Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena desenvolve o projeto de extensão "Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico"

Atualmente o projeto de extensão "Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico" está desempenhando o papel de despertar nas pessoas o desejo pelo conhecimento e a valorização da história do município. Entre os meses de Junho e Agosto foram desenvolvidas no total cinco visitas guiadas ao patrimônio, tendo em vista as escolas São Francisco de Assis, Centro Educacional Lima Duarte e o Colégio Professor Soares Ferreira. "A atividade tem causado impactos positivos, uma vez que nas avaliações das aplicações dos questionários e desenhos percebemos que houve a fixação do conteúdo abordado. A Matriz da Nossa Senhora da Piedade ganhou destaque, principalmente no que tange os desenhos, e foi representada pelos alunos da 6ª série de forma majestosa e lúdica.", destacou a bolsista do projeto Débora Ester.

Os trabalhos são realizados no corredor central da cidade a Rua XV de Novembro, onde está situado grande parte dos bens imóveis tombados em Barbacena, protegidos pela Lei Municipal 4.153/2008. "Para isto, adotamos como fundamento conceitos de identidade e de memória como forma de abordagem. A construção destes significados possui grande potencial para influenciar o interesse dos estudantes em relação ao patrimônio que visitam, favorecendo desta forma o reconhecimento dos bens que lhes pertencem e sua necessária preservação.", explicou a bolsista do projeto Débora Ester.

Além das atividades de visita guiada, no mês de agosto ocorreu a palestra do Conselho do Patrimônio Histórico na Escola Adelaide Bias Fortes, a qual o colaborador do projeto Sérgio Ayres participou como palestrante. Ademais foi organizado pela aluna bolsista o concurso de fotografia, o qual tem o objetivo de estimular a reflexão e capacidade criativa dos estudantes do Campus Barbacena.

"A educação patrimonial é importante, pois além de conhecer a cidade, o estado e o país que habitamos, também temos a oportunidade de compreender sobre nós mesmo. Barbacena possui encantos e tesouros escondidos, poucas pessoas percebem, e por meio de projetos que visam o turismo cultural e a história podemos criar na população o sentimento de preservação dos bens patrimoniais. Dessa forma é necessário que o tecido social apoie e participe ativamente de atividades culturais, e semeie no coração das futuras gerações o interesse pela interpretação histórica e a construção da identidade e memória.", concluiu a bolsista.