Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Conheça o Grupo Palco do Projeto SeroEPE

Conheça o Grupo Palco do Projeto SeroEPE

O Grupo Palco começou em 2021 como atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SeroEPE, submetido à Diretoria de Pesquisa do Campus Barbacena.

O Grupo Palco começou em 2021 como atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SeroEPE, submetido à Diretoria de Pesquisa do Campus Barbacena.

Em sua primeira versão, teve como objetivo pesquisar a existência de grupos de teatro nos IFs do Brasil. A ação extensionista foi em parceria com as Escolas Estaduais Adelaide Bias Fortes e Amílcar Savassi e a Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale. Os alunos vinham para o Campus participar de oficinas de teatro e, ao fim do projeto, participaram da produção da peça “Olha pra mim”, apresentada para o público destas escolas. A ação de ensino foi feita nas oficinas em que estudavam as artes cênicas e técnicas teatrais.

A segunda versão do projeto foi em 2022: na pesquisa, o objetivo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o teatro como metodologia de ensino; a ação extensionista foi feita com as mesmas escolas e ao final foi apresentada a peça “Baile dos Órgãos” para o público das referidas escola; a ação de ensino aconteceu nas oficinas com a participação de alunos do IF e alunos das escolas parceiras.

Em 2023 o Grupo Palco teve  como finalidade pesquisar a história dos grupos de teatro mais representativos de Barbacena; continuar com as parcerias das escolas e realizações de oficinas com atores convidados. Além disso,  o Grupo Palco montou uma diretoria composta por 5 alunos do Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, que organiza toda a produção das peças e dirige o Grupo.

Atualmente, além da diretoria, a equipe é composta por 3 docentes, 1 técnica administrativa (pedagoga), 3 alunos bolsistas. Sempre que há oficinas a diretoria divulga para os alunos participarem. Geralmente uma oficina por mês é aberta a quem se interessar. Em agosto e setembro, o Grupo Palco apresentou  a peça “Olha pra mim” no evento em São João Del Rey, o VII ENNEABI.

Projeto SeroEPE

O Projeto SeroEPE teve início no ano de 2021, com o objetivo de promover ações articuladas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto consiste na criação de grupos de trabalho responsáveis pela execução de uma atividade principal – com enfoque de ensino, pesquisa ou extensão –, uma atividade complementar e outra auxiliar – com enfoques distintos da atividade principal. Os grupos de trabalho envolvem servidores e alunos do Campus Barbacena, podendo contar com a participação de colaboradores externos ou de outros Campi.

No ano de 2021, os líderes dos grupos foram selecionados por meio de edital específico, assim como os alunos bolsistas.

Atualmente o SeroEPE possui três grupos: Grupo Palco, Grupo “O Corpo na Escola” e grupo é o “CiAmbApli”.

Assista ao vídeo e conheça o Grupo Palco: https://www.youtube.com/watch?v=qMvEM0loL7w