Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Centro de Línguas do Campus Barbacena promove aulas de Espanhol e Inglês para alunos, servidores e comunidade
conteúdo

Geral

Centro de Línguas do Campus Barbacena promove aulas de Espanhol e Inglês para alunos, servidores e comunidade

Desde setembro, o Centro de Línguas do Campus Barbacena tem oferecido aulas de Inglês Avançado e Espanhol Básico para os alunos e servidores do campus, além da comunidade de Barbacena.

Desde setembro, o Centro de Línguas do Campus Barbacena tem oferecido aulas de Inglês Avançado e Espanhol Básico para os alunos e servidores do campus, além da comunidade de Barbacena. O projeto é uma parceria entre o IF Sudeste MG e a Universidade Nacional de La Plata, na Argentina. 

As aulas se iniciaram no dia 04 de setembro e seguem até o dia 22 de novembro, contando com três turmas de 15 alunos, no período noturno. Ao final, cada participante receberá um certificado de 40 horas. 

As aulas são ministradas pela Intercambista, Lídia del Carmen Unger, que veio da Argentina através de inscrição e seleção feita pela reitoria. “Estava indicado no edital que ela iria ensinar apenas o Espanhol. Porém, como ela é especialista em ensino da língua inglesa, se prontificou para ensinar esse idioma também.” , afirmou Vanessa Lima, coordenadora do projeto e professora de Espanhol do Campus Barbacena. 

Para a intercambista, a experiência tem sido enriquecedora. Ela afirma que tem aprendido muito sobre a língua e cultura brasileira com os alunos. “É muito diferente ministrar aulas para pessoas com uma cultura diferente da minha porque me permite explicar a minha própria cultura e constatar, em muitos aspectos, que compartilhamos de muitos pontos de vista e formas de expressar sentimentos. Além disso, é bom para os alunos estar em contato direto com professores nativos de outra língua que não só transmitem conhecimentos gramaticais, mas também sua cultura com o objetivo de abrir mentes e gerar compreensão de outros.”

“A língua é a expressão de uma cultura. As aulas vão além de ensinar regra, fonética e sintaxe. A professora planeja as aulas de acordo com a realidade dos alunos e traz curiosidades de países que possuem a língua espanhola como idioma oficial. É colocar a teoria na prática. É uma bagagem cultural diferenciada de um professor de outro país ensinando sua língua nativa.”

Para os que têm interesse em participar de um intercâmbio para a Argentina, a Universidad Nacional de San Luis promove um curso pago intensivo para brasileiros com duração de 4 semanas. Para quem tiver interesse, basta enviar um email para ilen.fch.unsl@gmail.com ou institutodelenguas@unsl.edu.ar.

 Texto: marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

registrado em: