Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Equipe do Núcleo de Química do Campus Barbacena produz protetores faciais para profissionais de saúde de Barbacena
conteúdo

Extensão

Equipe do Núcleo de Química do Campus Barbacena produz protetores faciais para profissionais de saúde de Barbacena

Equipe do Núcleo de Química do Campus Barbacena, em parceria com a UFMG e FioCruz, produzirá 500 protetores faciais para serem doados para os profissionais de saúde de Barbacena.
Exibir carrossel de imagens três pessoas atuando na produção de protetores faciais

três pessoas atuando na produção de protetores faciais

Para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à COVID-19, em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simplificou as exigências de fabricação, importação e compra de dispositivos médicos prioritários. 

Dessa forma, Heveline Silva, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora das ações gerenciais da iniciativa de produção de protetores faciais em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), entrou em contato com o Núcleo de Química do Campus Barbacena e informou sobre a possibilidade de doação do material necessário à produção destes itens. 

Os equipamentos necessários para a montagem dos protetores faciais são  arcos, elástico e lâminas PETG. Estes itens foram doados pela UFMG e FioCruz, em quantidade  suficiente  para a produção de 500 máscaras.

“Como há demanda por parte das unidades de saúde do município de Barbacena, nós do núcleo de Química nos dispusemos a estabelecer a parceria e realizar as montagens deste equipamento de proteção”, afirma Leandra Silva, professora do Campus Barbacena.

A montagem está sendo realizada nas dependências do Núcleo de Química do Campus Barbacena por professores, técnicos de laboratório e estudantes bolsistas de extensão que já atuam na produção de álcool etílico glicerinado a 80 GL, sabão ecológico e sabonete líquido. A equipe atuará de forma que respeite as recomendações de cuidados na prevenção à transmissão da COVID-19 e as entregas serão  viabilizadas  pelo Comitê de Enfrentamento à  COVID-19, que realizou  o levantamento  da demanda. 

O material será doado para mais de 330 agentes de saúde que atuam em 19 unidades básicas de saúde do município de Barbacena e 120 unidades para profissionais do Hospital Regional. 

 

 

registrado em: