Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena publica retrospectiva
conteúdo

Geral

Campus Barbacena publica retrospectiva

Com o objetivo de publicar ações que foram realizadas pela comunidade acadêmica do Campus Barbacena no período de defeso, está disponível abaixo uma matéria com informações de algumas atividades.

Com o objetivo de publicar ações que foram realizadas pela comunidade acadêmica do Campus Barbacena no período de defeso, está disponível abaixo uma matéria com informações de algumas atividades.

Publicações e defesas:

  •  Os professores do Campus Barbacena José Emílio Zanzirolani de Oliveira e Geraldo Magela junto com a autora Sther Camargo Haramoto publicaram o capítulo o trabalho intitulado "ZONA DE AMORTECIMENTO EM ÁREA NATURAL PROTEGIDA: EVOLUÇÃO CONCEITUAL NA LEGISLAÇÃO DE MINAS GERAIS E DO BRASIL", no livro “Áreas protegidas e turismo". Acesse pelo link: https://cdn.atenaeditora.com.br/documentos/ebook/202207/b280d654066012c0fbf3cd3696fd944dbb95aecf.pdf
  • O professor do Campus Barbacena José Emílio Zanzirolani de Oliveira publicou em coautoria o trabalho "GAMBÁ-DE-ORELHA-PRETA (Didelphis aurita) COMO PREDADOR DO CARACOL-AFRICANO (Achatina fulica) EM AMBIENTE SINANTRÓPICO (LEOPOLDINA, MG)”, no livro “O meio ambiente e sua relação com o desenvolvimento". Acesse pelo link: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5267
  • A Professora do Campus Barbacena, Sirleia Maria Arantes, realizou um lançamento especial, na ANPUH-MG, entre os dias 27 e 29 de julho, em Diamantina, do livro resultado da sua tese: "No rendilhado do cotidiano: os libertos em Minas Gerais c.1770 – c.1850.”
  • A professora do Campus Barbacena, Renata de Souza Ferreira publicou o artigo intitulado “Sustentabilidade em Restaurante Institucional: Campanha para redução do resto e análise da influência da aceitabilidade do cliente”, desenvolvido por professoras e pela egressa do curso de Nutrição do IF Sudeste MG – campus Barbacena. O trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Refeitório do Campus. Para ter acesso ao artigo na íntegra basta clicar no link: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1121/620 .
  • A egressa do Campus Barbacena, Viviane Conde é a primeira estudante de Agronomia do IF Barbacena a concluir o Doutorado em Ciência do Solo-UFV. Os professores parabenizaram a estudante pela conquista.

Eventos:

