Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Cursos do IF Sudeste MG recebem nota máxima em avaliação de reconhecimento do MEC

Em 2019, quatro cursos do IF Sudeste MG obtiveram nota 5, conceito máximo, na avaliação de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento do MEC. Os cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Campus Rio Pomba, e Tecnologia em Alimentos, do Campus Barbacena, tiveram o reconhecimento renovado, com nota máxima. Já os cursos de Bacharelado em Engenharia Metalúrgica, do Campus Juiz de Fora, e Gestão em Recursos Humanos, do Campus São João del-Rei, passaram pela avaliação de reconhecimento e também conseguiram nota máxima.

O reconhecimento é obtido a partir da visita de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) que avalia o corpo docente, laboratórios, biblioteca, matriz curricular e todos os elementos relacionados ao curso. O relatório final dessa comissão define o reconhecimento, exigência de adequações ou o não reconhecimento. Uma vez que o curso é reconhecido, existe um prazo de validade, e por isso precisa ser renovado periodicamente, trata-se da renovação de reconhecimento.

A Diretora de Ensino da Reitoria do IF Sudeste MG, Imaculada Conceição Coutinho Lopes, atribui o sucesso dos cursos a uma série de fatores: “A avaliação máxima deve-se a diversos fatores: O primeiro deles é o fato de os cursos terem sido criados levando em consideração a política de verticalização do IF Sudeste MG, aproveitando, desta forma, a infraestrutura existente para a oferta dos cursos técnicos na mesma área, que foi aprimorada para atender a estes cursos de graduação. Além disso, destaco também o alinhamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) à política institucional. O corpo docente bem estruturado em termos de titulação, regime de trabalho e comprometimento com ensino, pesquisa e extensão; a boa atuação do colegiado, da Comissão própria de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e dos coordenadores dos cursos também são outros fatores com papel fundamental nesta conquista”, reflete a Diretora.

Fonte: site do Inep