Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estão abertas as inscrições para aulas de patinação artística recreativa
conteúdo

Extensão

Estão abertas as inscrições para aulas de patinação artística recreativa

O projeto de extensão do Campus Barbacena "Roller Dancing - Patinação Artística Recreativa" iniciou suas atividades. 

Destinado para toda a comunidade externa e interna do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, o projeto está com as inscrições abertas.

Nesse primeiro momento, como um projeto piloto, serão oferecidas 02 turmas com 20 vagas cada. As aulas ocorrerão as terças-feiras de 18h às 19h para a Turma 1 e as quartas-feiras, também de 18h às 19h, para a Turma 2.

Os interessados deverão comparecer no dia de seu interesse (terça ou quarta), no horário da aula para realizar sua inscrição presencialmente (as datas serão divulgadas na rede social do projeto - Instagram “@roller_ifbq”). Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável para receber as orientações básicas e assinar o termo de responsabilidade. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, preenchidas as vagas de cada turma faremos um cadastro reserva para a ocupação de vagas que venham a ficar ociosas ou em caso de se tornar possível a abertura de novas vagas.

A única exigência para participação nas aulas é de que o praticante tenha seu próprio patins, que poderá ser do modelo Quad (04 rodas paralelas) ou do modelo Inline (04 rodas em linha, o tradicionalmente conhecido como patins Roller).

A coordenadora do projeto, professora Scheila Antunes explica que a patinação "proporciona melhoras e ampliação da coordenação motora ampla, aptidão física e condicionamento físico, agilidade, flexibilidade, força muscular localizada, consciência corporal, ritmo, noção de tempo e espaço, lateralidade, além de promover valores éticos e morais por meio das relações sociais e afetivas que se formam e se estreitam entre os praticantes do esporte."

Ela "acredita que o projeto pode proporcionar à comunidade barbacenense uma nova oportunidade lazer, oferecendo à população um local adequado para uma prática recreativa, orientada e segura do esporte. Ampliando a cultura esportiva local, a qual ainda está muito ligada a esportes coletivos tradicionais como futsal/futebol e voleibol. Há de se considerar ainda o fato do projeto ser totalmente gratuito, o que facilita o acesso da comunidade ao esporte. Quanto ao equipamento, que é de uso individual, é possível a fácil aquisição do mesmo em lojas esportivas físicas e virtuais, com preços variados podendo atender às diferentes condições econômicas dos praticantes."

A professora conta que a patinação artística esteve ativamente presente em sua vida dos 07 aos 23 anos de idade. "Comecei brincando no quintal de casa até descobrir uma escolinha de patinação na minha cidade natal (Santa Rosa/RS), na qual ingressei aos 07 anos. Nela tive a oportunidade de aprender mais sobre o esporte, aprender técnicas variadas e fazer muitos, mas muitos amigos, amigos de verdade. Quando ingressei na faculdade de Educação Física ao passo em que o curso avançava foi ficando difícil conciliar estudos, estágios, projetos de pesquisa, extensão e o esporte. Acabei me distanciando dos treinamentos e me dedicando à formação profissional. Depois vieram o trabalho, o casamento, os filhos e os patins ficaram guardados."

Conforme a professora Scheila, a ideia do projeto surgiu em uma tarde sol: "Em meados de 2019, numa tarde de sol em que estava passeando com meu filho na Praça dos Andradas presenciei algumas crianças patinando em torno do chafariz e me ascendeu o desejo em criar um projeto de extensão de patinação para dar a essas crianças (e todos aqueles que gostam de patinar e não tem lugar adequado para isso) uma oportunidade de maior aproximação com o esporte. Porém, veio a pandemia e a ideia foi adormecida forçosamente. Passado o temor da pandemia e a vida recuperando seu fluxo normal a ideia do projeto foi resgatada. Após sua aprovação no edital de financiamento de projetos de extensão no IF Sudeste MG - Campus Barbacena, eis que temos uma oportunidade de trazer à cidade uma prática orientada de Patinação Artística sobre rodas em um local seguro e adequado para os praticantes!!, finalizou Scheila Antunes.

 

 

 

registrado em: