Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Disciplina de sociologia e extensão rural realiza troca de saberes
conteúdo

Geral

Disciplina de sociologia e extensão rural realiza troca de saberes

A disciplina de sociologia e extensão rural recebeu a liderança rural e o secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento de Barbacena para troca de saberes com os discentes formandos em agronomia.

"Aconteceu no dia 18 de março de 2024, em sala de aula, mais um evento promovido pela disciplina de sociologia e extensão rural do curso de graduação em Agronomia intitulado, troca de saberes: realidade rural local e a formação profissional do engenheiro agrônomo.

Para compor este diálogo de ideias com a turma e o professor responsável, José Alcir Barros de Oliveira, foram convidados dois líderes com atuação em projetos de apoio à agricultura familiar para o desenvolvimento rural sustentável: o Sr. José Lismar de Assis ( “Todim”) , agricultor familiar da comunidade rural dos costas e o Sr. Frederico Fernandes Vieira, engenheiro agrônomo e atualmente Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena.

Frederico explanou sua trajetória profissional, sua atuação voltada às questões ambientais locais e regionais e os projetos atuais para as famílias de agricultores nas comunidades rurais, mostrando muita sensibilidade, visão social e compreensão das fragilidades e potenciais do campo.

José Lismar de Assis, conhecido popularmente como “Todim” contou-nos sua história de vida na roça e a trajetória das lutas e conquistas em projetos comunitários até chegarem à organização atual: Omopruc (Organização do moradores, produtores e amigos da comunidade rural dos costas) com o projeto de agroindústria comunitária inserido nas políticas públicas PNAE e PAA.

Os discentes puderam dialogar nos temas de desenvolvimento profissional, mercado de trabalho e projetos sociais no campo com as lideranças presentes, enriquecendo seus conhecimentos e encorajando-se para o enfrentamento da realidade rural local e regional.

Acreditamos no potencial desses jovens formandos, futuros engenheiros agrônomos e por isso não podemos deixar de discutir a realidade local e regional de nosso meio rural com suas comunidades rurais cheias de vidas e projetos que beneficiam a toda população. Estas experiências somadas aos estágios de vivência ajudam em sua formação profissional e adéquam suas habilidades às reais situações que encontrarão no futuro, possibilitando beneficiar essas famílias rurais com um olhar mais humano, mais social! explica o prof. José Alcir.

Ficamos muito gratos com a presença desses dois líderes em nossa aula e contamos com a continuidade de parcerias em novos projetos."

Texto e fotos: Professor José Alcir

 

registrado em: