecentos e vinte) horas/aula, correspondendo a 48 (quarenta e oito) créditos, divididos em:
• 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias;
• 12 (doze) créditos em disciplinas optativas conforme área de concentração e/ou linha de pesquisa;
• 24 (vinte a quatro) créditos na dissertação.

Linhas de Pesquisa:

1. Segurança alimentar e gerenciamento ambiental
A presente linha de pesquisa pretende estudar a implantação e implementação do sistema de gestão da segurança alimentar para a produção de alimentos com ênfase na gestão da qualidade. Além disso, desenvolver estratégias que incorporem as questões ambientais no processo de produção e serviços, desenvolvendo conceitos teóricos e aplicados sobre contaminantes ambientais, bioprocessos, aproveitamento, controle e tratamento de resíduos/efluentes. Objetiva-se também avaliar os impactos ambientais causados pelas atividades agroindustriais, estudar e propor alternativas para minimizá-los, visando alcançar o desenvolvimento sustentável.

2. Tecnologia de alimentos e desenvolvimento de produtos
A presente linha de pesquisa enfatiza a qualificação do aluno destinada à pesquisa aplicada, produção de tecnologia e inovação dos processos e desenvolvimento de produtos. Visa formar o profissional especializado capaz de interferir no processo de transformação de alimentos de origem vegetal e animal, desenvolvendo produtos e materiais de acordo com as demandas do mercado consumidor. Além disso, busca-se formação científica e tecnológica fundamentada na investigação e na inovação, ambas adequadas à realidade do desenvolvimento tecnológico, e inseridas no contexto social e humano dos arranjos produtivos locais e regionais. Assim, objetiva-se o desenvolvimento de tecnologias e processos e/ou produtos que possibilitem maior competitividade às empresas e ao mesmo tempo agreguem valor aos produtos, além de saúde e bem estar aos consumidores.

Site do curso: http://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/mpcta/

 

 

 

Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal

Público Alvo: O Programa de Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal visa formar profissionais com conhecimento técnico-científico de qualidade para atuar como autônomo em consultorias ou empresas de serviços na área de pecuária, além de gerar pesquisa que possa ser aplicada diretamente no desenvolvimento da região e do país. As competências serão desenvolvidas por alunos que preferencialmente já atuam profissionalmente no campo (autônomos ou empresas) e espera-se destes o aperfeiçoamento na área de nutrição e produção de bovinos, aves e suínos. Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal os portadores de diploma de Graduação na área de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, sendo o curso devidamente reconhecido por órgão competente.

Descrição: O Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal é ofertado pelo Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Área de Concentração: Nutrição e Produção Animal: A área de nutrição e produção animal engloba o entendimento sobre exigências nutricionais, avaliação e conservação dos alimentos, criação, manejo e instalações para animais. Assim, esta área traz toda a base de aplicação da investigação científica em prol da produção animal. E para o mestrado profissional busca-se interagir o viés da ciência com o campo para possibilitar desde o conhecimento mais aprofundado da nutrição e produção animal até o desenvolvimento de processos e/ou produtos que atendam as demandas científicas e técnicas mais específicas, o que inclui também a gestão do sistema produtivo.

Modalidade: O ensino será organizado em forma de disciplinas, devidamente codificadas, ministradas a cada 2 meses sob a forma presencial.
Carga Horária: 24 créditos
Duração: 24 meses podendo haver prorrogação máxima de 06 (seis) meses mediante justificativa do discente e orientador
Vagas: 10
Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG - www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
Seleção: Avaliação escrita, Apresentação da Proposta de Trabalho e Análise do Currículo e das Cartas de recomendação.
Dias e horários do curso: uma semana de aulas ministradas a cada 2 meses sob a forma presencial.
Coordenador: Rafael Monteiro Araújo Teixeira ( http://lattes.cnpq.br/9680326018811494 )
E-mail: rafael.teixeira@ifsudestemg.edu.br 
Telefone: (32) 3571-5722

Estrutura curricular: Cada disciplina possui uma carga horária de 60 horas teóricas, equivalentes a 4 créditos e será ministrada de forma condensada de segunda a sábado, totalizando um mínimo de 45 horas em sala de aula; sendo permitido que um máximo de 15 horas seja obtido com a elaboração de uma revisão de literatura e/ou estudo dirigido. A integralização dos estudos necessários será expressa em unidades de crédito, sendo 1 (um) crédito correspondente a 15 (quinze) horas de atividades programadas.

O aluno do Curso de Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal deverá integralizar um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas de acordo com o programa de estudo elaborado pelo professor orientador. Havendo para tal, 3 disciplinas obrigatórias, 9 disciplinas para a área de concentração na linha de pesquisa em Nutrição e Produção de Aves e Suínos e 10 disciplinas para a área de concentração na linha de Pesquisa em Nutrição e Produção de Bovinos.

