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A Ouvidoria Pública Geral do IF Sudeste MG é uma unidade de interlocução entre o cidadão, os alunos e os setores acadêmicos e administrativos da Instituição, em defesa dos direitos dos estudantes, dos servidores e da comunidade externa. Trata-se de um instrumento a serviço da democracia, que deve funcionar como agente promotor de mudanças, favorecendo a valorização do elemento humano e a satisfação das necessidades do cidadão, garantindo, assim, a prestação de serviços públicos de qualidade.

Quais são os canais de acesso à Ouvidoria?

  1.  Plataforma Fala Br (falabr.cgu.gov.br):  Este é o canal preferencial. Para encontrar nossa instituição nessa plataforma utilize a sigla IFSEMG;
  2. Email: ouvidoria@ifsudestemg.edu.br;
  3. Telefone/ whatsapp: (32)98435-1029; 
  4. Atendimento presencial na Reitoria, agendado previamente por email ou telefone.


Os dias da semana e horários de atendimento presencial (*) são:

Segundas, quartas e sextas-feiras, de 14 às 17 horas;
Terças e quintas-feiras, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Quais são as manifestações que podemos enviar para a Ouvidoria?  

  • Denúncia: comunicação escrita que indica irregularidade por parte da Instituição ou de seus servidores, que venha a ferir a legislação ou as normas internas do IF (ex: assédio moral, assédio sexual, racismo, lgbtfobia, bullying, violência de gênero, agressões físicas ou verbais, intolerância religiosa, atos de improbidade administrativa, etc)  
  • Reclamação: comunicação verbal ou escrita que relata a manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou servidor público; (ex: atendimento inadequado, demora na emissão de documentos, problemas com a infraestrutura da instituição, dificuldades de aprendizado e relacionamento com professores, falta de acessibilidade para alunos com necessidades especiais, etc)
  • Elogio: comunicação verbal ou escrita que demonstra apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido por pessoas que se utilizaram do serviço/atendimento;
  • Sugestão: comunicação verbal ou escrita cuja apresentação contém uma ideia ou proposta para aprimoramento dos serviços realizados pelo IF Sudeste MG;
  • Informação: manifestação recebida diretamente pela ouvidoria ou pelo SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) solicitando informação ou esclarecimento.


Em caso de denúncia, quais cuidados devemos ter com a manifestação?

Por se tratar de manifestação indicativa de atos ilícitos, a denúncia, mesmo que anônima, precisa ser feita com bastante seriedade,  devendo conter:

a) descrição mais exata possível do fato denunciado, com indicação do seu autor, data, local e demais circunstâncias do acontecimento;

b) elementos que possam comprovar o fato denunciado (ex: fotos, videos, documentos, nomes de testemunhas, etc)   

A identidade do denunciante será protegida? 

A Ouvidoria Pública Geral do IF Sudeste MG manterá sob sigilo o nome do denunciante, salvo por ordem judicial ou nos casos em que sua identificação junto aos órgãos da Instituição seja indispensável para solução do problema e atendimento do interessado, como na hipótese de o denunciante ser a própria vítima do fato ( Regulamento próprio da unidade de Ouvidoria do IF Sudeste MG.)

Qual é o prazo para atendimento às manifestações de Ouvidoria?

Os manifestantes registrarão suas manifestações, preferencialmente, pela plataforma Fala.BR  e serão atendidos dentro do prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (dias), se for o caso. 

Onde são realizados os atendimentos presenciais da Ouvidoria? 

Os atendimentos presenciais deverão ser agendados previamente por meio do telefone ou e-mail ouvidoria@ifsudestemg.edu.br e serão realizados no endereço abaixo:

IF Sudeste MG - Reitoria
Av. Luz Interior, 360, 9º andar, bairro Estrela Sul

Juiz de Fora - MG