Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Aula Magna da turma 2026 do curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas ocorre nesta terça-feira, na Semana do Meio Ambiente
conteúdo

Geral

Aula Magna da turma 2026 do curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas ocorre nesta terça-feira, na Semana do Meio Ambiente

A palestra ocorrerá no dia 02 de junho de 2026.

A turma da Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas (2026) foi contemplada com a aula magna de um palestrante reconhecido internacionalmente por sua contribuição na conservação da natureza.

A palestra intitulada "Reservas da Biosfera e outras Áreas Protegidas designadas internacionalmente no Brasil" ocorrerá dia 02 de junho de 2026 - na Semana do Meio Ambiente. O ministrante será o pesquisador Clayton Ferreira Lino,  fundador e vice-presidente da SOS Mata Atlântica e membro de diversas ONGs na área de meio ambiente e pesquisa.  Foi Diretor Geral do Instituto Florestal de São Paulo e de vários outros órgãos governamentais. Assistente Executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) do Estado de São Paulo desde 1986.

Ckayton é arquiteto (Universidade Mackenzie), com especialização em Patrimônio Ambiental Urbano (USP) e Manejo de Áreas Protegidas (Costa Rica/1986 e Estados Unidos/1989). É fotógrafo e espeleólogo, com vários livros sobre Cavernas, Vale do Ribeira, Mata Atlântica, Áreas Protegidas e manejo de recursos naturais, no Brasil e exterior. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia. Foi presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (1999-2021) e representante da região Iberoamericana (América Latina e Caribe, Portugal e Espanha) na Comissão Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Atualmente é Diretor de Cooperação Internacional da RBMA e da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera.

Os interessados em participar devem enviar e-mail ao Prof. Dr. Geraldo Majela Moraes Salvio que estará coordenando a sala pelo meet e o mesmo enviará o link de participação. 

Após a palestra, professores, estudantes e convidados terão a oportunidade de interagir com o palestrante, aprofundando assim temas importantes abordados no curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas do Campus.

"Os professores da Pós do Campus Barbacena, felizes pelo momento de reflexão com a turma 2026, aguardam a todos e assim todos juntos comemorar a nossa Semana do Meio Ambiente."

Fonte: Coordenação de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas: Prof. Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Prof. Dr. Geraldo Majela Moraes Salvio.

registrado em: