Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena recebe visita de 11 alunos e professores franceses
conteúdo

Geral

Campus Barbacena recebe visita de 11 alunos e professores franceses

Essa visita faz parte de um acordo entre os governos brasileiros e francês, na área da agricultura, que data de 2008. Esse acordo se materializou no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que este ano chega a sua 8ª edição.

O Campus Barbacena recebeu, ontem dia 15 de outubro, a visita de 11 alunos e professores franceses do Liceu de Brive e do Liceu de L'Oise. Essa visita faz parte de um acordo entre os governos brasileiros e francês, na área da agricultura, que data de 2008. Esse acordo se materializou no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que este ano chega a sua 8ª edição. 

"A semana do dia 13 a 19, é a semana Pré-fórum, onde as Instituições parceiras se reúnem para atividades técnicas e a preparação de uma apresentação a ser realizada por todo o grupo na semana do Fórum, que acontecerá em Bambuí (IFMG), de 19 a 25 de outubro", explicou Pedro Rocha, secretário executivo da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. 

Nesta edição, há representantes de 5 Campi do IF Sudeste MG: Rio Pomba, Barbacena, Manhuaçu, Bom Sucesso e Muriaé. Ao todo, a comitiva conta com 11 franceses e 10 brasileiros.

No Campus Barbacena, os visitantes conheceram o Laboratório de Mecanização, o Laboratório de Biologia da Conservação e o Grupo de Pesquisa em Áreas Protegidas (GAP), o Núcleo de Agricultura com os membros do Gefrut e do IFlores e o  CEDOC.

"Gostamos muito da visita, tem muita planta que não conhecemos na França. Então foi uma prática muito boa. É notável a diferença das árvores mesmo que tenha alguma espécie parecida aqui, são muito maiores por causa da diferença de clima. ", afirmou o estudante francês, Titouan.

O Secretário executivo da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, Pedro Rocha, destacou a importância da participação da Instituição nesse evento"O 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade consolida a participação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais à uma política nacional e internacional. A gente participa desse Fórum desde 2015, inclusive com participação de Barbacena nesta primeira etapa. É uma forma de integração das nossas próprias unidades. A gente tem alunos e professores de 5 campi mais a participação da reitoria que é uma articulação com os campi, porque quem movimenta a ação são os professores, são as unidades onde a gente tem os nossos alunos. É também muito gratificante ver que a cada participação, a gente recebe muitos elogios dos nossos alunos, da postura que eles compartilham no Fórum e no conhecimento que eles aportam para as discussões Então não só a gente está nesse Fórum para aprender, mas para compartilhar o bom ensino que a gente oferta para os nossos alunos. ", finalizou Pedro Rocha. 

 

 

registrado em: