Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena comemora o Dia do Tecnólogo em Alimentos

Campus Barbacena comemora o Dia do Tecnólogo em Alimentos

No IF Barbacena, o curso teve sua primeira turma no ano de 2012 e já formou diversos profissionais.

Hoje, dia 06 de outubro, é comemorado o Dia do Tecnólogo em Alimentos. Essa data celebra  a ação dos profissionais que desempenham funções no eixo tecnológico ligado à produção de alimentos. Em vídeo, os membros do Grupo de Estudos em Qualidade e Tecnologia de Alimentos (G-Qualitec) parabenizaram os profissionais e futuros tecnólogos pela data.

No Campus Barbacena, o Curso de Tecnologia em Alimentos começou a ser planejado desde 2008, ainda na antiga Escola Agrotécnica. O curso foi pensado para atender demandas da região por profissionais da área de alimentos para atuar nas empresas processadoras de alimentos.

Após a construção da estrutura de processamento, montagem de laboratórios, procura de profissionais para suporte e contratação e capacitação de professores, em 2011, já com a mudança para Instituto Federal, o curso foi aprovado, teve seu primeiro processo seletivo e em 2012 ocorreu o ingresso da primeira turma.

Os egressos do curso atuam em indústrias, alguns deles se tornam empreendedores, montando seu próprio negócio. Já outros optam pela área acadêmica, ingressando em mestrado e doutorado.

Gilson Gustavo, conta que ao ingressar no curso, em 2011, não tinha noção das diversas áreas de atuação. “Durante o curso, me apaixonei pela área. Além de ser um campo muito vasto de atuação, o corpo docente é de alto nível e isso nos proporciona um conhecimento muito maior. Como eu não tinha compreensão sobre o curso quando ingressei, só tinha o objetivo de me formar e conseguir um emprego. Porém, ao longo da graduação tive muitas oportunidades como iniciação científica e monitoria, além de projetos de extensão. Foi a partir dessa experiência que percebi que queria me aprofundar na área de pesquisa. Na metade deste ano de 2020 consegui alcançar meu objetivo que era ingressar no mestrado de Ciência de Alimentos, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Esse objetivo só foi conquistado graças ao curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Barbacena que abriu meus olhos para as diversas áreas de atuação”

A também egressa Adriana Guimarães, se formou em Gestão de Alimentos no ano de 2016 e hoje possui uma empresa de solução e gestão de alimentos que presta consultorias em padarias, restaurantes, indústrias e açougues da cidade de Barbacena, no ramo de Controle de Qualidade. “Aproveito o Dia do Tecnólogo em Alimentos para parabenizar a todos esse profissionais. Para os que estão começando, aproveitem muito as oportunidades oferecidas no curso, principalmente o estágio. Façam o melhor possível e busquem sempre conhecimento. Não parem de tentar!”

Wellington Castro, atual coordenador do curso, desejou a todos um feliz Dia do Tecnólogo em Alimentos. O professor aproveitou para agradecer a todos pela confiança no Instituto Federal e no trabalho de todos que atuam na escola. “Ser tecnólogo em alimentos é estudar processos de como transformar matéria prima em alimento de qualidade, atrativo aos consumidores e acessível a todos os povos e classes sociais. Desejo que todos tenham muito sucesso nesta profissão tão bonita que escolheram. Que vocês sejam felizes e capazes de contribuir para o progresso do Brasil nos âmbitos tecnológicos e da pesquisa.

Fonte: G-QualiTec

registrado em: ,