Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Ensino, Pesquisa e Extensão juntos: Estão abertas as inscrições para seleção de líderes de grupos de trabalho no âmbito do projeto SEROEPE

Pesquisa

Os interessados poderão realizar a submissão entre os dias 07 de abril a 16 de maio de 2022.

As Diretorias de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, de Ensino e de Extensão publicaram a chamada para participação no Projeto SEROEPE. As inscrições já estão abertas para seleção de líderes de grupos de trabalho no âmbito do projeto SEROEPE.

O Projeto SEROEPE, idealizado pela Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado e coordenado pela professora Ana Carolina Soares Amaral, consiste no desenvolvimento de ações articuladas entre Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito do Campus Barbacena.

No de ano de 2021, a professora do Campus Barbacena, Joseli Ferreira Lira Valente, participou da seleção e teve o projeto "Grupo Palco" aprovado. A professora compartilhou um relato de experiência sobre o sucesso da ação:

"A história com teatro aconteceu em minha vida lá no Ensino Fundamental. Uma história tão boa que dei continuidade como professora por essas escolas de Minas Gerias. Com leveza e ludicidade, sempre brinquei de faz de conta em sala de aula. Completo 10 anos de IF em 2022 e como presente fui contemplada com a aprovação no Edital do SeroEPE com o Projeto de criação de um grupo de teatro no Campus Barbacena. Coroação dos 27 anos de sala de aula consolidando a arte cênica no contexto escolar, é muito realizador. Principalmente fazendo parte de um programa que associa Ensino, Pesquisa e Extensão como acredito ser o papel de cada educandário no processo ensino/aprendizagem: descobrir, aprender e passar adiante envolvendo a sociedade. Em tempos de pandemia, o projeto começou. Nossos encontros on line eram momentos de alegria. Um bálsamo para nossas tristezas pandêmicas. Aprendemos juntos, compartilhamos, recebemos convidados e nos alegramos em momentos sublimes de descontração. Agora vamos viver momentos presenciais e esperamos chegar ao fim do projeto de 2021 já com o projeto de 2022 encaminhado. Porque seja à distância ou presencial, nós Homo Sapiens somos animais essencialmente interativos, sociais e é assim que nos tornamos mais humanos. Essa caminhada dos alunos do IF pelos Palcos da vida está só começando."

A Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena e idealizadora do projeto professora Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado e a coordenadora do projeto Ana Carolina Soares Amaral, explicaram que as ações articuladas serão desenvolvidas por grupos de trabalho, os quais serão organizados a partir de uma atividade principal (na modalidade de ensino, pesquisa ou extensão), uma atividade complementar e outra atividade auxiliar. As atividades complementar e auxiliar deverão contemplar modalidades diferentes da atividade principal. Assim, cada grupo de trabalho deverá conter atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“O(A) líder do grupo de trabalho do SEROEPE será aquele(a) que coordenará e planejará os trabalhos de Pesquisa, Ensino e Extensão dos membros que estarão sob sua responsabilidade. Cada grupo deverá ser formado por 3 servidores (isso inclui a possibilidade de ser de outros campi, exceto o líder que deverá ser do Campus Barbacena) + 3 estudantes (no mínimo).”, destacaram as professoras Fabianne e Ana Carolina.

Na chamada, há os requisitos para participação no projeto, a forma de inscrição assim como os critérios de avaliação e julgamento.

Participe!

Leia a chamada