Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Gestão de Pessoas > Mapeamento de Processos
conteúdo

Mapeamento de Processos

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) é o órgão responsável por planejar, coordenar, gerir e supervisionar a execução de atividades relacionadas a políticas de gestão de pessoas.

Tal finalidade se coloca como mecanismo necessário para que as áreas fins (Ensino, Pesquisa e Extensão) possam alcançar os objetivos institucionais, para a entrega de ensino público, gratuito e de qualidade.

Dentro desse contexto, uma série de serviços são prestados pela Diretoria de Gestão de Pessoas, em conjunto com suas Coordenações, e envolvem diversos atores institucionais. Mas para que os serviços se mantenham ou melhorem, com economia, racionalização de tempo e de recursos humanos, é imprescindível que se conheça a cadeia de tramitação de cada serviço/produto, desde a sua fase de solicitação ou preparação até a sua entrega final.

A gestão de processos se coloca, portanto, como ferramenta capaz de propiciar a definição mais adequada para a efetivação de cada atividade do processo e a definição de indicadores gerenciais que permitirão a mediação, análise e melhoraria de cada processo. 

No mesmo compasso, com o mapeamento dos processos, através de demonstração visual de toda sua cadeia de produção, pretende-se o seu refinamento através da interlocução entre as partes envolvidas, de forma a verificar, conscientizar, inovar ou mesmo redesenhá-lo caso não esteja agregando o valor esperado ao IF Sudeste MG. Assim, mais do que a gestão de processos, pretende-se a implementação efetiva de uma gestão por processos, entendendo-se que as atividades são parte de um todo e que contribuem decisivamente para o sucesso de outros processos dentro da instituição. 

Nesta página, você poderá verificar os processos mapeamos pela área Gestão de Pessoas, conhecendo e visualizando o seu fluxo operacional, além de manter viva a memória institucional por meio da definição concreta de cada tarefa a ser executada pelas partes envolvidas, especialmente pelos responsáveis pelo processo.


 

Processos Mapeados

 

PROCESSOS DE NEGÓCIO PARA CLIENTES

BENEFÍCIOS, GRATIFICAÇÕES E INDENIZAÇÕES

 

LICENÇAS

 

AFASTAMENTOS

 

CONCESSÕES

 

AVALIAÇÃO FUNCIONAL

 

MOVIMENTAÇÃO

 

APOSENTADORIA E PENSÃO

 

PROCESSOS INTERNOS