Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudante do Campus Barbacena cria plataforma simplificada sobre a ecologia dos insetos

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas criou uma plataforma simplificada de acesso a informações diversas sobre a ecologia dos insetos, bem como aspectos relacionados a processos educativos, saúde pública, dentre outros.

No mês de janeiro de 2023 ocorreu a defesa do TCC "Insetos e a importância de estudos entomológicos para processos de Alfabetização Ecológica", pela aluna da Graduação em Ciências Biológicas, Janaína Campos Rodrigues, com orientação do Professor Delton Mendes Francelino. Uma curiosidade do projeto foi a proposição de uma plataforma simplificada de acesso a informações diversas sobre a ecologia dos insetos, bem como aspectos relacionados a processos educativos, saúde pública,  dentre outros.  A plataforma pode ser acessada pelo link: https://linktr.ee/conhecendoinsetos

Segundo Delton, orientador do projeto e do TCC "buscar alternativas para que a Ciência chegue à sociedade é fundamental para, não somente mudança de hábitos e comportamentos, mas, também, para a sensibilização ambiental, por exemplo, sobre este grupo de seres vivos, os insetos, que são vistos na maioria das vezes com olhar de desprezo pelas pessoas."

Já Janaina, aluna que escreveu a pesquisa, destacou que "a importância dos insetos está em nosso dia a dia, em todos os momentos e buscar a conservação da biodiversidade é muito importante...por isso resolvemos propor uma plataforma que pudesse atingir os mais diversos públicos."

A pesquisa teve relação com o Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Educação Ambiental Crítica, do IF Barbacena e a plataforma foi divulgada, também, em jornais da cidade e em escolas da região.

Fonte: Professor Delton Mendes Francelino