Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Conheça os trabalhos premiados no “Pesquisa e extensão: IF Barbacena além do horizonte”
conteúdo

Pesquisa

Conheça os trabalhos premiados no “Pesquisa e extensão: IF Barbacena além do horizonte”

Comissão Organizadora do Evento “Pesquisa e extensão: IF Barbacena além do horizonte” divulga trabalhos premiados com Menção Honrosa

Na última semana, entre os dias 29 e 31 de julho o Campus Barbacena realizou seu primeiro evento totalmente online: "Pesquisa e Extensão: IF Barbacena além do horizonte". O evento contou com uma mesa-redonda com o tema "IF além do horizonte: Diálogo sobre permanência e êxito do egresso" e oito sessões de apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão. Foram 64 trabalhos apresentados, 47 avaliadores nas apresentações e cerca de 65 ouvintes por sessão.

Segundo Priscila Sad, Organizadora do evento, logo que houve a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia do Coronavírus, os membros da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação pensaram na possível realização de um evento online. Assim, a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, professora Regina Pelachim, viu junto a Pró-Reitoria de Pesquisa a viabilidade do evento. 

Regina conta que já havia uma ideia, anterior à pandemia, de criar e oferecer aos pesquisadores (docentes, discentes e servidores em geral) um evento "extra" aos já disponíveis na Instituição, para apresentação de resultados de projetos e qualificações.  Além disso, seria mais uma maneira de promover a integração entre as comunidades interna e externa. A sugestão foi ampliada para a  Extensão que acolheu a ideia prontamente. Com a pandemia e suspensão das atividades presenciais, após sondagem com os setores TI e Comunicação, que demonstraram confiança e disposição, partiu-se à Coordenação e Organização de um evento online.

Com a ideia aprovada, foram definidos membros de cada Diretoria Sistêmica do Campus Barbacena para compor a comissão da  organização do evento. Como se tratava de um evento científico para apresentação de trabalhos de Pesquisa e Extensão, não havia delimitação de temas, ou seja, todos trabalhos desenvolvidos relacionados à Pesquisa e Extensão poderiam ser aceitos. 

Em discussão sobre o assunto de uma mesa-redonda para a abertura, os organizadores do evento chegaram ao tema egresso. Foram citados os trabalhos desenvolvidos pelos servidores Manuela Lucena sobre evasão, permanência e êxito nos estudos dos alunos do técnico-subsequente, o Programa de Extensão Mulheres Mil que trabalha com egressas do Campus Barbacena, coordenado pela Bianca Monteiro e o trabalho de Pesquisa da professora Renata Camargo e Cheilon Camargo que propõem uma ferramenta para o controle de egresso, o SEGUE. 

Segundo a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena, o evento online veio oportunizar durante o isolamento social, não somente a chance de oficializar a finalização de projetos e de promover possibilidades de atividades remotas, mas de integrar as áreas de conhecimento e cada projeto. “O evento online também apresenta a vantagem, independente do isolamento social, de participação do estudante que poderia estar impedido de comparecimento presencial, principalmente o formando ou recém-formado”, afirma.

O primeiro evento online do IF Barbacena também contou com diversos discentes em sua organização. Marcelo Carvalho, estudante de Licenciatura em Química esteve presente ao longo dos meses na elaboração do projeto. Para ele, a principal expectativa de realizar algo novo é ter a aceitação do público, e, logo na primeira sessão de apresentações um grande público estava enviando perguntas e interagindo. “Essa percepção se consolidou ainda mais no final do primeiro dia, quando houve dezenas de comentários e depoimentos na mesa-redonda, evidenciando que conseguimos alcançar de fato a interação entre os apresentadores e os ouvintes. Além do mais, tivemos um intercâmbio de experiência entre outros campi, algo que talvez não ocorreria se fosse um evento presencial.”

