Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Divulgado o Edital do VIII Festival de Dança do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena

O tema desse ano será “Brasilidades”. As inscrições serão realizadas no período de 01/04/2024 a 03/05/2024.

Já está disponível o Edital do VIII Festival de Dança do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Nesse ano, as coreografias inscritas nas categorias competitivas deverão se adequar ao tema do Festival (“Brasilidades”) abordando aspectos que valorizem ou representem a cultura brasileira. Mas na categoria Mostra poderão ser inscritas coreografias com temas livres.

VIII Festival de Dança do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena visa integrar a atuação dos acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física da Instituição dentro das escolas à realização de um evento institucional sobre Dança, promovendo a valorização dessa manifestação artística. Além disso, o Festival almeja a valorização da dança na cidade de Barbacena e região.

Os  interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias:

a) CATEGORIAS ESCOLARES:

I - alunos com idade entre 8 (oito) e 13 (treze) anos, vinculados a qualquer instituição de ensino do município de Barbacena e região.

II - alunos com idade entre 14 (quatorze) e 18 (dezoito) anos, vinculados a qualquer instituição de ensino do município de Barbacena e região.

b) CATEGORIA UNIVERSITÁRIO:

III - alunos com idade superior a 18 (dezoito) anos, vinculados a qualquer instituição de ensino superior e/ou técnico do município de Barbacena e região.

c) CATEGORIAS GRUPOS DE DANÇA: conjuntos de três ou mais bailarinos, com idade acima de 10 (dez) anos, vinculados a grupos e escolas de dança de Barbacena e região.

IV - clássico/neo-clássico infanto-juvenil (8 a 16 anos)

V - clássico/neo-clássico adulto (acima de 16 anos)

VI - contemporâneo/jazz infanto-juvenil (8 a 16 anos)

VII - contemporâneo/jazz adulto (acima de 16 anos)

VIII - danças urbanas/populares infanto-juvenil (8 a 16 anos)

IX - danças urbanas/populares adulto (acima de 16 anos)

d) CATEGORIA MOSTRA: grupos que não se enquadrarem em nenhuma das categorias anteriores.

As inscrições serão realizadas no período de 01/04/2024 a 03/05/2024 através do link:  https://forms.gle/1VDppvGPZq9HMDCu5. As mesmas serão limitadas a um total de 50 (cinquenta) apresentações, por ordem de inscrição.

O Festival de Dança do IF Sudeste MG – Campus Barbacena “Brasilidades” será realizado no dia 1º de junho de 2024, na Quadra Coberta do Setor de Esportes do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. O horário de início será definido posteriormente, a depender do número de sessões e de coreografias inscritas. As entradas para assistir às apresentações serão em forma de doações de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que serão ofertados às instituições de acolhimento a crianças e idosos da cidade de Barbacena.

Durante o Festival, a comissão julgadora, composta por profissionais da área da dança e de artes, selecionados pela comissão organizadora do evento irão avaliar as apresentações de acordo com os critérios descritos no edital.

As equipes que ficarem nos três primeiros lugares de cada categoria serão premiadas:

I. Com um troféu;

II. Com premiação específica, a ser divulgada antes do evento.

Ao final de todas as apresentações, serão anunciados e premiados os destaques do Festival:

I. Melhor bailarino(a);

II. Melhor coreografia do festival