Você está aqui: Página Inicial > Institucional
conteúdo

CAMPUS MANHUAÇU

Foto Campus Manhuaçu, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

A sede do Campus Manhuaçu localiza-se no distrito de Realeza, situado no encontro das principais rodovias do país: a BR-116 e a BR-262. O objetivo do IF Sudeste MG é atender as demandas da região e do arranjo produtivo local (APL), oferecendo cursos públicos, gratuitos e de qualidade à população, possibilitando, assim, a inserção de profissionais habilitados no mercado de trabalho.

O campus beneficiará os seguintes municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Caputira, Carangola, Caratinga, Chalé, Divino, Durandé, Espera Feliz, Fervedouro, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Orizânia, Pedra Bonita, Piedade de Caratinga, Raul Soares, Reduto, Rio Casca, Santa Bárbara do Leste, Santa Margarida, Santa Rita de Minas, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia, Ubaporanga e Vermelho Novo.

A implantação da unidade de Manhuaçu pelo IF Sudeste MG faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, anunciada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 16 de agosto de 2011. Para definir os municípios contemplados, o governo federal considerou, entre outros critérios, aqueles com população acima de 50 mil habitantes e o perfil dos APLs.

Os institutos federais, segundo a Lei n° 11.892, de dezembro de 2008, têm entre suas finalidades e características a oferta de educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.