Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Equipes de Xadrez Masculino e Feminino do Campus Barbacena conquistam medalhas nos Jogos Escolares de Barbacena 2022

Os 3 primeiros colocados em cada naipe representarão o Campus Barbacena na Microrregional do Jogos Escolares de Minas Gerais.

No dia 11 de Maio de 2022, entre 13h30 e 17h, foram disputadas, no Olimpic Clube de Barbacena, as 5 rodadas da competição de Xadrez dos Jogos Escolares de Barbacena – JEB 2022. “Mesmo com o calendário apertado conseguimos inscrever e treinar 12 estudantes no Módulo II, sendo 6 em cada naipe. Os atletas, que participam das Oficinas e Treinamentos da Ação Psicologia Educacional e Xadrez do IF Sudeste MG, conseguiram excelentes resultados.”, destacou o psicólogo e coordenador a Ação Psicologia Educacional e Xadrez, Romualdo Santarosa de Sousa.

Os 3 primeiros colocados em cada naipe representarão o Campus Barbacena na Microrregional do Jogos Escolares de Minas Gerais, a ser realizado no dia 31 de maio 2022.

O estudante Samuel de Oliveira, da turma 2º C do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, destacou-se com 5 vitórias em 5 jogos, sagrando-se campeão invicto. O aluno relatou sua experiência: “primeiramente gostaria de agradecer a toda equipe do Projeto Psicologia e Xadrez, em especialmente ao treinador Romualdo, que me deu muito apoio e me ajudou a melhorar minhas habilidades no Xadrez. Participar do projeto tem sido uma experiência incrível para mim.”

A estudante Paola do Nascimento Silva, da turma 2º B do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, conquistou a medalha de 2º lugar. “Desde que comecei a jogar Xadrez, sempre quis alguém para treinar. Descobrir um Clube de Xadrez na escola foi a melhor coisa que me aconteceu. Agora, sempre há pessoas para jogar e me ensinar a evoluir. Em relação ao JEB, achei muito divertido participar e gostei muito.”

A estudante Emanuele Márcia Gomes Bertolusci, do 1º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, que aprendeu a jogar a partir do Projeto de Extensão Psicologia e Xadrez desenvolvido na E.E. Adelaide Bias Fortes, conquistou a 4ª colocação e se classificou para o JEMG-2022. “Achei uma experiência muito gratificante, pois adquiri conhecimentos que até então eu desconhecia, no caso, capacidade de raciocínio. A vida é como um jogo de xadrez, às vezes, é necessário sacrificar algumas peças para vencer o jogo. Na vida, também temos que fazer escolhas difíceis para ser feliz depois.”

A estudante Willa de Oliveira Xavier, do 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, classificou-se para o JEMG 2022, destacando que “o xadrez me ajudou muito na concentração e nos ensina que nem sempre iremos vencer.”

O estudante Thiago Simião da Silva Andrade, do 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, relatou: “o Projeto Psicologia e Xadrez é uma segunda casa para mim, pois lá eu consegui encontrar pessoas divertidas e legais, sobretudo o professor Romualdo, um mestre incrível e muito simpático. Todas as oportunidades que eu tenho de estar na sala do projeto para treinar eu agarro. Conhecer o programa me fez criar um amor imenso ao Xadrez. Pretendo treinar de forma mais assídua, junto ao Romualdo, para conquistar o pódio do JEMG e de outros torneios, e tentar, assim, trazer mais medalhas e troféus para o Projeto.”

“Embora não seja nosso objetivo principal, ficamos muito felizes com a participação dos nossos discentes nos Jogos Escolares. Nossa intenção é transformar nosso Campus Barbacena numa referência nacional na prática do Xadrez Escolar, possibilitando que nossos estudantes usufruam de seus benefícios cognitivos, como melhoria na concentração, no raciocínio-lógico e na memória, além de promover maior socialização entre discentes, docentes e TAES”, comentou Romualdo Santarosa de Sousa, psicólogo e coordenador a Ação Psicologia Educacional e Xadrez.

A participação do Campus Barbacena no JEB contou também com o apoio da equipe formada pelos servidores Daniel Alexandre Cândido, Hélio Eugênio de Almeida, além do Professor Luiz Carlos Gomes Junior, responsável pelo Futsal.

Fonte: Romualdo Santarosa de Sousa