Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Discentes do curso de bacharel em Agronomia participam de visita técnica na Comunidade Rural Costas da Mantiqueira

No dia 25 de março de 2024, o professor José Alcir Barros de Oliveira e os discentes formandos do curso de bacharel em Agronomia realizaram uma visita técnica com aula de campo.

"No dia 25 de março de 2024, o professor José Alcir Barros de Oliveira e os discentes formandos do curso de bacharel em Agronomia realizaram, conforme programação pedagógica da disciplina de Sociologia e Extensão Rural, uma visita técnica com aula de campo com o objetivo de conhecer a realidade das famílias de agricultores da comunidade rural Costas da Mantiqueira em Barbacena. O foco da aula era poder mostrar, na prática, a força do associativismo rural com seus programas e projetos comunitários.

O grupo foi recebido no galpão da pequena propriedade rural de um dos líderes, o Sr. José Lismar Costa, conhecido popularmente por “Todinho”. Alí foi apresentado um dos projetos desenvolvidos pela entidade OMOPRUC – Organização dos moradores, amigos e produtores rurais dos Costas: O PNAE - Política pública federal que beneficia à agricultura familiar com a comercialização de olerícolas e frutas locais para a merenda escolar das escolas públicas. Este funciona há 10 anos na comunidade tendo a referida entidade como a executora com um total de quase 180 famílias de agricultores beneficiadas ao longo de todo ano.

Um outro projeto visitado foi a Agroindústria comunitária que é administrada pela mesma entidade e faz seu escoamento da produção para a merenda escolar. A produção vai desde os derivados de leite como variados tipos de queijos, iogurte e doce até os processados vegetais como polpas de frutas locais e feijão empacotado.

Todinho fez uma ampla explanação da vida na comunidade, as dificuldades dos grupos de agricultores no início dos projetos da OMOPRUC, a execução do Pnae e a grande obra da Agroíndustria comunitária que hoje se tornou realidade. No final, o grupo ainda visitou a propriedade do Sr. José Maria da Silva, atual presidente da OMOPRUC para conhecer com detalhes sua produção de tomates em estufas, uma cultura muito comum ali.

A visita foi de muita valia para que nós possamos comprovar, na prática, com as lideranças rurais, que o associativismo rural existe e funciona. Os discentes puderam perceber a importância e a força do seguimento Agricultura Familiar para o Desenvolvimento Rural Sustentável local diante de tantos projetos desenvolvidos por suas organizações. Isso que é importante para nós, do meio acadêmico, explica o prof. José Alcir.

Agradecemos ao líder Todinho e ao sr. José Maria, presidente da Associação, pela atenção e recepção na comunidade rural e contamos com a continuidade desta parceria para o bem de todos nós: as famílias rurais e a comunidade acadêmica."

Texto e fotografias: Professor José Alcir