Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena marca presença na edição 2022 dos Jogos Escolares de Barbacena

Campus Barbacena marca presença na edição 2022 dos Jogos Escolares de Barbacena

Os alunos do Campus Barbacena participam das competições de futsal e xadrez (masculino e feminino).

Iniciada há mais de uma semana, a edição 2022 dos Jogos Escolares de Barbacena (JEBs) ocorre nas dependências do Ginásio Delmo Maria e do Ginásio Célia Mazzoni, contando com a participação de equipes do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

A competição de xadrez será disputada no dia 11 de maio, enquanto as modalidades coletivas já foram iniciadas. Os jogos de futsal estão sendo realizados no Ginásio Delmo Maria.

As equipes de futsal masculino e feminino orientadas pelo professor Luiz Carlos Gomes Júnior e as equipes de xadrez, também masculino e feminino, sob a orientação do psicólogo Romualdo Santarosa, vem fazendo o melhor para alcançar bons resultados, apesar do curto tempo, considerando o início do ano letivo.

Panorama

Até o momento, a equipe de futsal feminino está com uma vitória e uma derrota, restando mais dois jogos (09 e 11 de maio) de uma chave única de equipes, tentando participar da final no dia 13 de maio.

No  futsal masculino, a equipe do IF, depois de uma derrota no jogo de estreia, conseguiu duas vitórias com placares altos. Ficando classificado em segundo lugar no grupo, na próxima semana (09 a 13 de maio)  fará a disputa para buscar a passagem para a semifinal e se possível a final.

Boas expectativas

Segundo Romualdo Santarosa, “os JEBs eram aguardados com boas expectativas, contando com a participação das equipes masculina e feminina no módulo II. Com a pandemia, houve perda de parte do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, mas com intensificação dos treinos espera-se manter a tradição desse maravilhoso evento esportivo”.

“Apesar de bons resultados em anos anteriores, não há favoritismo, considerando que o nível da competição cresceu muito nos últimos anos e as equipes possuem excelentes treinadores”, completa o psicólogo.

Isabella Giovana Moreira Baêta, por sua vez, é estudante do primeiro ano do curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio e integrante da equipe de futsal feminino. Ela destaca que a coisa que mais gosta de fazer é jogar futebol e estar representando a escola é uma coisa incrível. “Vamos IF!”, anima a discente.

Também integrante da equipe de futsal feminino, Maria Cláudia Campos Gomes é estudante do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ela aponta que a prática de exercícios físicos sempre ajudou em relação ao bem-estar, controlando a ansiedade fruto da rotina corrida.

“Participar dos Jogos Escolares de Barbacena e poder representar o nosso IF tem sido algo muito gratificante. Além disso, a interação entre os outros setores, pessoas da própria instituição e com outras escolas é uma experiência muito positiva”, frisa. A estudante relembra que não é sobre ganhar ou perder, mas sim sobre participar dessa competição.

Segundo Diogo Leite Souza, estudante do segundo ano do curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio faz parte da equipe de futsal masculino. Ele cita que gosta de se divertir, praticar esporte e busca tentar trazer conquistas para o Campus Barbacena.

Outro integrante da equipe de futsal masculino, João Victor Rodrigues Viana é estudante do primeiro ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Ele considera que a participação, na respectiva visão, é muito importante, pois gosta de estar representando o IF, onde tem muito orgulho de estudar.

“A competição dos Jogos Escolares de Barbacena marca um retorno às competições esportivas escolares. Depois de um período longo de afastamento, em função da pandemia, a participação nos Jogos é uma oportunidade para que os atuais alunos possam voltar às competições que quando bem trabalhadas são fundamentais na formação dos nossos alunos e futuros profissionais. Disputas leais precisam ser ensinadas em âmbito escolar, tendo em vista que o que os alunos aprendem, muitas vezes reproduzem na fase adulta. Saber ganhar e saber perder é fundamental, mas sempre respeitando e valorizando quem está do outro lado da disputa”, finaliza o professor Luiz Carlos.

Fonte e fotos: Luiz Carlos