Giovana Assumpção, professora de área de Alimentos do Campus Barbacena, esteve presente no evento como avaliadora. Em sua área de avaliação foram apresentados temas diversificados que se relacionaram à avaliação de resíduos com potencial funcional oriundo de indústria cervejeira, ao enriquecimento de produtos alimentícios com farinha e biomassa de banana, visando o aspecto nutricional, ambiental e social. Nesta mesma linha, foi avaliado também o emprego de fruta (amora preta) na fabricação de sorvete. Além disso, foram abordadas avaliações do comportamento do consumidor em relação ao conhecimento e consumo de produtos diet e light, bem como aspectos de aceitação sensorial dos mesmos. 

Segundo a professora, comparado ao evento presencial, o destaque do evento online foi para a dinâmica da interação entre os apresentadores e os avaliadores, que promoveu questionamentos e discussões muito enriquecedoras.

Já Arthur Abreu, aluno do IF Barbacena, participou do evento apresentando seu trabalho “Mulheres Mil: Manipulação e produção de alimentos como alternativa para geração de emprego e renda às egressas.” A apresentação tratou sobre a capacitação profissional das egressas do Programa Mulheres Mil. Para ele, o desafio de fazer uma apresentação online foi grande, porém prazeroso de ser superado. “As expectativas eram grandes e o medo também. A incerteza paira sobre todo o momento. Será que minha internet vai aguentar? Será que minha voz está ecoando pelo youtube de forma clara e limpa? Que nervoso, estou ao vivo e não tenho dimensões de quantas pessoas estão me assistindo! Porém o evento correu mais do que bem, logo, eu diria que as expectativas não foram atendidas e sim superadas.”

Estudante do Curso de Administração, Marilia Pereira, participou do evento como ouvinte. A discente conta que foram inúmeros temas relevantes, porém o que mais chamou sua atenção foi “O perfil do investidor individual no mercado financeiro”. “Foi meu primeiro evento online e apesar de algumas dificuldades com a conexão de internet, foi muito satisfatório poder participar.”

Para a Organizadora do evento, Priscila, a transmissão do evento pela internet permitiu que as atividades desenvolvidas dentro do Campus Barbacena batessem à porta de cada indivíduo além dos muros da Instituição, possibilitando a todos participarem de suas casas e com segurança. “Foi possível ainda, o acesso de todos à apresentações de trabalhos de qualidade e com intensa interação entre os avaliadores e autores apresentadores, além do público ouvinte do youtube enviando questionamentos ao vivo.”

Por fim, Regina afirma que as expectativas para o evento eram altas. Segundo a professora, houve ansiedade manifesta desde o início, tanto de membros da equipe de Coordenação e Organização quanto de apresentadores, avaliadores e ouvintes. Porém, todos, sem exceção, dedicaram-se e superaram ansiedades, demonstrando muita competência, capacidade de adaptação e até descobertas de habilidades, evidenciando a colaboração dos Tradutores e Intérpretes de Libras. ”Foi superação total! Brilhantismo e Qualidade! Espetacular! Parabéns, parabéns, parabéns! Sempre repetirei...e nunca será suficiente...Muito, muito, muito obrigada!”

Veja o resultado Menção Honrosa do Evento

Após a análise dos avaliadores a Comissão Organizadora do Evento “Pesquisa e extensão: IF Barbacena além do horizonte” divulgou o resultado dos trabalhos mais bem avaliados por categoria, que receberão Menção Honrosa.(Veja abaixo).

Todos os certificados do evento serão disponibilizados na próxima semana. 

Modalidade Extensão:

VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DESFRUTADAS JUNTO AO PROJETO DE EXTENSÃO “GPT NO IF”

Daiane Cristina Silva, Mariana De Cássia Dias Queiroz, Scheila Espíndola Antunes

Modalidade Pesquisa

PREVALÊNCIA DE INADEQUAÇÃO DO CONSUMO DE FERRO ENTRE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE BARBACENA-MG

Bianca Tomaz da Costa, Nathália Maximiano Soares Maciel, Mariana das Dores Paiva Canuto, Tainah Matheus Campos, Anne Danieli Nascimento Soares, Júnia Maria Geraldo Gomes

Modalidade Servidor

CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CARREIRA DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MG – CAMPUS BARBACENA

Vivian Mello

Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

registrado em: