Geral
Campus Barbacena conquista público e premiações na 57ª Exposição Agropecuária de Barbacena
O IF Sudeste MG – Campus Barbacena marcou presença de forma expressiva na 57ª Exposição Agropecuária de Barbacena, que foi realizada no mês de maio, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes.
A programação do Campus Barbacena reuniu atividades acadêmicas, técnicas e ações extensionistas, todas abertas ao público.
Entre os destaques foi a tradicional Fazendinha Pedagógica, espaço em que os visitantes puderam conhecer animais de grande e pequeno porte, além de obter informações sobre os cursos ofertados pela Instituição.
A programação contou também com o Encontro FAEMG Jovens da Agropecuária, realizado em parceria entre os campi Barbacena e Rio Pomba do IF Sudeste MG.
Além disso, houve o 4º Simpósio em Zootecnia do Campo das Vertentes, que ofereceu palestras e minicursos voltados ao setor agropecuário. Outro destaque foi o SICAFT, que também trouxe capacitação nas áreas de culturas anuais e Fruticultura.
As mulheres não ficaram de fora. O Campus Barbacena participou do encontro “Elas no Agro”, com a Coordenadora institucional do Programa Mulheres Mil do IF Sudeste MG, Bianca Monteiro, que apresentou as ações do Programa.
A novidade desta edição foi a realização da “1ª ExpoIF”, que ocorreu no último sábado, 23 de maio, das 13h às 17h, ao lado da Fazendinha. O evento teve grande participação da comunidade, que teve a oportunidade de conhecer os projetos de ensino, pesquisa , extensão e os cursos ofertados pelo Campus Barbacena. O evento foi organizado por professores e estudantes dos cursos da Instituição.
Os eventos contaramm com a dedicação dos estudantes dos grupos de estudos GEZOO (Grupo de Estudos em Zootecnia), GECAN (Grupo de Estudos em Culturas Anuais) e GEFRUT (Grupo de Estudos em Fruticultura), além da participação dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, em Hospedagem e do curso superior em Agronomia.
Os estudantes também participaram do Torneio Leiteiro e do Concurso de Morfologia com animais do Campus Barbacena, além de atuarem em estágios junto às empresas conveniadas presentes na Exposição. A colaboração dos alunos do curso Técnico em Hospedagem foi fundamental no apoio às atividades e à recepção do público.
Na morfologia, o Campus Barbacena saiu vitorioso com 14 premiações:
-
Gado de corte: Chinesa/ segundo lugar
-
7/8 Girolando dandara: primeiro lugar
-
Darlene 7/8 girolando: segundo lugar
-
Carla: 7/8 girolando: terceiro lugar
-
Elisa: girolando: terceiro lugar
-
Ema: girolando meio sangue: primeiro lugar e grande campeã
-
Dafne: gir: primeiro lugar
-
Eva: gir/ terceiro lugar
-
Cachoeira: girolando meio sangue/ primeiro lugar
-
Carisma: girolando meio sangue: segundo lugar
-
Dulce: terceiro lugar: holandesa PO
-
Eloa Jersey/ 7 a 12 meses: primeiro lugar
-
Ester: Jersey/ 13 a 24 meses: terceiro lugar
A 57ª Exposição Agropecuária de Barbacena foi uma realização da Prefeitura Municipal de Barbacena e do Sindicato Rural de Barbacena.




