Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Dois trabalhos de estudantes do Curso Técnico em Agroindústria são apresentados como finalistas na FEBRACE 2023 (USP)

Os projetos se classificaram como finalistas, realizando a apresentação presencial durante a mostra de trabalhos na USP.

Discentes do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena apresentaram dois projetos desenvolvidos na instituição na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), ocorrida na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 20/03/2023 a 24/03/2023.

Os trabalhos finalistas foram: “Avaliação da Atividade de Terpenos Contra a Antracnose”, desenvolvidos pelos discentes Joana Mariane Tavares Gonçalves, Lorena Maria Pereira de Melo e Nicole Maria Silva Próspero e “Uso de Limoneno para o Controle do Mofo Cinzento na Pós-Colheita de Morangos”, desenvolvidos pelos discentes Beatriz Maria da Silva, Diogo Leite Souza e Maria Eduarda Campos Batista. Os dois trabalhos foram orientados pela Profa. Cristiane de Melo Cazal e pela ex-aluna Chrystiaine Helena Campos de Matos. A viabilidade da participação foi pela equipe diretora do IF Barbacena, em especial pelo apoio da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, além de ter o professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira no acompanhamento da equipe.

Os projetos foram semifinalistas na FEBRACE e participaram da etapa de avaliação online e da mostra virtual durante o mês de janeiro de 2023 e se classificaram como finalistas, realizando a apresentação presencial durante a mostra de trabalhos na USP. "A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume o importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, pelo envolvimento em projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia", comenta Chrystiane.

O Prof. José Emílio parabeniza as orientadoras e os discentes pelo brilhante trabalho e pelo interesse em inserir o IF Barbacena entre os 225 trabalhos finalistas de todas as regiões e estados brasileiros na FEBRACE 2023.

Fonte e fotos: Chrystiaine Helena Campos de Matos, Cristiane de Melo Cazal e José Emílio Zanzirolani de Oliveira.