Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena assina convênio com Samba Hotéis
conteúdo

Geral

Campus Barbacena assina convênio com Samba Hotéis

Samba Hotéis anuncia convênio com institutos federais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Ideia é unir teoria e prática nos cursos voltados para o setor de hospitalidade.
publicado: 12/09/2019 15h04, última modificação: 12/09/2019 15h04

A Samba Hotéis, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste/MG), campus Barbacena; e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), campus Nova Friburgo, anunciaram um convênio que beneficiará estudantes de diversas áreas e também os hotéis da rede localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na fase inicial serão selecionados alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo para atuarem nas unidades da rede, mas o programa deve ser estendido também para outras áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia e Arquitetura, como explica Rodrigo Delphino, professor do IFSP à frente do projeto. “Já vínhamos buscando trazer empresas para nossas aulas há três anos e ao efetivar esta parceria com a Samba Hotéis acredito que poderemos gerar bons frutos para ambas as partes”, enfatiza.

Guilherme Castro, CEO da Samba Hotéis, comemora a parceria e diz que a ideia é unir teoria e prática e contribuir para a formação de futuros gestores. “Temos apenas cinco anos de vida e estamos alcançando ótimos resultados. Queremos este alinhamento com a academia. Acreditamos nas novas gerações de profissionais e pretendemos criar muitas oportunidades de aprendizado na prática”, explica.

Segundo Delphino, além das vagas de estágio, o convênio prevê o desenvolvimento de soluções em conjunto. “Podemos realizar pesquisas aplicadas com desdobramentos de práticas e processos que podem resultar em condições melhores nos negócios da Samba e, ao mesmo tempo, preparar profissionais com vantagem competitiva em relação a outras instituições”, exemplifica.

Para o professor do IF Sudeste MG, Dêmili Fabiano Simeão, responsável pelo projeto em Minas Gerais, essa parceria é fundamental, pois o propósito do instituto é justamente preparar mão de obra qualificada para atendimento ao mercado. “A parceira público-privada proporciona maior qualidade e resultados positivos mais imediatos, devido à consonância da teoria com a prática. Empresas como a Samba Hotéis podem nos proporcionar muitos benefícios com ações de inovação, credibilidade e também no acolhimento desses novos profissionais”, afirma.

O campus Barbacena da IF Sudeste MG possui dois cursos na área da Hospitalidade, compreendendo o Técnico em Hospedagem (nível médio) e o Tecnólogo em Gestão de Turismo (nível de graduação). Ambos estão direcionados ao atendimento de empresas em todos os setores da Hospitalidade, em especial o Técnico em Hospedagem, no qual os alunos possuem profunda formação na área de hotelaria, podendo atuar nos diversos departamentos. “A formação é realizada em conjunto com o ensino médio, assim, oferecemos a oportunidade dessa faixa etária já sair com uma profissão e, ainda, preparados com os novos estilos de trabalho devido ao seu dinamismo e criatividade”, complementa.

Já no campus Nova Friburgo, da CEFET/RJ, é oferecido o superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, como conta a professora doutora e coordenadora do curso, Camila Dazzi. “Esperamos que essa parceria seja enriquecedora para o currículo de nossos alunos, possibilitando assim uma melhor inserção desses jovens no mercado de trabalho”.

registrado em: