Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Egressa do Curso de Licenciatura em Química é aprovada em primeiro lugar em mestrado na UFJF

A egressa do Campus Barbacena, Aline Campos, foi aprovada no Mestrado em Educação Química pela pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Egressa apresentando trabalho

Aline Campos, egressa do Curso de Licenciatura em Química do IF Barbacena, foi aprovada em primeiro lugar no Mestrado em Educação Química, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com linha de pesquisa em Metodologias e Estratégias de Ensino. A  egressa foi contemplada como bolsista CAPES.

A aluna, que se formou em dezembro de 2019 pelo Campus Barbacena, conta que seu amor pela química não é recente e se iniciou ainda no ensino médio. “Quando ingressei na faculdade, participei de vários projetos, vale ressaltar que muitos deles de forma voluntária, com diversos professores. A partir disso, a vontade de compartilhar conhecimentos cresceu a cada dia, sendo inevitável não continuar os estudos”, conta.

Dos projetos que participou, a estudante cita o trabalho desenvolvido no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e o Programa de Residência Pedagógica, ambos com foco principal na formação de docentes qualificados. Porém, ela destaca como especial seu projeto de Iniciação Científica, que, segundo ela, contribuiu de forma gratificante para buscar mais conhecimentos na área da Educação Química. “Trabalhei diretamente com metodologias ativas e tive a experiência inicial das dificuldades encontradas no dia a dia no processo de ensino e aprendizagem, além da contribuição para meu currículo, como a participação em evento internacional na cidade de Maceió, em Alagoas.”, destaca.

Aline cita ainda sua participação no IF Mobilidade Internacional, em que, além de ter a oportunidade de viajar para fora do Brasil e conhecer países como Portugal, Espanha e França, também pôde conhecer parte do funcionamento do ensino português e comparar com o brasileiro.

A futura mestranda ressalta a importância do aprofundamento no conhecimento e afirma que continuar estudando após a graduação vai muito além de apenas adquirir conhecimento. “A docência, área que escolhi, está cada vez mais árdua e menosprezada na sociedade. Uma das soluções para isso é o aperfeiçoamento profissional e, claro, a dedicação para qualificar cada vez mais seu ensino e sua pesquisa.”

Por fim, a estudante destaca que será eternamente grata ao IF Barbacena e a todos que fizeram parte de suas conquistas, não apenas seus professores, mas também amigos e os diversos funcionários com quem teve contato direta ou indiretamente. “Aos meus docentes o meu infinito obrigada, pois foram vocês que me ensinaram, deixando uma marca muito especial. Deixo aqui um carinho especial à Professora Dra. Regina Lucia Pelachim Lianda, que foi meu apoio em parte da faculdade e me incentivou na busca de várias conquistas, como esta, sendo minha fonte inspiradora.”