Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem debatem o tema "Maio amarelo"

Na última sexta-feira, dia 27/05, os estudantes e professores do curso técnico em enfermagem participaram de uma conversa sobre o tema "Maio Amarelo", com Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU/CISRU-MG, o Enfermeiro Ronaldo Araújo.

Na última sexta-feira, dia 27/05, os estudantes do curso técnico em enfermagem participaram de uma conversa sobre o tema "Maio Amarelo", com Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU/CISRU-MG, o Enfermeiro Ronaldo Araújo.

Na ocasião, houve o envolvimento de alunos e professores com demonstração de cena realística sobre um acidente envolvendo vítima fatal, chamando a atenção dos alunos para diversos riscos  tais como: uso do celular ao dirigir;  não usar o cinto de segurança;  a utilização de celulares por pedestres e ciclistas em momentos inadequados, o pode ocasionar acidentes.

"Além disso, foram enfatizados os números de acidentes da região de Barbacena no ano de 2021, com uma média de 5.000 acidentes, sendo que 50% deles foram em zona urbana devido ao uso inadequado do celular, além de não usar o dispositivo de segurança.", destacou a professora do curso técnico em enfermagem do Campus Barbacena, Renata Cristina Condé.

Para a Renata, "foi um momento de troca de conhecimento importante para os alunos, pois dá a oportunidade de uma aprendizagem diferenciada, já que o aluno se torna o centro deste processo, participando de maneira ativa do seu conhecimento. Para os professores, também foi um momento relevante devido a troca de experiências que acontecem neste tipo de visita.".

Movimento Maio Amarelo - texto professora Renata Cristina Condé

O Movimento Maio Amarelo surge com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com o intuito de envolver a sociedade em relação à segurança viária. Mostrando através de ações de prevenção e até cenas realísticas de acidentes, as medidas que podemos fazer para prevenir acidentes, nos tornando mais conscientes enquanto pedestres e motoristas.
O lema da campanha deste ano é “Juntos Salvamos Vidas”, mostrando como a ação de cada um contribui para que tenhamos mais segurança quando o assunto é trânsito.

O tema da campanha também foi amplamente divulgado na mídia social através do vídeo: https://youtu.be/dkDHQl_Vr64

Fonte e fotos: Professora Renata Cristina Condé