  • Os alunos do 5º período do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Barbacena, sob a supervisão da professora Ana Carolina Amaral realizaram o VI Festival de Dança do Campus Barbacena, no da 02/07. O evento da Diretoria de Extensão reuniu cerca de 200 estudantes de Barbacena e região e foi um sucesso.
  • No dia 30 de julho, na ASEAB, a comunidade do Campus Barbacena participou da “Festa "Julina" cujo tema foi “Os 100 anos da Semana de Arte Moderna”. O evento teve como objetivo valorizar a identidade e a cultura brasileira na arte. Na ocasião, houve mostra de trabalhos dos alunos do Ensino Médio, quadrilha e comidas típicas. Também ocorreu a apresentação das bandas IF-Fora de Forma e Diaulas. A ação fez parte do sábado letivo organizado pelo Núcleo de Letras.
  • Os discentes participaram de evento um evento musical de fechamento do semestre no dia 03 de agosto, na antiga lanchonete do Anexo, entre 11:30h e 13h. A Quarta Cultural é uma ação iniciada em 2018, entre o Setor de Psicologia Educacional e Estudantes dos cursos de Tecnologia de Alimentos e Educação Física, aberto a todos servidores e estudantes do Campus Barbacena. O evento foi organizado, em parceria com a Diretoria de Ensino, com integrantes da Banda IFora de Forma.
  • No dia 14/10/2022, no horário de 11h às 13h, houve uma apresentação musical da banda “IFora de Forma” para os alunos do Campus Barbacena. O "Almoço Musical", foi realizado no intuito de abarcar o maior número possível de alunos do Campus Barbacena. “Considerando que como nossos alunos estão vindo de um período tão extenso de isolamento social, devido à Pandemia Covid 19, foi um excelente momento para que pudéssemos continuar fazendo uma integração dos nossos estudantes.”, destacou a coordenadora – chefe da Seção de Cultura e Artes da Diretoria de Extensão, Célia Santos Carneiro.
  • No dia 15 de outubro de 2022, foi realizado o sábado letivo da área de Letras com o tema “Halloween”. A finalidade foi estudar mais um pouco sobre a cultura e as práticas de alguns países falantes de Língua Inglesa. Na ocasião, houve brincadeiras típicas, concurso de fantasia, concurso de ornamentação das salas e outras atividades relacionadas ao tema. Também houve a apresentação da banda IF-Fora de Forma.
  • Os alunos do 3º período do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Barbacena organizaram o evento "Lançamento do curta-metragem 'Mater Dolorosa'", que aconteceu no dia 29/07, e recebeu o diretor "Gabriel Fortes", Founder e Ceo da produtora "Olhar em Transe".Além do lançamento, a programação do evento contou com a exibição do curta metragem "O Vazio que atravessa" de Fernando Moreira, e bate-papos com "Gabriel Fortes" sobre o processo criativo de "Mater Dolorosa,”, Prof. Dr. "Felipe Palha" sobre o tema "Racismo Ambiental" e Prof. Dr. "Eder Ribeiro" sobre o tema "Turismo e Patrimônio Cultural".
  • No dia 07 de setembro comemora-se a Independência do Brasil. Em 2022 foi celebrado o Bicentenário da separação do Brasil de Portugal. Para refletir sobre esses duzentos anos da Emancipação e as conquistas oriundas da Democracia os alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados, sob a supervisão da professora Sirleia Maria Arantes, confeccionaram Folhetins sobre os mais variados temas e agentes históricos do processo da Independência. Os temas escolhidos estão em consonância aos apelos ANPUH em propiciar uma reflexão sobre os "Diversos projetos de nação, diversidade de agentes sociais, e igualmente diversas histórias sensíveis de afirmação e silenciamentos foram produzidas nesses 200 anos". Sendo assim, foram produzidos Folhetins  desde a cartografia da independência até a construção do Hino Nacional no centenário da Independência.  Os trabalhos foram expostos na entrada do Prédio de Tijolinho.

Cursos

  • O Curso de Extensão “Malungu, ngoma vem!": história da África e dos africanos no Brasil", visou contribuir para a formação e o debate sobre o entorno da história da África e dos africanos no Brasil, contribuindo para a implementação da lei no 10.639/2003 que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira e do parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas diferentes modalidades de ensino. O curso foi gratuito e aberto para toda comunidade. O projeto faz parte da Diretoria de Extensão e foi coordenado pela professora Sirleia Maria Arantes.
  • A Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena ofertou o Curso “Atitude pelo Planeta”, em parceria com a JA Minas Gerais para os estudantes do Campus Barbacena. O curso foi presencial, e ocorreu nos dias 12/07 e 14/07 no nas dependências do Campus Barbacena. O Programa Atitude pelo Planeta apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, que são de fundamental importância para o futuro do planeta. Ao longo do Programa, diversos assuntos foram abordados, tendo como linha unificadora a busca da sustentabilidade em nossa sociedade, para atingir o equilíbrio de objetivos sociais, ambientais e econômicos, preservando os recursos do planeta para o futuro. FONTE: JA Minas Gerias.
  • A Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena ofertou o Curso “Mulheres Empreendedoras”, em parceria com a JA Minas Gerais para as estudantes do Campus Barbacena. O curso contou com a ampla presença das participantes do Projeto de Extensão Mulheres Mil.

