Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos do curso Bacharelado em Gestão Ambiental e da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas participam do 22º Congresso Nacional de Meio Ambiente em Poços de Caldas
conteúdo

Geral

Alunos do curso Bacharelado em Gestão Ambiental e da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas participam do 22º Congresso Nacional de Meio Ambiente em Poços de Caldas

Leia a matéria completa.

Entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025, alunos do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e da Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Campus Barbacena junto ao professor Geraldo Majela Moraes Salvio representaram a Instituição no 22º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (MG), grande encontro científico do país voltado à sustentabilidade e à pesquisa na área ambiental.

Com trabalhos aprovados e apresentados ao público acadêmico, os estudantes demonstraram o compromisso da instituição com a formação de profissionais críticos, inovadores e engajados com as causas ambientais. A participação dos discentes no congresso reforça a importância da pesquisa acadêmica como instrumento de transformação social e evidencia o papel do curso Bacharelado em Gestão Ambiental na formação de profissionais comprometidos com o futuro sustentável do planeta.

A aluna Abigail Lima Carpinetti Neta da Silva, bolsista FAPEMIG e orientada pela professora Antonia Samylla Oliveira Almeida, apresentou dois projetos desenvolvidos no último ano, um deles em uma ação integrada com o Centro de Educação Ambiental do Campus Barbacena. Os trabalhos apresentados pela referida aluna foram intitulados Jenga de Educação Ambiental: desenvolvimento e aplicação de jogo educativo e Impactos ambientais do lançamento de resíduos de estação de tratamento de água in natura em corpo hídrico: uma análise de caso.

O estudante Leo Fletcher Hope participou com os trabalhos: Grande Gestor: gamificação da educação ambiental em unidades de conservação na Reserva Natural e Cultural de Barbacena e o Banco de sementes pedagógico como ferramenta de educação ambiental e inclusão social. Já a aluna Cláudia Dias de Sá apresentou o estudo Análise do índice de qualidade de água em nascentes contribuintes da microbacia do Córrego da Benta, enquanto Thayná Gonçalves Machado apresentou o trabalho Qualidade ambiental de nascentes em área de recuperação: estudo de caso na Reserva Cultural e Ambiental de Barbacena-MG.

Os alunos Leo Hope, Cláudia Dias e Thayná Gonçalves foram bolsistas do Grupo Seroepe – Ciências Ambientais Aplicadas entre os anos de 2024 e 2025 e desenvolveram pesquisas e atividades de extensão e ensino voltadas à conservação de recursos naturais, monitoramento de parâmetros de qualidade de água e à educação ambiental na área da Reserva Natural e Cultural de Barbacena.

"A presença dos nossos alunos em um evento de alcance nacional mostra o comprometimento dos docentes do IF Sudeste MG - Campus Barbacena na formação de pesquisadores e cidadãos capazes de propor soluções reais para os desafios ambientais. Além disso, a participação neste tipo de evento favorece o networking dos nossos professores e alunos com diversas instituições de ensino e pesquisa renomados do Brasil, promovendo debates sobre as principais questões ambientais da atualidade e compartilhando experiências que inspiram novas práticas sustentáveis", destacou a professora Antonia Samylla Oliveira Almeida, coordenadora Grupo Seroepe – Ciências Ambientais Aplicadas.

Fonte e fotos: Antonia Samylla Oliveira Almeida

registrado em: