Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participam de "Gincana da Química"

A “Gincana da Química / 2022” foi aplicada em 16.12.2022, a 5 turmas de cursos Técnicos Integrados (2º e 3º Agroindústria, 3º Hospedagem, 2º e 3º Química) como encerramento das atividades do ano letivo.

A “Gincana da Química / 2022” foi aplicada em 16.12.2022, a 5 turmas de cursos Técnicos Integrados (2º e 3º Agroindústria, 3º Hospedagem, 2º e 3º Química) como encerramento das atividades de um ano diferente, após pandemia, que, presencialmente, iniciou-se com muitos desafios e expectativas.

Houve a participação no planejamento/organização e na aplicação dos Licenciandos em Química Luiz Gustavo Ferreira Campos, Bruno Eduardo Silva do Carmo, Thiago Viana Ferreira e Paulo Augusto da Costa; e dos Licenciandos em Ciências Biológicas Karina da Silva Leite, Maria Júlia Vidal, Nathália do Carmo Santos, José Orlando Silva e Sara Sthefani Ribeiro de Oliveira; sob a coordenação dos Professores Regina Lucia Pelachim Lianda e Breno Rafael Resende Esteves.

"Foi uma grande experiência, trazendo resultados positivos e aspectos a serem melhorados, sendo a primeira vez que foi realizada envolvendo várias turmas simultaneamente.", destacou a professora Regina  Lucia Pelachim Lianda.

Com o intuito de promover a interação entre alunos de diferentes turmas, houve a atuação de 24 grupos de estudantes, sendo 8 grupos por estação, distribuídos de forma a mesclar as turmas. Houve 3 estações de atividades (Corrida do tapete de papel, Arremesso de aviãozinho de papel e Transporte de bolinhas com barreira móvel) e, portanto, 3 rodadas de brincadeiras, mais a rodada com os finalistas. Ocorreram punições às falhas/faltas com cartões amarelo e vermelho, que foram amplamente aplicados. Entre cada rodada, os grupos responderam a uma questão envolvendo conteúdos estudados no 4º bimestre, no SIGAA ou impresso, totalizando 4 questões no final. Houve o grupo vencedor da parte das brincadeiras, e em cada turma, o vencedor do questionário, tendo ocorrido empates com pontuações maiores neste último quesito.

"A competitividade entre os estudantes ficou evidente, mas também o compromisso de muitos deles com a parte do aprendizado de conteúdos disciplinares. Foi uma maneira divertida e descontraída de finalizar o ano letivo, e trouxe também um pouco de contribuição à formação dos Licenciandos.", finalizou a professora Regina  Lucia Pelachim Lianda.

Fonte e fotos: Regina  Lucia Pelachim Lianda