Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > 2019 > 05 > Semana Acadêmica do Meio Ambiente é sucesso no Campus Barbacena

Semana Acadêmica do Meio Ambiente é sucesso no Campus Barbacena

A Semana Acadêmica de Meio Ambiente abrangeu os cursos de Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental e Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas. Para planejar a programação do evento, os professores e coordenadores de cada curso estiveram reunidos com os alunos para que eles sugerissem temas de maior interesse. A professora e coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Ana Carolina Moraes Campos considera importante a interação com os alunos. “É através da demanda deles que nós buscamos os pesquisadores e professores das áreas que eles têm afinidade para ministrar as palestras. Nós tentamos casar a necessidade dos alunos em relação a temas atuais como gestão de resíduos sólidos e saneamento em sistemas descentralizados com a formação que eles tem aqui dentro do Campus.”

Ana Carolina conta que considera essencial investir em eventos como a Semana Acadêmica pois o contato que os discentes têm com outros profissionais da área é extremamente significativo para trazer visão de inovação, pesquisa, desenvolvimento de tecnologias diferenciadas. Além de que a multidisciplinaridade de visões e opiniões é um complemento para formação dos alunos.

“Saneamento ambiental em sistemas descentralizados” foi tema da palestra de Camila Silva Franco, formada em Engenharia Ambiental pela Unesp. Na ocasião, a engenheira conversou com os alunos sobre o tratamento de água e esgoto e a destinação de resíduos sólidos em escala micro, por exemplo, dentro de casa. “É muito complexo entender uma estação de tratamento grande. É importante eles compreenderem como podem captar e tratar a água e esgoto de casa para depois pensarem numa escala maior.” Além disso, a palestrante conta que saneamento ambiental é um assunto muito importante e aplicável ao Campus Barbacena por ser um tema abrangente e que pode instigar os alunos à fazer pesquisa com toda a gama de espaços que o Campus oferece.

Para Gabriel Botelho, aluno do quinto período de Tecnologia em Gestão Ambiental, o evento trouxe muitas atividades interessantes. ”Na quarta feira eu assisti uma mesa redonda com egressos do Campus. Eles falaram sobre como é a gestão ambiental dentro do serviço público. Na minha opinião, foi uma das melhores partes do evento.”