Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Balanço parcial: relatórios semanais sobre o comportamento da COVID-19 levam informações para a população

Os relatórios são desenvolvidos desde abril por professores, pesquisadores, estagiários e bolsistas.
#Paratodosverem: imagem de divulgação com fundo ilustrativo do Coronavírus

Desde abril, o Laboratório de Biologia da Conservação do Campus Barbacena, em parceria com o Grupo Brasil Verde, vem desenvolvendo relatórios semanais sobre o comportamento do Coronavírus no Brasil e no mundo. Fazem parte da equipe seis pesquisadores, dois bolsistas e dezessete voluntários.

Esses relatórios contam com diversas informações tais como: dados gerais sobre o vírus, a situação no Brasil e em suas regiões, a situação mundial, número de casos atualizados, número de pessoas curadas, entre outros.  Nas análises mundiais, são utilizados dados das seguintes fontes: Organização Mundial da Saúde, Johns Hopkings University & Medicine, Washington University, Worldometer, Rastreador COVID 19, Our Wolrd In Data e ECDC Europa. Já nas análises brasileiras, são utilizados dados do Ministério da Saúde, da Fiocruz, das Secretarias Estaduais de Saúde e do Observatório COVID-19.

Para Geraldo Majela, um dos fundadores do Projeto, os relatórios semanais têm contribuído de forma significativa para o entendimento da população, pois traz informações seguras sobre a dispersão do vírus.. “A publicação de gráficos com números atualizados semanalmente apresentando, além dos valores absolutos, médias móveis e dados comparativos, levando em consideração diferentes cenários, permitiu apresentar à população interessada um panorama mais coerente e mais próximo da realidade da pandemia. Além disso, os relatórios estão sendo importantes em planejamentos institucionais.”

Até agora foram divulgados vinte e três relatórios. O material será publicado toda segunda-feira, até dezembro. Para conferir os relatórios completos basta acessar o site oficial do Projeto. http://grupobrasilverde.org.br/covid-19/