Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Entomologia forense é tema de Pesquisa no Campus Barbacena

Entomologia forense é tema de Pesquisa no Campus Barbacena

A pesquisa sobre os insetos como decifradores e marcadores de fatos é uma área da entomologia forense e ela foi objeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Barbacena.

O decifrar enigmas é uma das atividades de pesquisa desde tempos imemoriais. A pesquisa sobre os insetos como decifradores e marcadores de fatos é uma área da entomologia forense e ela foi objeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. Os mentores e executores do trabalho foram Ana Letícia Borgo, Carla Maria Souza Nascimento e Lucas Stephane de Jesus Paiva. Eles, entusiasmados como o tema persistiram no desejo de pesquisar, deixaram de se formar durante a pandemia, atrasaram o curso em mais de um ano, pois se valeram de desvendar os mistérios, os enigmas dos insetos indicadores do Intervalo Pós-morte.

Eles tiveram a ideia nos primeiros períodos da graduação e se prepararam. O incentivo veio da parceria estabelecida entre o orientador, Prof. Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira e o coorientador, Pablo Garcia de Oliveira, professor visitante do IF Barbacena e doutorando na UFLA na área entomológica.

A busca não foi em vão, pois com as armadilhas montadas, contendo a parte animal (porco) utilizada como isca, foi possível atrair os insetos em um fragmento de Mata do IF. O cheiro da isca se tornava mais intenso com o passar do tempo: 24 h, 48 h e 72 h. A atração e coleta foi de 2.373 insetos, identificados pela equipe ao nível de família. Com os dados tabelados, analisados estatisticamente e a leitura realizada para entender o caso enigmático foi escrito o TCC.

Por se tratar de trabalho de campo pioneiro, foram convidados membros externos à banca de defesa do TCC. O primeiro convidado foi o Prof. Dr. Bruno Almeida de Melo, do Instituto Federal do Pará – Campus Santarém, que realizou seu doutorado com a fauna entomológica na região de Barbacena e, certamente, teria muito a contribuir.

A outra convidada foi a Profa. Dra. Isabel Cristina Vidal Siqueira de Castro, da UNIPAC | Campus Barbacena, que esteve temporariamente como professora da área entomológica do IF Barbacena e havia auxiliado com a formação na área desses estudantes.

Pois é, pelo trabalho intitulado “Entomofauna forense em fragmento florestal do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena” foi dada mais uma contribuição sobre a importância de se conhecer os seres que nos acompanham a vida.

No final deu tudo certo. Que a perseverança dos estudantes na busca de seus sonhos de obterem a formação de excelência e serem protagonistas do seu saber – nos ensine a entender o tempo das coisas, os enigmas da vida”, afirma o professor José Emílio.

Foto e texto: Lucas, Carla e Ana Letícia; José Emílio.