Ações:

  • Com objetivo de promover a conscientização da comunidade do Campus Barbacena, a Direção enfeitou as fachadas do Prédio Sede e Anexo com as cores das Campanhas: Outubro Rosa e Setembro Amarelo. A última em parceira com a Polícia Civil.
  • O Projeto de Extensão “Comemorações do Bicentenário da Independência”, coordenado pela professora Erika Morais Cerqueira, realizou uma atividade envolvendo as turmas dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. “Trata-se de uma atividade de aprofundamento das temáticas estudadas em sala de aula ao longo do terceiro bimestre, especialmente relacionadas à História Indígena e à História da África, atendendo aos princípios da Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do Ensino de História da África e da educação para as relações étnico-raciais. Neste sentido, a proposta foi apresentar aos alunos o documentário "Corpos de Barro", produzido por Marcus Bonato, Mestre em Cultura e Territorialidade pela UFF e Produtor Cultural, que esteve em uma comunidade quilombola por seis meses situada na região amazônica. O documentário é resultado deste processo de imersão e observação participante. Atualmente, Marcus Bonato administra um espaço cultural em Barbacena que está disponível para realização de apresentações culturais - Tecer Cultural. Neste sentido, consideramos importante que os discentes tivessem contato com tal produção no espaço da Tecer Cultural.” , explicou a professora Erika Morais Cerqueira. Dessa forma, Marcus Bonato recebeu os alunos no espaço, apresentou o documentário (20 minutos) e fez uma discussão (roda de conversa) acerca de suas experiências.
  • No dia 20/06, realizou-se no Campus Barbacena a aula prática da disciplina Tecnologia de prevenção e combate à sinistros do 1 módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho, coordenado pela professora Elisângela Paiva. Na ocasião, realizou-se a aula prática com o apoio do Sargento Marco e do soldado Pires do Corpo de Bombeiros, onde foram praticados os conhecimentos sobre o manuseio correto de extintores para apagar o fogo, os equipamentos de proteção individual utilizados no combate ao fogo, utilização das mangueiras do caminhão autobomba e extinção do fogo no botijão a gás GLP. A atividade foi orientada pelo professor Carlos Martins regente da disciplina. “Agradecemos a todos que contribuíram para a realização da aula prática." afirmou o professor Carlos Martins. "Tenho certeza que vamos levar pra vida todos os conhecimentos adquiridos nessa aula prática de combate à incêndio.", destacou a estudante Caroline Almeida do Nascimento.
  • O projeto "O auxílio do estudante monitor no ensino da Bioquímica" criou um perfil no Instagram, o “@falabioquimica”. Um dos objetivos do projeto é que os monitores sob a supervisão do Coordenador do projeto professor Ricardo Salviano, realizem postagens periódicas de assuntos complementares aos abordados na disciplina de Bioquímica do Campus Barbacena. O perfil já foi criado e está disponível em https://instagram.com/falabioquimica?igshid=YmMyMTA2M2Y= com algumas postagens. Acesse!
  • A Diretoria de Ensino realizou em setembro de 2022 a colação de grau de estudantes de dez cursos de graduação da Instituição. Na ocasião, os formandos e familiares se emocionaram na solenidade e na Missa em Ação de Graças realizada na Basílica do São José Operário.
  • A Diretoria de Administração do Campus Barbacena realizou no dia 14 de outubro, no Núcleo de Zootecnia do Campus Barbacena, o primeiro Leilão de corte bovinos e bubalinos. Na ocasião, foram leiloados 80 (oitenta) animais, em 26 (vinte e seis) lotes.

A Direção-geral e os Diretores Sistêmicos do Campus Barbacena agradecem e parabenizam a comunidade pelo excelente trabalho realizado no ano de 2022.

registrado em: