Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Comunicado sobre medidas de proteção e segurança no IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Leia o comunicado da Diretora-geral do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

Nas últimas semanas e sobretudo nos últimos dias têm circulado várias informações e notícias que envolvem a segurança das escolas em todo o país, e diante disso este comunicado vem apresentar as ações que o Campus Barbacena tem tomado com relação ao assunto.

Por meio das mídias convencionais e digitais ficamos sabendo dos ataques que ocorreram em algumas escolas, nos causando indignação e tristeza, trazendo preocupações legítimas. Por outro lado, também sabemos que muitos boatos e fake news inundaram as redes sociais sobre o assunto, na tentativa de causarem pânico, medo e desorganização.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em âmbito federal, criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas. As informações/denúncias devem ser encaminhadas para o link: https://www.gov.br/mj/ptbr/escolasegura

Em Barbacena, como medidas de proteção e para aumentar a segurança, várias providências foram tomadas pelas autoridades, principalmente as militares, para o resguardo das escolas. O Campus Barbacena faz parte dessa rede de salvaguarda e prevenção, inclusive já estamos contando com a Patrulha Escolar, e com o propósito de desenvolvimento de programas educacionais trabalhados pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Na Escola, várias diligências também foram tomadas e contamos com a colaboração de toda a comunidade acadêmica ao atentarem para elas:

– As nossas normas de segurança envolvem o controle na portaria, vigilância, equipe de supervisão e acompanhamento nas áreas comuns (CAE). Tudo isso já funcionava no passado e agora com uma atenção adicional devido aos últimos fatos visando cuidar da proteção de todos(as);

– Nossa instituição sempre preconizou a cultura da paz, e isto tem sido nosso firme propósito no tratamento das questões cotidianas, que enfrentamos nas relações interpessoais e institucionais. Assim, sempre priorizamos o diálogo, a paz, as boas relações em contraposição a qualquer discurso de ódio ou violência de qualquer natureza;

– Internamente, como parte dessa cultura de paz, estamos atentos e sempre atuando na proteção de toda a comunidade acadêmica. Dessa forma, todos os casos de assédio, racismo, importunação, violência, bullying, preconceito ou qualquer outra forma de opressão ou violência, devem ser sempre comunicados à CAE (Coordenação de Assistência Estudantil), para os devidos encaminhamentos.

A Reitoria do IF Sudeste MG emitiu também uma nota à Comunidade Acadêmica, falando sobre o Projeto para a promoção da Cultura de Paz, que será apresentado e desenvolvido em nossa Instituição.

Para finalizar vale lembrar que o Campus Barbacena preza pelo bem-estar e segurança da comunidade acadêmica. Todas as ações em desenvolvimento visam, do ponto de vista didático-pedagógico, prevenir e informar a comunidade, com foco no convívio solidário, afetivo e acolhedor, visando sempre um ambiente de paz e harmonia dentro e no entorno da comunidade escolar.

Professora Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula
                    Diretora - Geral