Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes dos Cursos Técnicos integrados e de graduação em Educação Física engrandecem a participação do IF Sudeste MG na etapa nacional do JIF 2022

Representantes do campus Barbacena, participaram das equipes de handebol feminino, atletismo e basquetebol masculino.

Na edição de 2022 do JIF (Jogos das Instituições Federais) o IF Sudeste MG se fez presente contando com a participação de estudantes do Campus Barbacena, Campus Juiz de Fora, Campus Muriaé, Campus Rio Pomba e Campus Santos Dumont.

O campus Barbacena também marcou presença na delegação do IF Sudeste MG para o JIF. Com a presença dos professores José Alexandrino Filho e Luiz Carlos Gomes Júnior, além dos estudantes dos cursos técnicos em agroindústria, agropecuária e química, além do curso de Licenciatura em Educação Física. Juntamente com estudantes dos campi Muriaé, Santos Dumont e São João del Rei fizeram uma viagem de mais de 700 Km de van e micro-ônibus, para participar da competição, juntamente com as equipes do campus Rio Pomba que viajaram em ônibus próprio.

O esporte e a competição que são a marca registrada do JIF, destacam também a relação com os diferentes, seja no idioma, nos costumes, nas experiências mas acima de tudo na interação entre estudantes.

Para Lyvia Luiza Ribeiro, aluna do 1º ano C do curso de agropecuária, que integrou a equipe de handebol feminino, afirma que “participar do JIF foi uma experiência única, que me trouxe sensações incríveis durante todo esse tempo dos jogos. Nós costumamos sentir medo do desconhecido, mas dessa vez o desconhecido veio a mim de uma forma muito acolhedora, com essa oportunidade incrível de não somente competir, mas também conhecer e conviver com pessoas de outros lugares, podendo observar a diversidade de cada um e observar também que apesar das diferenças, somos todos com uma grande família ligados por sermos IF. Nem todos saíram com a vitória, mas é gratificante ver o esforço de todas as equipes, eu fico feliz por todos que conquistaram e por todos aqueles que deram seu máximo. Foram vivências marcantes que eu nunca irei esquecer e sentirei muitas saudades.”

A estudante Lorena Vitória Antunes Oliveira, estudante do 1º A do curso de agropecuária e integrante da equipe de handebol feminino, destaca que foi uma honra ter participado do JIF 2022, um evento tão grande que envolve pessoas de todo Brasil. Meus dias lá foram todos muito bons, conhecer pessoas e lugares novos foi uma experiência ótima. Agradeço muito por todo o carinho, sei que não foi nada fácil planejar isso tudo”

Segundo o estudante do 1º ano de agroindústria, Mathias Rodrigues de Oliveira e Souza, que participou da equipe de atletismo, “a experiência de participar do JIF nacional foi incrível, além de adquirir experiências no esporte que competi, conhecer pessoas de diferentes partes do país foi algo surreal, além da diversão de realizar uma viagem entre colegas é superbacana.”

Juan Pablo Marcelino, integrante da equipe de atletismo e de basquetebol masculino afirma que “foi uma experiência incrível do começo ao fim, não só por conta da minha participação nos esportes, mas também por causa das pessoas e lugares novos que conheci, tudo muito diferente do que eu tava acostumado, como o sotaque das pessoas, seus hábitos e jeitos.”

Conheci pessoas que se não fosse pelo JIF eu jamais as veria e ainda bem que tudo isso aconteceu porque muitas dessas pessoas que conheci manterei contato e todas sempre terão um espaço nas minhas memorias e meu coração,” complementou o estudante do curso técnico em química.

Integrante da equipe de handebol feminino, a estudante do curso de Licenciatura em Educação Física Anna Karolina da Silva Teixeira considera que “os jogos das Instituições Federais popularmente chamados de JIFs, realizados em São José do Rio Preto SP, foram uma oportunidade única para mim e minha equipe. Afinal conhecemos novos locais, cidades e pessoas. Foi uma honra disputar a modalidade em que classificamos (Handebol) e acompanhar de perto outras modalidades desportivas, assim como parte da organização do evento que comportou mais de duas mil e quatrocentas pessoas, entre alunos e servidores. Enquanto aluna de Educação Física foi muito especial participar dos jogos representando a instituição em que estou estudando e a cada dia que passava em São José, pude acompanhar a dedicação dos alunos e professores que participaram das mais diversas modalidades disputadas. Espero um dia orientar meus alunos assim como os professores que estavam presentes em cada uma das quadras, piscinas, pista de atletismo do evento, propagando o esporte na vida dos alunos afinal, como dizia Leandro Flores: “o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes”.

O esporte no âmbito dos campi é um fundamental instrumento de educação. Todos perguntam por medalhas, que são importantes e necessárias. Entretanto a aprendizagem dentro dos jogos vai além das medalhas, é a aprendizagem do saber ganhar e de saber que do outro lado também tem estudantes como os nossos querendo vencer. 2022 está finalizando e já pensamos em 2023 quando a etapa nacional está prevista para Fortaleza. Esperamos contar com a participação de muitos estudantes do IF Sudeste MG juntamente com seus professores de educação física e do campus Barbacena em especial”, pondera o Prof. Luiz Carlos.

Texto e foto professor Luiz Carlos