Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > 1° Festival de Música do IF Sudeste MG emociona público e participantes

1° Festival de Música do IF Sudeste MG emociona público e participantes

As apresentações foram de composições inéditas (próprias) de Música Popular Brasileira. Tiveram participações de solos e de bandas de toda a comunidade.
Exibir carrossel de imagens
  • 20231130163250__MG_4671.JPG
  • "> 20231130183311__MG_4868.JPG
  • "> 20231130193441__MG_4910.JPG
  • "> 20231130193526__MG_4920.JPG
  • "> 20231130193711__MG_4934.JPG
  • "> 20231130193818__MG_4942.JPG
  • "> 20231130193919__MG_4945.JPG
  • "> 20231130194053__MG_4960.JPG

Na última quinta-feira, 30/11, no Auditório 2 do Campus Barbacena, 10 artistas se apresentaram para uma plateia composta por alunos, egressos, professores e servidores  do IF Sudeste MG, e também comunidade externa.

As apresentações foram de composições inéditas (próprias) de Música Popular Brasileira. Tiveram participações de solos e de bandas de toda a comunidade.

O 1º Festival de Música do IF Sudeste MG visou contribuir para o aprimoramento, desenvolvimento e promoção da cultura musical brasileira, bem como congregar e celebrar com a comunidade do IF Sudeste MG, os 113 anos do Campus Barbacena, desenvolvendo o sentido de pertencimento de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados.

Durante o Festival uma comissão julgadora avaliou as apresentações. O júri técnico foi composto pelos profissionais:

Alan Patrick Rosa é Voice coech ( professor de canto), Ana Gouvêa cantora da Banda Ana Gouvêa; Antônio Carlos Caires Costa - Secretário Executivo na Pró-Reitoria de Extensão e Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer do IF Sudeste MG; Claudilene Márcia Figueiredo Ferrão, servidora do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, ex-integrante da banda católica “Sagrada Face” e atualmente integrante da Banda Fora de Forma do Campus Barbacena; Daniel Duarte Paulo, baterista e professor de música; Lucas Tavares Diretor do Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos em Barbacena; Romualdo Santarosa de Sousa, Psicólogo Educacional. Foi um dos autores do Projeto de Extensão Música no Campus Barbacena (2012). Em 2013, foi um dos fundadores da Banda IFora de Fora, grupo formado por servidores do Campus Barbacena. Foi um dos idealizadores da Quarta Cultural, atual Socialização Musical no Campus Barbacena, desde 2018. Coordenou o Projeto Psicologia, Música e Xadrez: práticas para promoção da saúde mental (2022-2023).

De acordo com os critérios estabelecidos no edital, a comissão julgadora  avaliou e premiou as apresentaçãoes nas categorias:

Melhor Música:

• 1° Lugar - Alma leve - Ana Ely
  • 2° Lugar - Sem Perfume – Banda Carmocelis
  • 3° Lugar - Solstício - Meraki

Melhor intérprete - Alma leve - Ana Ely
Melhor instrumentista - Leonardo (guitarra)  Banda Carmocelis
Melhor composição - Olhar - Sr. Sudo

O 1º lugar da Melhor Música, Alma leve - Ana Ely, ganhou como premiação a gravação da música pelo Studio LR music com lançamento em todas plataformas digitais spotify , Deezer , Apple music.

"Eu escrevi a música para uma pessoa muito especial para mim que me mostrou que o amor verdadeiro é leve, é transformador. Capaz de realizar nossos sonhos, de fazer sentir gratidão por estarmos vivos. Eu fiquei muito feliz com o Festival, pois foi a primeira vez que eu mostrei essa música assim para outras pessoas. (...) Eu fiquei muito emocionada porque eu cumpri com o meu objetivo naquele dia. Eu sempre pensei que o meu propósito com a música é transbordar amor; alcançar o coração das pessoas. É fazer elas terem uma outras perspectiva sobre a vida. Uma perspectiva mais amorosa , mais carinhosa, mais grata . E naquele dia eu consegui. Eu tive um retorno único e muito lindo com a plateia , com os outros participantes. Foi uma conexão indescritível Só isso já valeu pra mim. E saber que a música ganhou a premiação e eu ter ganhado na categoria de melhor interprete significa demais, porque realmente eu consegui passar, o que eu queria passar. E isso não tem preço. A música sempre foi me", destacou u jeito de me colocar no mundo E saber que eu estou conseguindo fazer isso é muito bonito . Só tenho a agradecer.", destacou a cantora Ana Ely.

Os coordenadores do Festival comemoraram o sucesso do evento. "Em todos os aspectos, o I Festival de Música do IFSudesteMG - IFestival superou todas as expectativas. Seja em termos de participação, público ou estrutura, tudo de muita qualidade, feito com muita alma e paixão por todos os envolvidos. Parabéns a esta Instituição que pulsa por meio da arte e da cultura. Viva a música. O IFestival nasceu para continuar. Preparemo-nos para II IFestival, em 2024.", finalizou o professor do Campus Barbacena, professor Valdir José da Silva.