Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos do Curso Técnico em Enfermagem e Diretoria de Extensão participam de Ação Social em comemoração ao Dia do Trabalhador

Na ocasião, os estudantes do Curso Técnico de Enfermagem sob orientação dos professores do curso, abordaram o tema "obesidade infantil" e realizaram aferição de pressão arterial e glicemia.

Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem participaram de uma ação social em comemoração ao Dia do Trabalhador, em parceria com a UBS de Nossa Senhora das Dores.

O evento ocorreu no domingo, dia 01/05, de 11:00 às 16:00, na Praça Padre Hilário e contou com o apoio do IF Sudeste MG- Campus Barbacena, por meio de parceria com a Diretoria de Extensão.

"As ações sociais realizadas fora dos estabelecimentos de saúde e em horários não convencionais, são estratégias importantes para alcançar pessoas que não costumam frequentar a unidade básica devido a longa jornada de trabalho. Portanto, a campanha realizado no domingo, especialmente no contexto do Dia do Trabalhador, foi eficaz para atingir o público-alvo. Além das palestras específicas de conscientização do trabalhador rural organizadas pela UBS, nós (alunos e professores do IF) abordamos o tema prevenção de doenças cardiovasculares, considerando que estas representam um percentual elevado nas causas de morte no Brasil. Para tanto, fizemos aferição de pressão arterial, glicemia, medida de circunferência abdominal e conscientizamos a população sobre a importância da adesão ao tratamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus, além da prevenção da obesidade infantil. O evento foi muito animado com música e dança.", destacou a professora do Curso Técnico em Enfermagem do Campus Barbacena, Elaine Amaral de Paula.

Para a estudante do Curso Técnico em Enfermagem do Campus Barbacena, Fernanda Cristina de Oliveira e Silva, "o evento realizado em Nossa Senhora das Dores teve como principal objetivo promover saúde das famílias locais através de palestras sobre prevenção de acidentes, saúde bucal, vacinação e, também, atividades lúdicas como música, dança e sorteio de brindes. Foi um momento importante para interagir com a população e pôr em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula."