Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena está presente em 109 aniversários do município de Barbacena

Campus Barbacena está presente em 109 aniversários do município de Barbacena

Presente na cidade por 109 anos de sua história, o Campus Barbacena passou a oferecer aos jovens acesso ao estudo gratuito e de qualidade.

Em 14 de agosto comemora-se o aniversário de Barbacena. A cidade, que celebra 228 anos de existência, teve por origem uma pequena Aldeia de Índios Puris e foi povoada por paulistas e portugueses que se dedicaram à mineração, à lavoura e à criação de gado. Em 1791, o governador da Capitania de Minas Gerais, Dom Luís Antônio Furtado de Mendonça, elevou a cidade da condição de arraial à vila e deu a ela o título de Barbacena.

São muitos anos de história, crescimento e avanços. Junto à essa história esteve o “Aprendizado Agrícola de Barbacena” criado em 1910. Presente na cidade por 109 anos de sua história passou a oferecer aos jovens de Barbacena e região acesso ao estudo gratuito e de qualidade.

Ao longo dos anos, a escola teve seu nome modificado por diversas vezes. Em 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Após essa transformação, o Instituto passou a oferecer mais de 20 cursos entre técnicos e superiores.

Para o vereador de Barbacena e egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Barbacena, Thiago Martins, a instituição tem grande importância para a cidade, pois tira as pessoas da estagnação científica. “O IF Barbacena fez a percepção da sociedade mudar, uma vez que a presença de uma Universidade Federal na cidade abre a cabeça das pessoas e gera conhecimento. Além disso, é impossível falar do Instituto focando apenas na cidade. Hoje qualquer pessoa da região pode ter um ensino público de qualidade por meio do IF.”

O Diretor-geral do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida, cita que a escola esteve presente na evolução da cidade de Barbacena desde os seus primórdios. “O presente do Instituto para a cidade é a aprimoração do atendimento à comunidade de Barbacena e região, além do desenvolvimento científico. Nossa escola vai fazer 110 anos no próximo ano. Nós fornecemos um ensino público de qualidade para os nossos alunos dos Cursos Técnicos e Superiores. Acredito que nesses 109 anos nós contribuímos muito para a formação de muitos profissionais da cidade que hoje atuam no mercado de trabalho da nossa região e do Brasil inteiro.”

O Campus Barbacena parabeniza à cidade das rosas pelos seus 228 anos de história!