Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes do Campus Barbacena participam de projeto de ensino "Menstruação sem Tabu"

"Saúde e Autocuidado Feminino" é o tema da aula aberta que acontecerá no dia 30/11, quinta-feira, às 17h30, no anfiteatro 3, do Campus Barbacena.

A aula será realizada pela antropóloga e educadora menstrual Janaina Morais e pela psicóloga Juliana Rettore.

O evento marca o encerramento do projeto de ensino "Menstruação sem Tabu", que promoveu oficinas de educação menstrual para os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Barbacena, totalizando 50 horas de conteúdo.

Nos encontros foram abordados temas tais como a história da menstruação; a origem dos tabus e a pobreza menstrual; informações sobre a anatomia do corpo feminino e menstruante; ciclo menstrual; contracepção; higiene; autocuidado e saúde menstrual.

Para o fechamento do projeto também está prevista uma instalação artística com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos que foram instigados a criar imagens e textos que valorizem o corpo feminino e menstruante. A instalação estará acessível ao público a partir do dia 2° de dezembro no hall principal do Campus Barbacena.

O projeto é uma iniciativa da professora Doutora Janaina Morais, em parceria com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, o Instituto IDEIAS, a ONG Vertente Solidária e conta com o apoio de colaboradores individuais, da empresa NetRosas e da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) para a sua realização.

Outras informações sobre o projeto você encontra no site: www.janainas.com/menstruacao-sem-tabu/