Geral
Comunidade acadêmica comemora 115 anos com diversas atividades
Com um programação diversificada, entre os dias 10/11/2025 e 14/11/2025, a comunidade acadêmica do Campus Barbacena comemorou os 115 anos da Instituição.
A semana começo, dia 10/11, com uma missa de ação de graças realizada dentro da Campus, com a participação de alunos, professores técnicos administrativos, egressos e aposentados.
Após a benção, no dia 12/11, os aposentados participaram de um chá, para relembrar os momentos vividos na Instituição. Além disso, o evento teve como objetivo homenagear os servidores aposentados que contribuíram para a construção da história institucional.
Ainda com a abordagem história, na noite do mesmo dia 12/1, houve uma mesa redonda intitulada "115 anos de história do Campus Barbacena", com as palestrantes Ana Carolina de Almeida (CEFET - MG) e a professora aposentada Roseli Auxiliadora Barroso (IF Sudeste MG - Campus Barbacena) sob a mediação do Diretor de Extensão do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida.
Em um momento muito aguardado, a comunidade, após agendamento prévio, pode reviver e conhecer o histórico Prédio Sede do Campus Barbacena (dia 13/11).
E finalizando as comemorações, no dia 14/11, houve os tradicionais almoço e jantar com bolo e a solenidade oficial. Na cerimônia, houve o pronunciamento das autoridades presentes: o Reitor do IF Sudeste MG, professor Valdir José da Silva e o Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Alex oliveira Botelho, destacaram a importância do Campus Barbacena nos cenários regional, estadual e nacional.
Ainda na solenidade, houve uma roda de conversa "Que história é essa IF”. com o Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Alex de Oliveira Botelho, o Diretor de Extensão do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida, o servidor do Campus Barbacena Mariano Prudente de Almeida e o servidor José Lino Coelho Filho. No bate-papo os servidores contaram "causos" da Instituição.
Na comemoração, também houve homenagens aos aposentados, entrega da premiação do Concurso Patrimônif e a entrega da Medalha do Mérito Diaulas Abreu.
A medalha tem como finalidade homenagear as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que pela dedicação e trabalho prestados à Instituição, ou por seus méritos, tenham se tornado merecedores deste reconhecimento. A escolha dos agraciados foi feita por uma comissão nomeada para este fim, composta pelos servidores mais antigos da instituição: professor Marco de Moura Gromato, o servidor técnico administrativo José Lino Coelho Filho e o egresso Amin Feres. Abaixo os agraciados com a medalha no ano de 2025 e a trechos da justificativa da indicação feita pela comissão:
"Grácia Maria Campos de Araújo - Na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e, posteriormente, no Instituto Federal do Sudeste de Minas – Campus Barbacena, a Professora Grácia transformou o aprendizado da Matemática em um verdadeiro ato de encantamento."
"Eliane Loschi - Foi a primeira Técnica Administrativa do Campus Barbacena a ocupar o cargo de Diretora-Geral, marco que representa não apenas uma conquista pessoal, mas o reconhecimento de sua liderança, sensatez, referência para outros TAEs e amor pelo serviço público."
"Edson Ferreira de Carvalho: Foi nessa instituição centenária, criada por Nilo Peçanha e erguida por Diaulas Abreu, que Edson aprendeu o valor do trabalho coletivo, da amizade e da formação integral do ser humano. Em seus anos como aluno interno, entre 1977 e 1979, construiu memórias que o acompanhariam por toda a vida — tanto que conserva, até hoje, seus cadernos e diários desse período. Em forma de gratidão e amor, dedicou à Escola um livro intitulado 'Escola Agrícola de Barbacena: no cimo da mais bela colina da Serra da Mantiqueira encontrei uma escola de vida e sonhos', onde resgata a história da instituição e de seus personagens, e revive o cotidiano estudantil de sua juventude."
A cerimônia ainda emocionou o público presente com a apresentação cultural do egresso do Curso de Licenciatura em Em Educação Física e colaborador do projeto de extensão Coral do Campus Barbacena, o ternor lírico Arlindo Leandro Gomes e participantes do Projeto.
Durante toda a semana, a comunidade acadêmica também interagiu postando fotos e vídeos dedicados aos 115 anos do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.




