Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes participam de projeto de vivência em aulas práticas

Estudantes participam de projeto de vivência em aulas práticas

As pequenas lavouras de milho e feijão do Núcleo de Agricultura são laboratórios vivos para os alunos do 1º ano nas aulas práticas na disciplina de Agricultura Geral do Curso Técnico em Agropecuária.

"Nesse ano de 2023, na última semana de setembro, foi realizado pelas turmas dos primeiros anos do curso de técnico em agropecuária, o projeto de vivência em aulas práticas: plantio das culturas de milho e feijão. Como de costume é realizado uma unidade experimental com sementes nativas de milho (milho variedade ou semente crioula) e de feijão vermelho provenientes das comunidades rurais do município e região.

Este projeto já está acontecendo com a cultura do milho, há 10 anos, onde uma turma planta em um ano (setembro) e a outra colhe as sementes no outro ano (abril).

As sementes de milho crioula são variedades rústicas e importantes para as comunidades tradicionais de agricultura familiar, nos quilombolas e indígenas. É importante cultivar estas plantas para a perpetuação das sementes e conservação da biodiversidade e para se manter a valorização e entendimento do porquê de se usar uma cultura rústica e adaptada no lugar de uma planta híbrida e transgênica. O profissional crítico e ético das ciências agrárias deve ter esta sabedoria para poder atuar nos serviços de extensão rural junto às organizações de agricultores familiares.

Este ano, conseguimos, através dos alunos, plantar também um pequeno espaço de sementes de sorgo granífero e trigo para aumentar a curiosidade e conhecimento das etapas de manejo e desenvolvimento das culturas.

Os alunos precisam de vivência prática com o manejo técnico dessas culturas básicas de nossa alimentação e do processamento em ração animal. O entendimento da problemática da agricultura local e regional faz parte também do processo pedagógico, explica o professor José Alcir Barros de Oliveira, responsável pela disciplina de agricultura geral do curso técnico em agropecuária.

Agradecemos ao setor de mecanização e olericultura pelo apoio prestado em tempo hábil."

Foto e texto: Professor José Alcir Barros de Oliveira