Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física participam de atividade diferenciada na disciplina de biologia geral

Os alunos do primeiro período do Curso de Licenciatura em Educação Física participaram de uma atividade diferente na disciplina de biologia geral, ministrada pelo professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira.

Na ocasião, foi proposta a construção de uma ponte com materiais recicláveis. A turma foi dividida em grupos para esse trabalho. Mas o que seria a ponte? Conforme o professor José Emílio, a ponte seria a célula e sua construção seria uma forma de testar como acontece sua formação.

“O objetivo foi ter uma ideia de como se forma uma célula. Eles estudaram a origem e ao mesmo tempo ficaria muito melhor se eles testassem sua formação.”, explicou o professor.

A estudante Ana Carolina da Silva Teixeira gostou da nova experiência. “Depois o professor acabou mostrando para gente o conceito do trabalho, que era a representação de várias células juntas.”, refletiu.

O professor também apontou como finalidade da atividade, a avaliação de como os estudantes se portariam usando os mesmos materiais e instruções.

“A partir da construção do pensamento, dos materiais, já teve um outro cunho que é o científico. A gente consegue ver que os mesmos materiais com ideias diferentes deram origem a pontes diferentes, com variação de peso e de força da estrutura.”, apontou a estudante, Kariana Cristina dos Santos Loures.

Ainda sobre os materiais, o aluno Eduardo Ribeiro destacou a importância da reutilização dos mesmos. “Gostaria de destacar que foi uma atividade que nos ajudou na reutilização de materiais.”

O trabalho em equipe também foi evidenciado como diferencial pelos alunos. “É uma atividade que traz uma compreensão de atividade em grupo.”, enfatizou a discente Rafaela Beatriz Pereira.

O professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, concluiu que a atividade foi um sucesso. “Qual foi a novidade? O material sendo o mesmo e a informação sendo a mesma, só que cada um construiu um tipo de ponte, como por exemplo de madeira, canudos de plástico, papel e alguns usaram outros materiais bem diferentes. E o trabalho foi em grupo de modo que cada um traria a informação desenvolvida anteriormente e aquela informação mudaria para construir uma ponte, coisa que eles nunca fizeram na vida É como se fosse uma célula, o espermatozoide encontrando o óvulo e formando um zigoto.”