Geral
Atleta do "Projeto de Extensão Psicologia, Música e Xadrez: práticas para promoção da saúde mental" é medalhista de bronze na Microrregional do JEMG
A atleta do "Projeto de Extensão Psicologia, Música e Xadrez: práticas para promoção da saúde mental", Vitória Maciel de Oliveira, estudante do 2ªB do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Barbacena, brilhou na Microrregional do JEMG no dia 14 de maio de 2025. A atleta obteve a medalha de bronze na competição.
"Ela participa das oficinas e treinos na sala de Psicologia e Xadrez desde seu ingresso no Campus Barbacena. Vitória fez parte da equipe de xadrez JEB e JIF 2024 e já estava merecendo essa medalha. Ela irá representar nosso Campus na Fase Regional, a qual será disputada na cidade de São João del Rei.", destacou responsável técnico e treinador de xadrez no Campus Barbacena, o psicólogo Romualdo Santarosa.
"Foi uma experiência muito gratificante. Nunca imaginei que iria passar para a regional, pois competi com jogadores de um nível técnico alto. Foi difícil e tenso em alguns momentos mas com força e persistência eu consegui ficar entre os três melhores. Quem tiver a oportunidade de participar do projeto, eu altamente recomendo. É um lugar de acolhimento, mudou minha vida em todos os sentidos. Bem, agora que estou na regional, é seguir em frente. Só cheguei longe porque um dia eu cai e levantei. Xadrez me ensinou a não temer a derrota, pois ela é um aprendizado.", enfatizou a atleta Vitória Maciel de Oliveira.
Para finalizar, o o psicólogo Romualdo Santarosa explicou a finalidade do projeto. "Um dos objetivos do nosso Projeto é o fortalecimento da autoestima e das habilidades cognitivas dos participantes, aperfeiçoando as funções executivas cerebrais, além de buscar a socialização e a consolidação do IF- Sudeste-MG como referência na prática de xadrez escolar no Brasil. Devido à dedicação dos nossos atletas e apoio dos simpatizantes do projeto, fui agraciado com minha trigésima medalha como treinador, responsável Técnico e treinador"
Fonte e fotos: Romualdo Santarosa