Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS MANHUAÇU

Foto Campus Manhuaçu, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

A sede do Campus Manhuaçu localiza-se no distrito de Realeza, situado no encontro das principais rodovias do país: a BR-116 e a BR-262. O objetivo do IF Sudeste MG é atender as demandas da região e do arranjo produtivo local (APL), oferecendo cursos públicos, gratuitos e de qualidade à população, possibilitando, assim, a inserção de profissionais habilitados no mercado de trabalho.

O campus beneficiará os seguintes municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Caputira, Carangola, Caratinga, Chalé, Divino, Durandé, Espera Feliz, Fervedouro, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Orizânia, Pedra Bonita, Piedade de Caratinga, Raul Soares, Reduto, Rio Casca, Santa Bárbara do Leste, Santa Margarida, Santa Rita de Minas, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia, Ubaporanga e Vermelho Novo.

A implantação da unidade de Manhuaçu pelo IF Sudeste MG faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, anunciada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 16 de agosto de 2011. Para definir os municípios contemplados, o governo federal considerou, entre outros critérios, aqueles com população acima de 50 mil habitantes e o perfil dos APLs.

Os institutos federais, segundo a Lei n° 11.892, de dezembro de 2008, têm entre suas finalidades e características a oferta de educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Localização

Sobre o Diretor Geral

O professor José Geraldo Soares, possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa, em 16 de agosto de 1991. Foi professor do INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA, curso de Agronomia, no período de agosto de 1988 a outubro de 2010. Foi professor do INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - IF Goiano - Câmpus Iporá - GO no período de novembro de 2010 a março de 2015. Atualmente é professor do INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu - MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia - Olericultura, Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento agrícola, cultivares, adubação, culturas, alface, cebola, praga, repolho, alho, tomate, abóbora, pimentão, produção de mudas de hortaliças, cenoura, beterraba, melancia, taro, frutíferas diversas, propagação de frutíferas e manejo de culturas. Culturas anuais (grandes culturas - soja, feijão), perenes e Cafeicultura.

Diretor Geral

Prof. José Geraldo Soares