Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Dicas e cuidados com a saúde durante o inverno
conteúdo

Geral

Dicas e cuidados com a saúde durante o inverno

Coordenadora do curso de Técnico de Enfermagem, do Campus Barbacena, dá dicas de como cuidar melhor da saúde nas baixas temperaturas.

 Com a chegada  do inverno, os cuidados com a saúde precisam ser intensificados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as complicações de saúde aumentam 30% nesta estação, pois as gripes, resfriados e doenças respiratórias crônicas como asma, rinite, sinusite e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são mais frequentes nesta época.

Sabe-se que os idosos são, por natureza, mais frágeis e apresentam imunidade mais baixa. Segundo a Coordenadora do curso Técnico de Enfermagem, Elaine Amaral, “é normal que reservas funcionais dos órgãos diminuam ao longo dos anos, assim em situações de demanda maiores (como ocorre em períodos de frio intenso), os idosos tenham dificuldades em regular a temperatura corporal. Além disso, idosos apresentam perda de massa muscular, de gordura e a pele fina que prejudicam o controle da temperatura corporal”, afirma. 

Elaine dá algumas dicas de medidas preventivas que devem ser reforçadas no inverno, principalmente pela população acima dos 60 anos:

Vacinas

A primeira delas é a vacina contra a gripe (influenza), contra a covid-19 e, também da pneumonia que é uma vacina menos difundida, mas está disponível nos postos de saúde e possui indicação médica específica.

Agasalhos

As pessoas devem se manter agasalhadas porque o frio aumenta a sensação de dor nas articulações, uma vez que contrai a musculatura causando o agravamento das dores musculares e articulares.

Os idosos costumam sentir mais frio (muitos perdem peso, músculo, gordura e tem a pele mais fina), portanto, é recomendado o uso de meias com sapatos fechados para prevenir quedas. O banho quente ajuda a aliviar as dores musculares e causa uma sensação de relaxamento devido a dilatação dos vasos sanguíneos, além de proporcionar alívio aos sintomas de gripes e resfriados. É importante tomar cuidado com as correntes de ar frio pós banho.

Hidratação

Do corpo: Chás e água; Sopas e caldos. Da pele: Cremes e loções hidratantes

Procurar ajuda médica imediata

Se o idoso apresentar sinais de hipotermia (confusão mental, calafrios, dificuldade respiratória), ou na presença de doenças respiratórias que possam evoluir para pneumonia (gripes e covid-19).

Evitar exposição ao frio

Preferir atividades em ambientes cobertos e manter a rotina de exercícios, mesmo no inverno. 

Mais dicas:

  • Repor vitamina D por meio da ingestão de alimentos ricos nesta vitamina, tais como peixes, fígado e gema de ovo. A suplementação deve ser feita sempre com orientação médica.

  • Manter vidros e janelas abertos para circulação de ar e luz solar direta no ambiente.

  • Manter acompanhamento regular pressão alta, diabetes e demais doenças crônicas. Evitar automedicação, como, por exemplo, descongestionantes nasais que podem causar vasoconstrição, interferir na frequência dos batimentos sanguíneos e consequentemente na pressão arterial.

Texto: Lays Fortes revisão Coordenação de Comunicação
registrado em: