Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Equipe de Nutrição desenvolve Projeto de Extensão que visa qualidade alimentar na pandemia

O Projeto tem como objetivo possibilitar às comunidades local e regional acessibilidade a essa área do conhecimento e sua respectiva importância para a manutenção da saúde frente à pandemia de COVID-19.
Diversos alimentos saudáveis

O mundo está enfrentando uma crise sanitária de graves proporções provocada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Dessa forma, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Do ponto de vista orgânico, o sistema imunológico dos indivíduos deve estar apto a responder à agressão pelo microrganismo invasor e a alimentação saudável, contendo todos os nutriente,s tem papel relevante neste contexto. Foi pensando nessas questões, que Marilene Guimarães, professora da área de Nutrição do Campus Barbacena, após diálogo com as acadêmicas do 9º período, Bianca Tomaz da Costa e Nathália Maximiano Soares Maciel, decidiu desenvolver um Projeto de Extensão chamado “A nutrição em tempos de COVID-19” .

O Projeto tem como objetivo possibilitar às comunidades local e regional acessibilidade a essa área do conhecimento e sua respectiva importância para a manutenção da saúde frente à pandemia. Serão elaborados materiais educativos sobre diversos temas, de linguagem simples e fácil assimilação, divulgados por meio das redes sociais oficiais do Campus Barbacena. Marilene conta que o Projeto conseguirá se adaptar em diferentes realidades sociais, sempre no sentido de promover o autocuidado e consequente fortalecimento do sistema imunológico dos indivíduos.

A proposta se apoiará em conhecimento já pesquisado e comprovado cientificamente sobre o assunto. Todo o material será elaborado a partir de referências encontradas em fontes como livros, publicações em periódicos e artigos científicos, boletins e sites oficiais, instituições de pesquisa, dentre outros, de reconhecida credibilidade. Todas as atividades serão realizadas por meio remoto atendendo aos protocolos de saúde e segurança específicos recomendados para o enfrentamento da pandemia.

O Conselho Federal de Nutricionistas, em nota oficial, alertou a população sobre notícias divulgadas sem respaldo científico, enfatizando a inexistência de super alimentos, fórmulas, sucos ou soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes que sejam indicados para prevenir ou tratar pessoas contaminadas pela COVID-19 (CFN, 2020). Dessa forma, Marilene ressalta a importância da comprovação científica das informações que serão divulgadas. “A nutrição adequada é uma importante ferramenta de modulação do sistema imune e atua para manter o estado saudável do organismo e em condições de responder prontamente ao desafio imunológico representado pelo coronavírus. Esse contexto mostra a relevância do Ensino, Pesquisa e Extensão para atuar de forma a desenvolver materiais didáticos, publicações midiáticas e científicas diversas.”

Para a avaliação dos materiais produzidos, a equipe do Projeto entrará em contato semanalmente com os administradores das redes sociais do Instituto, o que possibilitará obter informações sobre o alcance das publicações, gráficos, público alcançado e número de compartilhamentos e comentários. A partir desse retorno, os responsáveis pelo Projeto terão condições de avaliar se os objetivos estão sendo alcançados paralelamente ao que está sendo executado e certificando-se se a metodologia está sendo bem executada.

Marilene ressalta ainda, que por se tratar de um cenário sanitário dinâmico, é esperado o surgimento de demandas diversas no sentido de orientar diferentes grupos de risco para a prevenção ao COVID-19 em relação aos cuidados alimentares necessários, respeitando as particularidades e especificidades. “A execução do Projeto auxiliará também na consolidação do IF Sudeste MG enquanto centro de referência educacional e de Instituição consciente de sua responsabilidade social em um momento de gravidade na área de saúde pública que envolve toda a sociedade”, finaliza.

Texto: Marcela Souza - Revisão: Coordenação de Comunicação