Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estão abertas as inscrições para a X Feira Científica de Barbacena (FECIB)

Estão abertas as inscrições para a X Feira Científica de Barbacena (FECIB)

Os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de junho de 2024.

Estão abertas as inscrições para professores e alunos da Educação Básica do município de Barbacena apresentarem trabalhos na  X Feira Científica de Barbacena  (FECIB).

O IF Sudeste MG - Campus Barbacena realizará a X FECIB com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnicos, científicos e/ou culturais das Instituições Educacionais do Município. A  Feira acontecerá nas dependências do Campus Barbacena e se constituirá de uma mostra de no máximo 70  trabalhos selecionados.

A abertura ocorrerá no dia 11 de setembro de 2024, às 13h00, no IF Sudeste MG - Campus Barbacena. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 11 (13h30 às 21h00) e 12 (09h00 às 17h00) de setembro de 2024 no Campus Barbacena. O evento estará aberto à visitação do público em geral.

O tema  da X FECIB é livre, pois pretende valorizar a amplitude do conhecimento e a interconexão de áreas. Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por equipes de professores e alunos da Educação Básica do município de Barbacena - MG.

Os trabalhos a serem inscritos deverão se enquadrar em um dos dois níveis de ensino e em uma das três categorias do trabalho.

Níveis de ensino

a) Ensino Fundamental;

b) Ensino Médio e/ou Técnico.

Categorias do trabalho De acordo com os objetivos, o trabalho deve se enquadrar em uma das categorias a seguir.

a) Trabalho Construtivo : Os trabalhos do tipo construtivo referem-se à iniciativa de construir algo com uma dimensão de inventividade, seja na função, na forma ou no processo, seja na proposição de soluções alternativas e de materiais alternativos para o funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos ou sistemas.

b) Trabalho Didático: Os trabalhos de natureza didática referem-se àqueles voltados ao objetivo de explicar, ilustrar, aplicar, demonstrar e/ou revelar os princípios científicos de assuntos e temas diversos.

c) Trabalho Investigativo: Os trabalhos de natureza investigativa referem-se àqueles voltados à pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.

Após as inscrições os trabalhos serão selecionados por uma comissão científica formada por servidores do IF Sudeste MG – Campus Barbacena

Os interessados poderão se inscrever, até o dia  17 de junho de 2024, pelo link: https://forms.gle/iiJJrqA3L2yMRm6v9

Durante os dois dias de apresentação, uma comissão julgadora percorrerá os estandes e avaliará os trabalhos, de acordo com os critérios descritos no edital. Os três melhores trabalhos de cada categoria em cada nível serão premiados.

Leia o Edital

Oficina de elaboração de projetos:

Com o objetivo de colaborar com os professores e alunos interessados em participar da X FECIB, serão ofertadas oficinas de elaboração de projetos.

As oficinas são gratuitas, abertas ao público e serão realizadas no dia 11 de abril de 2024 (1ª turma 08h às 11h e 2ª turma de 13h30 às 16h30), no Auditório do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Haverá emissão de certificados.

Os interessados poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/YzB3Fc3PqjxnN6RS8

Participe!

A FECIB é uma Feira afiliada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

Dúvidas: FECIB – Coordenação de Comunicação, Cerimonial e Eventos Rua Monsenhor José Augusto, 203 – São José CEP: 36.205.018 – Barbacena – MG E-mail: fecib.barbacena@ifsudestemg.edu.br Telefone: (32) 98413-5393 (7h às 11h30)