Linhas de Pesquisa:

I – Nutrição e Produção de Aves e Suínos: A presente linha de pesquisa pretende estudar conceitos importantes aplicados a nutrição e a produção de aves e suínos, bem como investigar e desenvolver tecnologias aplicadas aos sistemas de criação de aves e suínos buscando eficiências produtivas e econômicas.

II – Nutrição e Produção de Bovinos: A presente linha de pesquisa pretende estudar conceitos importantes aplicados a nutrição e a produção de bovinos de leite e de corte, bem como investigar e desenvolver tecnologias aplicadas aos bovinos mantidos em sistemas de pastejo e/ou de confinamento almejando eficiências produtivas e econômicas.

Site do curso: https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/mestradozootecnia/

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES

AnexoTamanho
Regulamento da Pós-graduação Lato Sensu do IF Sudeste MG324.8 KB
Regulamento da Pós-graduação Stricto Sensu do IF Sudeste MG262.53 KB
Regulamento Geral da Pós-graduação do IF Sudeste MG349.82 KB
Versão para impressão

Cursos de Formação Inicial e Continuada

O que são?

Os cursos "FIC" são cursos rápidos, que possibilitam ao aluno se aperfeiçoar e se atualizar em determinada área, independente do nível de escolaridade. Segundo o Art. 3º do Decreto 5.154/2004, que regulamenta o Capítulo III da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), "os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social”.

A quem se destinam?

Os cursos FIC destinam-se a trabalhadores que desejam se inserir ou reinserir no mundo do trabalho e também elevar seu nível de escolaridade.

Carga Horária/Duração

A carga horária varia de 160 a 400 horas, com duração de 3 a 6 meses.

Objetivos dos cursos FIC

  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica;
  • Proporcionar aos trabalhadores o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
  • Qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho;
  • Ampliar as competências profissionais de trabalhadores;
  • Despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência socioambiental.

A oferta dos Cursos FIC nos Institutos Federais

O Art. 7º da Lei 11.892/2008 inclui a oferta de cursos FIC como um objetivo dos Institutos Federais: “...ministrar cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica”. 

A seleção de candidatos aos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) é feita mediante a publicação de editais. Para saber mais informações, entre em contato com os campi ofertantes ou acompanhe divulgações nos sites.

Lista de cursos FIC do IF Sudeste MG

Contatos:

  • Campus Avançado Bom Sucesso: (35) 3841-3948
  • Campus Avançado Cataguases: (32) 3421-1013
  • Campus Avançado Ubá: (32) 3539-6404

Resolução de abertura dos cursos FIC

AnexoTamanho
Resolução N° 02 - 2013 - Autoriza oferta de cursos FIC em Bom Sucesso391.46 KB
Resolução Nº 21 - 2013 - Autoriza oferta de cursos FIC em Bom Sucesso505.14 KB
Resolução N° 42 - 2012 - Autoriza oferta de cursos FIC em Bom Sucesso427.15 KB
Resolução N° 59 - 2012 - Autoriza oferta de cursos FIC em Bom Sucesso423.97 KB
Resolução Nº 14 - 2016 - Autoriza oferta de curso FIC em Ubá29.39 KB
Resolução Nº 11 - 2016 - Autoriza oferta de curso FIC em Cataguases29.4 KB
Resolução Nº 20 - 2016 - Autoriza oferta de curso FIC em Cataguases 54.84 KB
Versão para impressão

Proeja

Educação de Jovens e Adultos - Proeja é a modalidade de educação oferecida pelo IF Sudeste MG integrada ao ensino médio, ou seja, o aluno cursa o ensino médio e o profissionalizante na mesma Instituição.

 

Campus Juiz de Fora

Técnico em Secretariado

Organiza a rotina diária e mensal da chefia ou direção, para o cumprimento dos compromissos agendados. Estabelece os canais de comunicação da chefia ou direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira. Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia ou direção. Controla e arquiva documentos. Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional. Utiliza aplicativos e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação.

Acesse:

 

Campus Muriaé

Técnico em Orientação Comunitária

Auxilia e apoia a organização de grupos de interesse na comunidade, colaborando em ações de cultura e desenvolvimento local. Atua também em diferentes temáticas (meio ambiente, turismo, trabalho e renda, saúde, educação, esporte e lazer). Trabalha sob supervisão de profissional de nível superior da área social, contribuindo para o desenvolvimento de lideranças comunitárias. Participa, ainda, de campanhas educativas. Colabora na integração da comunidade com suas escolas, articulando e promovendo ações de aproximação positiva entre elas.

Acesse: