Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena realiza Mostra de Teatro
conteúdo

Geral

Campus Barbacena realiza Mostra de Teatro

No dia 24/11, no Auditório II do Campus Barbacena, a partir das 15h, o Grupo Palco do Projeto Seroepe realiza a Mostra de Teatro do Campus Barbacena.

No dia 24/11, no Auditório II do Campus Barbacena, a partir das 15h, o Grupo Palco do Projeto Seroepe realiza a Mostra de Teatro do Campus Barbacena. 

Na ocasião, serão apresentadas peças teatrais do Campus Barbacena, Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, Escola Estadual Amilcar Savassi e Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Todas as escolas pertencem ao Projeto de ensino, pesquisa e extensão (SEROEPE) do Campus Barbacena, Veja na imagem a programação completa.

A Mostra de Trabalho é gratuita e aberta a comunidade.  Além disso, faz parte das comemorações dos 113 anos do Campus Barbacena. Participe!

Conheça o grupo Palco

O Grupo Palco começou em 2021 como atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SeroEPE, submetido à Diretoria de Pesquisa do Campus Barbacena. Em sua primeira versão, teve como objetivo pesquisar a existência de grupos de teatro nos IFs do Brasil. A ação extensionista foi em parceria com as Escolas Estaduais Adelaide Bias Fortes e Amílcar Savassi e a Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale. Os alunos vinham para o Campus participar de oficinas de teatro e, ao fim do projeto, participaram da produção da peça “Olha pra mim”, apresentada para o público destas escolas. A ação de ensino foi feita nas oficinas em que estudavam as artes cênicas e técnicas teatrais. A segunda versão do projeto foi em 2022: na pesquisa, o objetivo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o teatro como metodologia de ensino; a ação extensionista foi feita com as mesmas escolas e ao final foi apresentada a peça “Baile dos Órgãos” para o público das referidas escola; a ação de ensino aconteceu nas oficinas com a participação de alunos do IF e alunos das escolas parceiras. Em 2023 o Grupo Palco tem o objetivo de pesquisar a história dos grupos de teatro mais representativos de Barbacena; continuar com as parcerias das escolas e realizações de oficinas com atores convidados. Além disso, agora o Grupo Palco tem uma diretoria composta por 5 alunos do Ensino Médio Integrado, que organiza toda a produção das peças e dirige o Grupo. Atualmente, além da diretoria, a equipe é composta por 3 docentes, 1 técnica administrativa (pedagoga), 3 alunos bolsistas. Sempre que há oficinas a diretoria divulga para os alunos participarem. Geralmente uma oficina por mês é aberta a quem se interessar. 

registrado em: