Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > 11 de agosto – Dia do Estudante

11 de agosto – Dia do Estudante

Estudantes do ensino médio, técnico, superior e pós-graduação do Campus Barbacena compartilham como é ser aluno desta instituição .

No dia de hoje, 11 de agosto, comemora-se o Dia do Estudante. Sua data foi escolhida em 1927, em reconhecimento aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por Dom Pedro I. Este mesmo dia também marcou eventos importantes ao longo da história, como a criação da entidade representativa dos estudantes no Brasil, a União Nacional de Estudantes-UNE, que aconteceu em 1937. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_estudante).

Para homenagear esta data tão especial, alguns alunos compartilharam como é estudar no IF Barbacena:

"Fazer parte do corpo discente do IF Sudeste MG - Barbacena é poder usufruir de um ensino público de altíssima qualidade além de ser uma enorme satisfação. Enxergo no ato de educar, de instruir, uma forma sólida e o caminho mais célere para se construir uma grande nação. Foi nesta instituição que iniciei minha vida profissional e na mesma fui agraciado com a oportunidade de estar realizando uma pós graduação que somará muito no aprimoramento contínuo de minhas faculdades físicas, intelectuais e morais. Adquirir e disseminar conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento humano. Gratidão por me sentir realizado em fazer parte desta instituição. Obrigado.” (Alfeu França de Oliveira, discente da Pós-Graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas)

“Ser estudante é bom em qualquer lugar, mas ser estudante do IF Sudeste MG BQ é mais do que especial. É onde me senti acolhida tanto pelos meus colegas de sala quanto pelos meus professores, é onde descobri o que é realmente participar de um projeto (Mulheres Mil). Os professores e servidores são exemplos para minha formação.” (Larissa Souza Teixeira - Tecnologia em Alimentos 5° período)

“Ser aluna do IF Campus Barbacena foi com certeza uma das melhores oportunidades da minha vida, desde que comecei a estudar lá adquirir bastante aprendizado que agregaram muito no meu crescimento tanto pessoal, quanto acadêmico. Os professores são excelentes, demonstram sempre a satisfação em escolher a profissão por amor e anseio por ajudar o próximo sempre com dedicação e responsabilidade, além de ensinarem que não é só exercer uma técnica, vai muito, além disso. O instituto oferece um ótimo suporte ao aluno com uma ótima qualidade de ensino que pode ser aplicada a qualquer campo de atuação, além de oferecer uma infraestrutura de excelência como os laboratórios voltados as práticas que vemos em campo de estágio, biblioteca, quadra, entre outros. Cabe ressaltar ainda os projetos de extensão que são desenvolvidos ao longo do curso; em que tive a oportunidade de participar, proporcionando um somatório na vida acadêmica. Por conta da pandemia e a própria suspensão das aulas acabou retardando o contato entre aluno e instituição, todavia sou grata a todos que compõem o IF por toda a dedicação depositada em realizar um excelente trabalho e ao acolhimento que sempre recebemos. “ (Vitória Catarine da Silva Leal - Técnico em Enfermagem – 4º período)

“Uma das coisas que eu acho muito bom no IF, é a estrutura disponível nas aulas do curso técnico, sendo que cada aula explora um ambiente diferente, o que ajuda muito na hora de entender toda a matéria, além dos professores serem todos muito capacitados para nos ensinar da melhor forma.” (Samuel Corsini - 2°C – Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio)

A todos os estudantes, parabéns pelo seu dia!